Georg Gänswein espera um processo de beatificação para Bento XVI

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

04 Dezembro 2025

O arcebispo alemão espera que seja aberto um processo de beatificação para o falecido Papa Bento XVI (2005-2013). "Pessoalmente, espero muito que tal processo seja aberto", disse o ex-secretário particular de Bento XVI e atual Núncio Apostólico nos Estados Bálticos em entrevista ao canal de televisão K-TV.

A reportagem é publicada por Katholisch.de, 04-12-2025.

Segundo a emissora, Dom Georg Gänswein enfatizou, na entrevista, o elemento central da compreensão de fé de Bento XVI. Uma palavra-chave aqui foi "alegria". Para o Papa alemão, a fé era tanto a fonte quanto a medida da alegria. Se a fé não leva à alegria, "algo não está bem com a vida de fé. Ratzinger, Bento XVI, é um teólogo da alegria", disse Gänswein, que também reafirmou a importância da continuidade na fé: "Não devemos cortar a essência; pelo contrário, devemos nos deixar moldar pelo Senhor, pela fé da Igreja."

Forma Extraordinária do Rito Romano: retornando à "sábia regulamentação" de Bento XVI

Com relação ao futuro da chamada Forma Extraordinária do Rito Romano ("Missa Antiga"), Gänswein defendeu a superação das tensões e discórdias surgidas na Igreja após a Carta Apostólica Traditionis Custodes, do Papa Francisco, retomando a linha de Bento XVI: "Considero a sábia decisão do Papa Bento XVI o caminho certo – e este caminho deve ser continuado sem dificuldades ou restrições". Ele só podia esperar que o Papa Leão XIV continuasse a resolver esta questão espinhosa desta maneira.

Segundo a K-TV, o programa "Exclusivo do Arcebispo Gänswein – Entre Bento XVI e os Estados Bálticos (2)" será transmitido neste domingo, às 20h15. O programa também estará disponível no YouTube.

Leia mais