04 Dezembro 2025
O arcebispo alemão espera que seja aberto um processo de beatificação para o falecido Papa Bento XVI (2005-2013). "Pessoalmente, espero muito que tal processo seja aberto", disse o ex-secretário particular de Bento XVI e atual Núncio Apostólico nos Estados Bálticos em entrevista ao canal de televisão K-TV.
A reportagem é publicada por Katholisch.de, 04-12-2025.
Segundo a emissora, Dom Georg Gänswein enfatizou, na entrevista, o elemento central da compreensão de fé de Bento XVI. Uma palavra-chave aqui foi "alegria". Para o Papa alemão, a fé era tanto a fonte quanto a medida da alegria. Se a fé não leva à alegria, "algo não está bem com a vida de fé. Ratzinger, Bento XVI, é um teólogo da alegria", disse Gänswein, que também reafirmou a importância da continuidade na fé: "Não devemos cortar a essência; pelo contrário, devemos nos deixar moldar pelo Senhor, pela fé da Igreja."
Forma Extraordinária do Rito Romano: retornando à "sábia regulamentação" de Bento XVI
Com relação ao futuro da chamada Forma Extraordinária do Rito Romano ("Missa Antiga"), Gänswein defendeu a superação das tensões e discórdias surgidas na Igreja após a Carta Apostólica Traditionis Custodes, do Papa Francisco, retomando a linha de Bento XVI: "Considero a sábia decisão do Papa Bento XVI o caminho certo – e este caminho deve ser continuado sem dificuldades ou restrições". Ele só podia esperar que o Papa Leão XIV continuasse a resolver esta questão espinhosa desta maneira.
Segundo a K-TV, o programa "Exclusivo do Arcebispo Gänswein – Entre Bento XVI e os Estados Bálticos (2)" será transmitido neste domingo, às 20h15. O programa também estará disponível no YouTube.
Leia mais
- "Acabou a época da arbitrariedade. O passado confuso deve ser superado". Entrevista com Georg Gaenswein
- Gänswein sobre novo cargo como embaixador papal: “A mudança foi enorme”
- O “plano” de Francisco para o Padre Georg Gänswein. Rumo à sede de Vilnius
- Em movimento surpresa, o Papa Francisco reabilita o assessor de longa data de Bento XVI, nomeando-o núncio
- Francisco elogia Bento, mas repreende Gänswein e chama Sarah de “amargo” em novo livro
- Francisco e Gänswein: encontro entre caros inimigos. Assim o Papa controla os nostálgicos de Ratzinger
- Papa Francisco recebe Gänswein pela primeira vez desde sua partida para a Alemanha
- “Uma humilhação diante do mundo”: as palavras de Georg Gänswein na última audiência com Francisco. Ele planeja continuar o confronto em Freiburg
- Por trás do exílio de Georg Gänswein em Freiburg. Poderosos, astutos e misteriosos. O ofício de secretário do Papa
- Gänswein ausente no primeiro dia. O exílio em Freiburg começa com uma descortesia
- Gänswein como sintoma