09 Outubro 2025
- Esta manhã, Prevost se encontrou com o bispo Mark Seitz, de El Paso, e membros da organização Hope Border. Eles entregaram uma mensagem e mostraram a ele um vídeo no qual famílias migrantes descreviam os riscos que enfrentam. "Eles temem as deportações em massa de Trump."
- "Nosso Santo Padre (...) está pessoalmente muito preocupado com essas questões", acrescentou Seitz à Reuters, acrescentando que León "expressou seu desejo de que a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos fale firmemente sobre esse assunto".
A reportagem é de Jesus Bastante, publicada por Religión Digital, 08-10-2025.
"A Igreja não pode permanecer em silêncio diante da injustiça. Vocês estão comigo. E eu estou com vocês." O Papa Leão XIV ficou comovido após ouvir em primeira mão a situação de vários imigrantes ilegais perseguidos pela nova política anti-imigração de Donald Trump nos Estados Unidos.
Today, with @BishopSeitz and members of the immigrant community, @HopeBorder met Pope Leo and gave him messages and a video from those fearing Trump’s mass deportations. ‘The church cannot stay silent before injustice. You stand with me. And I stand with you’, the pope said. pic.twitter.com/UoaqyYPTRd
— Rich Raho (@RichRaho) October 8, 2025
Esta manhã, Prevost recebeu o bispo Mark Seitz, de El Paso, e membros da organização Hope Border, que lhe transmitiram uma mensagem e lhe mostraram um vídeo no qual famílias migrantes descreviam os riscos que enfrentam. "Eles temem as deportações em massa de Trump", relatou Dylan Corbett, diretor executivo da ONG, à X, segundo a agência Efe.
Estas são cartas de pessoas aterrorizadas, com medo de sair para trabalhar, fazer compras ou até mesmo levar os filhos à escola por medo de serem detidas e deportadas. " Não queremos entrar na briga política; não somos políticos, mas precisamos ensinar a fé ", disse o bispo de El Paso à AP.
"Nosso Santo Padre (...) está pessoalmente muito preocupado com essas questões", acrescentou Seitz à Reuters, acrescentando que Leão "expressou seu desejo de que a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA se manifeste firmemente sobre o assunto". "Significa muito para todos nós ouvir sobre seu desejo pessoal de que continuemos nos manifestando ", disse o Bispo de El Paso.
A reunião de hoje é vista como um novo capítulo no que se espera ser uma relação difícil entre Prevost e o governo Trump. De fato, há alguns dias, Leão XIV saiu em defesa do Cardeal Cupich, que decidiu conceder um prêmio pelo conjunto da obra ao senador de Illinois Dick Durbin por seu trabalho em prol dos imigrantes, o que gerou algumas críticas de bispos conservadores, já que o senador democrata defende o direito ao aborto.
Embora Durbin tenha renunciado ao prêmio, o Papa não perdeu a oportunidade de alertar contra aqueles que se dizem católicos, ou pró-vida, mas não respeitam a dignidade de cada vida humana. " Quem diz 'Sou contra o aborto, mas sou a favor da pena de morte' não é realmente pró-vida. Alguém que diz 'Sou contra o aborto, mas concordo com o tratamento desumano de imigrantes nos Estados Unidos', não sei se é pró-vida", enfatizou Prevost.
Leia mais
- Migrantes encontram um crescente defensor no Papa Leão em meio à polarização
- EUA: governo rejeita críticas do Papa Leão XIV
- Leão XIV: "Em um mundo obscurecido por guerras e injustiças, mesmo onde tudo parece perdido, os migrantes e refugiados são mensageiros de esperança"
- Papa Leão XIV pede ajuda para chegar a Gaza e fim das hostilidades em sua primeira audiência geral
- Papa apela à paz na Ucrânia e em Gaza em meio a nova violência
- Quem foi Leão XIII, o "papa dos trabalhadores" de quem Prevost recebeu o nome?
- Repressão anti-imigração muda rotina de brasileiros nos EUA
- EUA: com poderes ampliados, agentes da polícia anti-imigração de Trump espalham terror
- A política de imigração nos EUA tornou-se uma questão de caráter. Artigo de Phyllis Zagano
- De onde vêm os refugiados do século XXI?
- ''Eu, refugiado, explico-lhes o que é isso.'' Entrevista com Viet Thanh Nguyen