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22 Outubro 2025

"Se fosse simplesmente uma ferramenta, como calculadoras mecânicas, o problema não existiria de fato. Se, no entanto, se assume — como de fato acontece — que, como o intelecto separado de Averróis, a IA pensa, então o problema de sua relação com o sujeito pensante não pode ser evitado", escreve Giorgio Agamben, filósofo italiano, em artigo publicado por Quodlibet, 12-10-2025.

Eis o artigo.

"Uma era de barbárie está começando, e a ciência estará a seu serviço." A era da barbárie ainda não acabou, e o diagnóstico de Nietzsche agora se confirma pontualmente. A ciência está tão empenhada em suprir e até mesmo antecipar todas as necessidades da época que, quando decidiu que lhe faltava o desejo ou a capacidade de pensar, imediatamente lhe forneceu um dispositivo apelidado de "Inteligência Artificial" (IA, para abreviar).

O nome é opaco, porque o problema da IA ​​não é que ela seja artificial (o pensamento, como inseparável da linguagem, sempre implica uma arte ou artifício), mas que ela existe fora da mente do sujeito que pensa ou deveria pensar. Nisso, assemelha-se ao intelecto separado de Averróis, que, segundo o brilhante filósofo andaluz, era único para todos os homens.

Para Averróis, o problema era, consequentemente, o da relação entre o intelecto separado e o homem individual. Se a inteligência é separada dos indivíduos, como estes podem se conectar a ela para pensar? A resposta de Averróis é que os indivíduos se comunicavam com o intelecto separado por meio da imaginação, que permanece individual. É certamente um sintoma da barbárie da época, bem como de sua absoluta falta de imaginação, que esse problema não se coloque à inteligência artificial.

Se fosse simplesmente uma ferramenta, como calculadoras mecânicas, o problema não existiria de fato. Se, no entanto, se assume — como de fato acontece — que, como o intelecto separado de Averróis, a IA pensa, então o problema de sua relação com o sujeito pensante não pode ser evitado. Bazlen disse certa vez que, em nossa época, a inteligência acabou nas mãos dos estúpidos. É possível que o problema crucial do nosso tempo tenha então esta forma: como pode uma pessoa estúpida — isto é, uma pessoa que não pensa — entrar em um relacionamento com uma inteligência que afirma pensar fora dela?

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