01 Agosto 2022
Celso Candido Azambuja possui graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Filosofia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).
Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência docente e de pesquisa (junto a CAPES/CNPq), principalmente, na área de Filosofia, trabalhando em uma perspectiva transdisciplinar e atuando nos seguintes temas: filosofia, antropologia, ética, política, educação e tecnociência.
Atualmente leciona na área das humanidades para diferentes cursos de graduação, em especializações e MBAs. O principal problema de pesquisa em curso atualmente envolve a questão da "sabedoria transumanista" e da inteligência artificial. Entre outras produções, destacam-se as seguintes: os livros Tecnociência, ética e poder (2012), Psiquismo digital (2012) e A república digital (2011) e artigos em periódicos nacionais e internacionais.