03 Dezembro 2025
O arcebispo nomeado de Viena, D. Josef Grünwidl, conclama a Igreja a acolher críticas da mídia que sejam solidamente pesquisadas. Mesmo quando doem, elas são necessárias – melindres não ajudam.
A informação é publicada por katolisch.de, 03-12-2025.
O arcebispo nomeado de Viena, Dom Josef Grünwidl, destacou a importância de investigações cuidadosas da imprensa para a Igreja. A crítica é necessária e bem-vinda, mesmo quando dói, afirmou Grünwidl nesta terça-feira, em Viena. Quando se baseia em pesquisa sólida, a Igreja deveria recebê-la com gratidão. Não considero útil uma sensibilidade eclesial exagerada.
Na opinião de Grünwidl, a Igreja e a imprensa compartilham um objetivo comum: o compromisso com a verdade. A Igreja deseja, apesar de todos os seus próprios erros, possibilitar alianças para o bem, e para isso também precisa de alianças com a mídia. Ao comentar a importância dos meios de comunicação, ele fez referência ao Papa Leão XIV, que qualificou a informação como bem público. Quando já não se pode garantir informação sobre os fatos, a liberdade de opinião se torna uma farsa.
O futuro arcebispo expressou gratidão pela cooperação existente até agora com os meios de comunicação na Áustria. Disse: Sou grato porque a liberdade de imprensa, a radiodifusão pública e o jornalismo de qualidade têm um bom reconhecimento na Áustria. Para seu período no cargo, espera da imprensa uma atenção crítica e ao mesmo tempo benevolente. Até o Natal, porém, não concederá mais entrevistas: estive presente o suficiente na mídia e não tenho novidades a anunciar. Grünwidl foi nomeado em outubro por Leão XIV como arcebispo de Viena e sucessor do cardeal Christoph Schönborn. Sua posse está prevista para janeiro.
Leia mais
- Josef Grünwidl será o novo arcebispo de Viena
- O título e o conteúdo da primeira encíclica do Papa Leão XIV
- Uma encíclica sobre os pobres e as primeiras viagens. O verdadeiro início do pontificado de Leão XIV
- Encíclica, viagens, nomeações para a Cúria: os três "deveres" de Leão XIV durante as férias em Castel Gandolfo
- Os pobres e a inteligência artificial: os temas dos primeiros documentos papais de Leão XIV? Artigo de José Lorenzo
- Dois novos livros sobre o Papa Leão olham em 2 direções diferentes. Artigo de Kat Armas
- Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI. Prevost concede sua primeira entrevista a Elise Ann Allen
- Leão XIV e a ilusão conservadora: o fim de um espelho?
- Leão XIV: diretrizes semelhantes às de Francisco e um estilo diferente
- Análise do primeiro mês do pontificado de Leão XIV: “Na Igreja Católica conta cada detalhe”, diz vaticanista italiano Marco Politi
- Aqui está o programa do Papa Leão XIV: paz, unidade e uma estocada nos ultraconservadores. Artigo de Marco Politi