16 Outubro 2025
Parolin também falou sobre antissemitismo e denunciou o fato de que o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, "não é um passeio de um dia", mas sim "a recordação de uma imensa tragédia que atingiu o povo de Israel e que deve permanecer como um alerta para todos".
A informação é publicada por Religión Digital, 16-10-2025.
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal italiano Pietro Parolin, disse na quarta-feira que espera que o presidente Donald Trump "possa se concentrar mais em encontrar uma solução para a Ucrânia" após "encerrar o capítulo de Gaza".
"Muitas tentativas foram feitas, começando com o encontro no Alasca, mas elas não produziram os resultados esperados", disse Parolin em uma declaração à mídia por ocasião do 6º Prêmio Literário Embaixadores da Santa Sé.
"Mas continua sendo verdade que os Estados Unidos têm um papel importante a desempenhar em todas essas questões", enfatizou.
Nesta quarta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que apresentará a Trump uma nova estratégia para pressionar a Rússia em sua reunião na Casa Branca na sexta-feira, baseada, entre outras coisas, no fortalecimento da capacidade de ataque de longo alcance de Kiev com a transferência de mísseis Tomahawk dos EUA para a Ucrânia.
Parolin também falou sobre antissemitismo e denunciou o fato de que o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, "não é um passeio de um dia", mas sim "a recordação de uma imensa tragédia que atingiu o povo de Israel e que deve permanecer como um alerta para todos".
Um alerta que deve servir, "mesmo diante do aumento do antissemitismo que infelizmente estamos testemunhando".
Leia mais
- 7 de outubro e Gaza: "É inaceitável reduzir as pessoas a vítimas colaterais". Entrevista com Pietro Parolin
- "Palavras firmes e claras: o massacre de 7 de outubro é tão grave quanto o dos palestinos" . Entrevista com Anna Foa
- O Papa sobre o ataque de Israel a Parolin: "O cardeal expressou a opinião da Santa Sé"
- "Gaza é uma carnificina. O plano de Trump deve envolver os palestinos", afirma Pietro Parolin, secretário de estado do Vaticano
- Parolin: "Estamos à beira do desastre; a escalada é assustadora." A Flotilha? "Ainda bem que estamos ajudando Gaza"
- Parolin: "O que está acontecendo em Gaza é inaceitável"
- A luta de Parolin, o governo de Leão XIV: a direção compartilhada entre o secretário de Estado e o Papa sobre Gaza e a diferença com o centralizador Bergoglio. Artigo de Francesco Grana
- O Papa ouve Abu Mazen: "A ajuda humanitária para Gaza é urgentemente necessária"
- "É hora de acabar com este massacre": Leão XIV liga para Pizzaballa após entrar em Gaza com ajuda humanitária
- "A devastação em Gaza tem sido sistemática. Agora é um deserto", constata relatório da ONU
- Dois anos de extermínio que permitem a Israel perpetuar sua presença em Gaza e mudar a ordem no Oriente Médio
- Um duelo nos céus do Alasca, tensões elevadas entre EUA e Rússia. Moscou: "Se atirar, é guerra"
- Trump diz que a OTAN deve abater qualquer aeronave russa que sobrevoe seu território
- Trump agora diz que a Ucrânia está "em posição" de recapturar territórios ocupados pela Rússia e "talvez até ir mais longe"
- Guerra na Ucrânia: entre bravatas e trocas de ameaças, a iminência da terceira guerra mundial. Entrevista especial com Vinícius Mariano de Carvalho