01 Setembro 2025
- "Ao tomar conhecimento da iniciativa que vocês estão tomando para criar uma flotilha para romper o cerco a Gaza e criar um corredor humanitário, só posso parabenizar essa iniciativa pelo que ela representa em termos de solidariedade, coragem e comprometimento."
- "Quero expressar minha solidariedade pessoal e institucional com este esforço de busca pela paz e denunciar a injustiça que está sendo cometida contra o povo palestino."
- Que Deus conceda sucesso a esta iniciativa e, acima de tudo, que sirva de alerta para todas as sociedades, para que nenhum de nós fique estagnado na indiferença. Que todos possamos navegar convosco, ainda que apenas simbolicamente, e vos acompanhar para que a iniciativa alcance o sucesso esperado.
A informação é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 29-08-2025.
Ele é um dos "justos", um dos poucos cardeais que levantaram a voz em alto e bom som para denunciar o genocídio em Gaza e apoiar iniciativas para aliviar o sofrimento da população de Gaza. Assim, enquanto o autoproclamado líder da extrema direita "católica", Santiago Abascal, ameaçava "afundar" navios como o Open Arms, o Cardeal de Rabat, o salesiano Cristóbal López Romero, apoiava explicitamente a "flotilha da paz" que partia para Gaza.
"Ao tomar conhecimento da iniciativa que vocês estão realizando para uma flotilha que rompa o cerco de Gaza e crie um corredor humanitário, só posso parabenizar esta iniciativa pelo que ela representa em termos de solidariedade, coragem e compromisso ", disse o cardeal em um vídeo publicado pelo Noticias Obreras.
Gaza Sumud Flotilla, l'emozionante partenza di Greta Thunberg e degli altri attivisti da Barcellona pic.twitter.com/dkPE84EL9e
— Repubblica (@repubblica) August 31, 2025
"Solidariedade, porque o que estamos fazendo é em unidade com muitas pessoas que se sentem como vocês, mas não podem se juntar a vocês, e que estão comprometidas com o povo palestino", observa. "Coragem, porque a iniciativa exige, e porque vocês têm muita coragem de fretar todos esses barcos e chegar a Gaza", acrescenta.
"E compromisso, porque vocês estão verdadeiramente envolvidos", conclui o cardeal. "Quero expressar minha solidariedade pessoal e institucional com este esforço de busca pela paz e denunciar a injustiça que está sendo cometida contra o povo palestino."
"Que Deus conceda sucesso a esta iniciativa e, acima de tudo, que sirva de alerta para todas as sociedades, para que nenhum de nós fique estagnado na indiferença. Que todos possamos navegar com vocês, mesmo que apenas simbolicamente, e acompanhá-los para que a iniciativa alcance o sucesso esperado. Boa sorte, muito sucesso e que Deus esteja com vocês", conclui o vídeo de Cristóbal López Romero.
Leia mais
- Flotilha Sumud, quatro portos mediterrâneos para a maior missão. Artigo de Maria Elena Delia
- A maior flotilha de todos os tempos está pronta para zarpar rumo à Palestina
- Presidente do PSOL-RS estará na nova flotilha para Gaza
- Vereadora do PSOL embarca em missão com Greta que tenta furar bloqueio de Israel a Gaza
- A maior flotilha para Gaza da história
- Dezenas de barcos para romper o cerco a Gaza: a Flotilha Global Sumud está pronta para partir
- Greta Thunberg, Susan Sarandon e Nkosi Zwelivelile Mandela anunciam uma nova flotilha para quebrar o bloqueio
- O ativista da flotilha Thiago Ávila está isolado em greve de fome e sede em uma prisão israelense
- Flotilha da Liberdade por Gaza. Israel repatria Greta Thunberg
- A trajetória de Greta, do clima à Palestina, "mas ela não mudou"
- “Um ato de pirataria de Israel, em breve estaremos de volta ao mar”. Entrevista com Michele Borgia, porta-voz da Flotilha da Liberdade
- IDF ataca flotilha de Gaza, ativistas são presos: “Eles apoiam o Hamas”
- Mais de 3 mil ativistas do mundo todo começarão a Marcha do Egito para Gaza nesta quinta-feira
- Flotilha da Liberdade, IDF apreende navio. Katz: "Mostraremos as atrocidades do Hamas para Greta, que é antissemita"
- Greta Thunberg denuncia assédio israelense por drones da Flotilha da Liberdade viajando para Gaza