22 Outubro 2025
- "Quero participar mais ativamente na construção de laços de paz, laços de diálogo... Eu disse a ele que ele poderia contar comigo, assim como com toda a comunidade palestina que apoia a paz e o fim desta guerra."
- "Eu disse a ele que era neto de um migrante, que meus quatro avós eram migrantes, que para mim a situação no Oriente Médio em geral, em Gaza em particular, em todos os lugares, me causa muita dor, me faz sentir muito desamparo."
- "A grande maioria dos habitantes da Terra Santa quer paz, quer viver em paz e num clima de fraternidade."
A reportagem é de Jesus Bastante, publicada por Religión Digital, 21-10-2025.
Ele é o único cardeal de origem palestina e o ostenta com orgulho. Sempre que possível, Fernando Chomali afirma sua condição de católico da Terra Santa, e ainda mais neste momento, em que o frágil cessar-fogo em Gaza ameaça se romper a qualquer momento. Por isso, apresentou-se como um possível mediador com Israel, e o fez com o aval do Papa Leão XIV, com quem se encontrou nesta segunda-feira.
"Quero participar mais ativamente na construção de laços de paz, de diálogo... Disse-lhe que podia contar comigo , assim como com toda a comunidade palestina que apoia a paz e o fim desta guerra", disse Chomali após se encontrar com Prevost. "A grande maioria dos habitantes da Terra Santa quer a paz, quer viver em paz e num clima de fraternidade", acrescentou o cardeal, em declarações à RD.
Aos 68 anos, e tendo participado de seu primeiro conclave (era comum vê-lo correndo pelas ruas de Roma nos dias que antecederam o confinamento do cardeal na Capela Sistina), o Arcebispo de Santiago pediu formalmente ao Papa que participasse ativamente das iniciativas de diálogo e paz no Oriente Médio.
Salgo muy animado para seguir evangelizando y seguir trabajando por la paz y la justicia. Le di saludos de parte de Chile entero. Gran regalo del Señor el encuentro con León XIV. Le agradecí su exhortación Apostólica Dilexi te por su profundidad espiritual. Nos traza un camino. pic.twitter.com/sqcVaMUIFc
— Card. Fernando Chomali (@FernandoChomali) October 21, 2025
"Eu disse a ele que era neto de um migrante, que meus quatro avós eram migrantes, que para mim a situação no Oriente Médio em geral, em Gaza em particular, em todos os lugares, me causa grande dor, me faz sentir muito desamparado, e que eu havia solicitado formalmente que queria participar mais ativamente na geração de laços de paz", declarou o cardeal em um encontro com a mídia, após seu encontro com Prevost.
Solução de dois estados
Para Chomali, é necessário "não apenas acabar com a guerra, o que deve ser feito agora, mas também criar povos que possam se desenvolver dentro de fronteiras seguras ". Essa posição está alinhada à postura diplomática tradicional da Santa Sé em favor de dois Estados.
"No Chile, há centenas de milhares de descendentes de palestinos cujos olhos estão fixos nesta situação, que causa tanta dor", afirmou o cardeal, que agora pode liderar iniciativas destinadas a garantir o frágil cessar-fogo na Faixa e um futuro para aquela terra amada.
Leia mais
- Israel lançou “153 toneladas de bombas” em Gaza e acusou o Hamas de violar a trégua
- Rafah: dois soldados mortos, bombas das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza. EUA freiam Netanyahu
- “Há risco de ações genocidas em outras áreas controladas por Israel”. Entrevista com Sarit Michaeli, da ONG B'Tselem
- A palavra paz foi esvaziada de sentido. Não basta um pacto para pôr fim ao massacre. Artigo de Massimo Cacciari
- Israel e Hamas concluem a primeira fase do acordo de Gaza sem saber quais serão os próximos passos
- Por que a guerra não acabou, não importa o quanto Trump proclame a paz em Gaza. Artigo de Jesus A. Nunez
- Gaza começa a procurar seus mortos entre os escombros após o cessar-fogo: “Encontrar um único osso nos traria alívio”
- Israel e Hamas concluem a primeira fase do acordo de Gaza sem saber quais serão os próximos passos
- Israel e Hamas chegam a acordo sobre a primeira fase do plano de paz de Trump para Gaza
- Quais são as chances da paz de Trump sobreviver?
- Todos os pontos-chave do plano de Trump. E o que ele pode fazer com o sonho de um Estado palestino
- Trump e Netanyahu fazem um acordo para forçar o Hamas a se render sem esclarecer o futuro dos palestinos
- Com Tony Blair no comando e uma missão internacional de tropas: o que se sabe sobre o novo plano de Trump para a Palestina?
- A "Riviera" de Tony Blair que assusta todo o mundo árabe. Artigo de Fabio Carminati
- “Gaza criará um centro comercial e um resort de férias”, plano de Tony Blair apresentado a Trump
- Blair e Kushner se encontram com Trump. Uma cúpula sobre o futuro da Faixa de Gaza será realizada na Casa Branca