24 Setembro 2025
- O Papa falou novamente com Gaza: "Graças a Deus, a paróquia está bem, embora as incursões estejam se aproximando... Falei com eles esta tarde."
- "A Santa Sé apoia a solução de dois Estados há muitos anos."
A informação é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 24-09-2025.
O Papa Leão concedeu outra coletiva de imprensa após sua viagem a Castel Gandolfo, agora estabelecida, todas as terças-feiras. Antes de retornar ao Vaticano, Prevost abordou novamente a situação em Gaza, observando que havia conversado novamente com o pároco Romaneli: "Graças a Deus, a paróquia está bem , embora as incursões estejam se aproximando... Falei com eles esta tarde."
"A Santa Sé apoia a solução de dois Estados há muitos anos ", enfatizou o Papa à imprensa, exortando as pessoas a "buscarem um caminho que respeite todos os povos". O reconhecimento da Palestina é viável? "Poderia ajudar, mas neste momento não há uma vontade real de ouvir por parte da outra parte; o diálogo está rompido."
Sobre as incursões russas na Ucrânia, Leão XIV insistiu que a situação "está cada vez mais perigosa". "Continuo insistindo na necessidade de depor as armas, interromper os avanços militares e retornar à mesa de negociações". " Se a Europa estivesse realmente unida, acredito que poderia conseguir muito ", acrescentou.
O Papa preferiu não comentar o debate sobre o rearmamento europeu: "São questões políticas, também influenciadas pela pressão externa sobre a Europa. Prefiro não comentar", afirmando apenas que "estamos em diálogo constante com os embaixadores. Também tentamos conversar com os chefes de Estado quando eles vêm, sempre buscando uma solução".
Leia mais
- Por que o reconhecimento da Palestina poderia reforçar a dinâmica colonial de Israel. Artigo de Sônia Boulos
- Apesar dos vetos de Trump, Reino Unido, Canadá, França, Portugal e Bélgica reconhecem a Palestina como um estado
- Estado da Palestina na ONU: dez países prontos para votar "sim". EUA vetam ajuda
- Canadá e Portugal também avaliam reconhecer a Palestina
- O Canadá reconhecerá o estado palestino em setembro devido ao "sofrimento" de seus cidadãos
- A Bélgica anuncia que reconhecerá o Estado palestino e imporá sanções contra Israel
- A inação contra o genocídio em Gaza causa as primeiras fraturas nos governos europeus
- Leão XIV clama mais uma vez por Gaza: "Não há futuro baseado na violência, não há futuro baseado no exílio forçado, não há futuro baseado na vingança"
- Leão XIV: "A palavra 'genocídio' está sendo cada vez mais usada para se referir a Gaza"
- O Papa Leão XIV é o único que continua acreditando na paz
- Leão XIV expressa, em meio aos aplausos dos fiéis, “minha profunda proximidade ao povo palestino”
- Papa recebe Herzog: cessar-fogo urgente em Gaza e entrada de ajuda humanitária
- Leão faz movimento incomum ao convidar o presidente israelense para uma visita