• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Jesus não era de extrema-direita. Artigo de Michel Lecomte

Mais Lidos

  • A categoria do medo é inseparável da política, mas deve ser tensionada com a esperança. Um dos aspectos do amor mundi arendtiano evoca o sentir-se responsável pelo mundo e aponta para um duplo desafio ético relativo à afetividade

    A centralidade do medo na modernidade e a esperança em novos inícios. Entrevista especial com Paulo Eduardo Bodziak Junior

    LER MAIS
  • Leão XIV, aos movimentos populares: "Terra, teto e trabalho são direitos sagrados pelos quais vale a pena lutar"

    LER MAIS
  • A oração desvela nossa autoimagem. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

25 Outubro 2025

"Diante de discursos que querem colocar os povos uns contra os outros, é urgente proclamar em alto e bom som: seguir a Cristo significa estar do lado da libertação, não da opressão."

O artigo é de Michel Lecomte, escritor francês, publicado por Garrigues et Sentiers, 22-10-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

Em certos discursos políticos, vemos florescer afirmações de que a França, ou a Europa, deveria defender suas "raízes cristãs" contra os estrangeiros, o islamismo ou a modernidade. Certas correntes de extrema-direita brandem a cruz como um estandarte de identidade, pisoteando assim o cerne da mensagem cristã.

Vamos dizer claramente que Jesus nunca pregou ódio, medo ou rejeição. Ele não defendeu uma identidade nacional ou religiosa; pelo contrário, ele abriu as fronteiras da fraternidade universal. Onde alguns veem inimigos a serem barrados, Jesus vê próximos a serem amados. Lemos nos Evangelhos que ele acolhe o estranho e o inesperado:

  • Conversa com a samaritana, uma mulher duplamente excluída, por sua condição e por sua religião (Jo 4).
  • Cura o servo de um centurião romano, oficial do exército de ocupação, e se admira com sua fé (Mt 8,5-13).
  • Faz do samaritano, um estrangeiro desprezado, o herói de sua parábola (Lc 10,29-37).
  • Louva a fé e a perseverança de uma mulher cananeia, filha de um povo pagão (Mt 15,21-28).

Em cada um desses relatos, o estrangeiro não é um perigo, mas uma figura de fé e salvação. Jesus transcende as fronteiras religiosas, sociais e políticas e anuncia que o amor de Deus não conhece muros nem arame farpado.

Hoje, enquanto a Europa fecha seus portos aos migrantes, enquanto famílias dormem nas ruas de nossas cidades e políticos se gabam de "reduzir a imigração" como se fosse um flagelo, as palavras de Jesus ressoam com força particular: "Eu era estrangeiro e me acolhestes" (Mateus 25,35), não "Eu era migrante e me rejeitastes".

Quando a extrema-direita pretende defender a "civilização cristã", na realidade defende a ordem estabelecida, os privilégios e o medo do outro. Jesus foi condenado pelas autoridades religiosas e políticas por que incomodava.

Ele disse: "Ai de vós, ricos" (Lucas 6,24), e não "Bem-aventurados vós, defensores dos privilégios". Ele viveu e pregou ao lado dos pobres, dos excluídos, dos estrangeiros e dos oprimidos — não ao lado dos poderosos e dos guardiões das fronteiras.

Ser cristão significa retornar a essa subversão original. Significa:

  • posicionar-se resolutamente ao lado dos pobres, dos exilados, dos refugiados e dos esquecidos;
  • reconhecer no estrangeiro um rosto de Cristo;
  • rejeitar qualquer conluio entre fé e nacionalismo;
  • lembrar que o Evangelho não é uma bandeira, mas um forte convite à transformação da sociedade para que seja mais justa e fraterna.

Hoje, o verdadeiro perigo não é a perda dos "valores cristãos": é a sua traição por aqueles que os utilizam para excluir e dominar.

Diante de discursos que querem colocar os povos uns contra os outros, é urgente proclamar em alto e bom som: seguir a Cristo significa estar do lado da libertação, não da opressão.

Leia mais

  • O imigrante como inimigo. A retórica anti-imigrante nos EUA e no mundo. Artigo de Márcia Rosane Junges
  • Avanço da ultradireita europeia preocupa imigrantes
  • Europa: o Partido da Guerra perdeu. Artigo de Antonio Martins
  • Políticas climáticas e ambientais da UE estão ameaçadas com vitórias da extrema direita no Parlamento Europeu
  • O Parlamento Europeu se torna mais direitista com a ascensão das forças ultraconservadoras e a queda dos progressistas e verdes
  • Extrema direita sobe posições na Europa e vence na Áustria, Itália e França
  • Os fantasmas do passado que pairam sobre as eleições europeias. Artigo de Robert Misik
  • Extremas direitas mais fortes: o que arrisca a Europa. Artigo de Massimo Cacciari
  • A três meses das eleições europeias, a extrema-direita ganha força
  • Bispos pedem “humanismo do diálogo” e “respeito pelo indivíduo” nas próximas eleições da União Europeia
  • A opção da Europa pelas trevas. Artigo de Luiz Marques
  • Von der Leyen, gastos com armas, populismo militar e doutrina do choque
  • Uma nova geração de ultradireita se levanta na Europa
  • Partidos europeus de ultradireita são nacionalistas vendidos. Artigo de Eduardo Febbro
  • Europa, entre a guerra e a paz. Artigo de Jürgen Habermas
  • A crise na Europa é o resultado da democracia raivosa e aos brados
  • Crise da democracia. O fetiche dos fatos e o suicídio da consciência. Entrevista especial com Eugênio Bucci
  • Von der Leyen, gastos com armas, populismo militar e doutrina do choque
  • Entre a extrema-direita e o conservadorismo radicalizado. Entrevista com Natascha Strobl
  • Civitas: na encruzilhada entre extrema-direita e fundamentalismo católico na França
  • “A extrema direita conseguiu implantar a ideia de que as elites são de esquerda”. Entrevista com Pablo Stefanoni

Notícias relacionadas

  • Evangelho de Marcos 13, 24-32

    LER MAIS
  • Evangelho segundo Marcos 6,30-34

     Fonte: http://bit.ly/1dWXuFi O seguinte comentário do Evangelho segundo Marcos 6,30-34 é elaborado por Maria Cristina Giani[...]

    LER MAIS
  • Evangelho segundo São Marcos 6, 7-13

    LER MAIS
  • Ser e viver juntos!

    "Deve-se notar que Mateus está se referindo aqui a nenhuma estrutura hierárquica de sua Igreja do primeiro século... O que sign[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados