"É hora de acabar com este massacre": Leão XIV liga para Pizzaballa após entrar em Gaza com ajuda humanitária

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Julho 2025

  • Leão XIV telefonou para o Patriarca Latino de Jerusalém, que, junto com o Patriarca Ortodoxo Teófilo III, entrou em Gaza com ajuda humanitária após o bombardeio israelense à paróquia católica na Faixa de Gaza.

  • Pizzaballa: "Sua Santidade nos chamou para expressar sua proximidade, seu afeto, suas orações, seu apoio e também sua intenção de fazer todo o possível para alcançar não apenas um cessar-fogo, mas também o fim desta tragédia."

A reportagem é de Vatican News, reproduzida por Religión Digital, 18-07-2025.

"É hora de pôr fim a este massacre". O Papa Leão XIV telefonou para o Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, que entrou em Gaza com o Patriarca Ortodoxo Teófilo III com centenas de toneladas de ajuda humanitária no dia seguinte ao ataque israelense à única paróquia católica na Faixa, que deixou três mortos e 11 feridos, incluindo o pároco, Padre Gabriel Romanelli.

"A caminho da fronteira de Gaza", informou-nos o Cardeal Pizzaballa, "enquanto o Patriarca Ortodoxo Grego e eu, juntamente com nossa delegação, viajávamos para Gaza para uma visita de solidariedade à paróquia, às famílias das vítimas e a toda a comunidade, Sua Santidade o Papa Leão XIV nos chamou para expressar sua proximidade, seu afeto, suas orações, seu apoio e também sua intenção de fazer todo o possível para alcançar não apenas um cessar-fogo, mas também o fim desta tragédia".

"O Papa Leão", relatou o Patriarca, "reiterou repetidamente que é hora de pôr fim a este massacre e que o que aconteceu é injustificável, e devemos garantir que não haja mais vítimas. Em nome do Patriarcado Latino, mas também de todas as Igrejas da Terra Santa, agradecemos a Vossa Santidade pela sua proximidade e pelas orações que já nos garantiu. Também lhe asseguramos, em nome de toda a comunidade de Gaza, irmãos e irmãs, sacerdotes, religiosos e religiosas, as nossas orações e gratidão".

Pizzaballa e Teófilo III visitam Gaza

Em um comunicado, o Patriarcado Latino de Jerusalém anunciou que, após o grave ataque ao complexo da Igreja da Sagrada Família em Gaza, Sua Beatitude o Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, juntamente com Sua Beatitude Teófilo III, Patriarca Grego Ortodoxo de Jerusalém, chegaram a Gaza esta manhã como parte de uma delegação eclesiástica, expressando a solicitude pastoral compartilhada das Igrejas da Terra Santa e sua preocupação pela comunidade de Gaza.

Durante a estadia, o comunicado indica que "a delegação se reunirá com membros da comunidade cristã local, oferecerá suas condolências e solidariedade, e expressará sua solidariedade aos afetados pelos eventos recentes". O Cardeal Pizzaballa avaliará pessoalmente as necessidades humanitárias e pastorais da comunidade para orientar a presença e a resposta contínuas da Igreja.

A pedido do Patriarcado Latino e em coordenação com parceiros humanitários, o acesso foi garantido para fornecer assistência essencial não apenas à comunidade cristã, mas também ao maior número possível de famílias. Isso inclui centenas de toneladas de alimentos, kits de primeiros socorros e equipamentos médicos urgentes. Além disso, o Patriarcado garantiu a evacuação dos feridos no ataque para centros médicos fora de Gaza, onde receberão os cuidados necessários.

"Eles não serão esquecidos ou abandonados"

"Rezamos pela segurança da delegação", conclui o comunicado, "e pela suspensão das atividades militares durante a visita. O Patriarcado Latino permanece firmemente comprometido com a comunidade cristã e com toda a população de Gaza. Eles não serão esquecidos nem abandonados".

Leia mais