Filosofia Unisinos é a 1ª entre instituições privadas no RS

Foto: Unisinos

Mais Lidos

  • Lira mensageira. Drummond e o grupo modernistamineiro é o mais recente livro de um dos principais pesquisadores da cultura no Brasil

    Drummond e o modernismo mineiro. A incontornável relação entre as elites políticas e os intelectuais modernistas. Entrevista especial com Sergio Miceli

    LER MAIS
  • Indígenas cercados: ruralistas contra-atacam. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • O papel da mulher na Igreja continua sendo uma questão delicada que o Vaticano não consegue resolver. Artigo de Christine Schenk

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

13 Novembro 2025

Com 71 anos de história, curso de Filosofia consolida-se como referência em pesquisa, inovação curricular e diálogo global, em destaque no ranking da Folha.

A informação é de Márcia Rosane Junges.

O curso de Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) acaba de ser reconhecido como um dos mais relevantes do país. De acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2024, a graduação em Filosofia da instituição ocupa o 1º lugar entre as instituições privadas do RS, o 3º entre as instituições públicas e privadas do RS, o 4º posto entre as instituições privadas do Brasil, além da 17ª posição entre as instituições públicas e privadas de todo país, reforçando sua excelência acadêmica e influência no cenário filosófico brasileiro.

A trajetória do curso, que em 2024 completou 70 anos, ajuda a explicar esse desempenho. Desde sua criação, a Filosofia Unisinos tem se dedicado não apenas à formação de professores, mas também à produção de conhecimento com impacto nacional e internacional. De acordo com a reportagem especial “70 anos da Filosofia Unisinos: Passado, presente e futuro”, publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos (IHU) em 28-10-24, o curso sempre primou por um currículo inovador, que combina tradição filosófica e abertura a questões contemporâneas.

Acesse o ranking completo disponível clicando aqui.

A matéria ressalta que, ao longo das décadas, a Filosofia Unisinos formou pesquisadores que atuam em diversas universidades do Brasil e do exterior, contribuindo para áreas como filosofia política, ética, fenomenologia e estudos decoloniais, entre outros campos. Além disso, o curso mantém parcerias com instituições estrangeiras como a Faculdade de Filosofia da Università degli Studi di PadovaUNIPD, na Itália, e com o Programa de Doutorado em Filosofia da Université du Québec à Trois-RivièresUQTR, no Canadá. Além disso, sedia eventos de alcance internacional, consolidando uma rede de cooperação que amplia o alcance de suas reflexões. Exemplo disso, em 2025, são o III Simpósio Internacional de Ética, Política e Direito. Justiça ambiental e crise climática: dilemas ético-políticos do antropoceno, realizado no primeiro semestre, bem como o XXVIII Colóquio Internacional de Filosofia Unisinos: Hermenêutica em diálogo com áreas do conhecimento e problemas socioambientais e o XXII Simpósio Internacional “A extrema-direita e os novos autoritarismos. Ameaças à democracia liberal”, ambos no segundo semestre deste ano.

Outro diferencial apontado é a integração entre graduação e pós-graduação, com mestrado e doutorado que atraem estudantes de várias regiões do país e do exterior. Essa estrutura permite que os graduandos tenham contato com pesquisas de ponta e participem de grupos de estudo que abordam desde os clássicos da filosofia até temas emergentes, como inteligência artificial, biopolítica e crises ambientais.

Eventos na Sala Conecta proporcionam transmissões ao vivo

Para o coordenador do curso, Celso Candido Azambuja, o reconhecimento no RUF é resultado de um trabalho coletivo e contínuo. “Estamos há sete décadas formando pensadores críticos e eticamente comprometidos. Esse lugar no ranking reflete nossa história, mas também nosso esforço para renovar a filosofia sem abandonar sua profundidade”, destaca.

Com uma combinação de tradição, qualidade acadêmica e inserção internacional, a Filosofia da Unisinos segue não apenas formando profissionais, mas construindo um legado que ultrapassa as salas de aula — e agora é atestado por um dos principais rankings do país.

Vestibular

As inscrições para o vestibular para os cursos de bacharelado e licenciatura na modalidade presencial estão abertas. As provas acontecem em 22-11-25. Há possibilidade de descontos de 40% para bacharelado e 50% para a licenciatura. Maiores informações aqui. Interessados em cursar mestrado podem saber mais aqui.

Biblioteca é diferencial na Filosofia Unisinos, no Campus São Leopoldo

Gênese da Unisinos 

Em 11-11-1958, o presidente Juscelino Kubitschek, com o Decreto n. 44.839, concedeu “o reconhecimento aos cursos de Filosofia e Letras Clássicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei” (Brasil, 1958). Em 11-12-1963, o presidente João Goulart, com o Decreto n. 53.173, decreta que a até então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei passasse “a denominar-se Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo” (Brasil, 1963).

Foi, então, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo o germe institucional que deu origem à Universidade do Vale do Rio dos SinosUnisinos tal como a conhecemos hoje. Assim, em 11-07-1969, o presidente Arthur Costa e Silva, por meio do Decreto-lei n. 722, autorizou “[…] o funcionamento da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com sede na cidade de São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul, mantida pela Sociedade Antônio Vieira, no mesmo município, ficando constituída pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo, com seus cursos, já reconhecidos, de filosofia, ciências sociais, letras clássicas, neolatinas e anglo-germânicas, pedagogia, ciências sociais história, história natural, matemática e didática e pela Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos, com seu curso, lá reconhecido de ciências econômicas” (Brasil, 1969).

 

Pátio de Heráclito, local emblemático da Filosofia Unisinos

 Leia mais