Cristóbal López, com a "flotilha da paz" partindo para Gaza: "Denuncio a injustiça que está sendo cometida contra o povo palestino"

Foto: Wikimedia Commons | Aniol

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Setembro 2025

  • Ao ter conhecimento da iniciativa que vocês estão tomando para criar uma flotilha para romper o cerco a Gaza e criar um corredor humanitário, só posso parabenizar essa iniciativa pelo que ela representa em termos de solidariedade, coragem e comprometimento.

  • Quero expressar minha solidariedade pessoal e institucional com este esforço de busca pela paz e denunciar a injustiça que está sendo cometida contra o povo palestino.

  • Que Deus conceda sucesso a esta iniciativa e que sirva de alerta para todas as sociedades, para que nenhum de nós fique estagnado na indiferença.

A informação é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 29-08-2025.

Ele é um dos "justos", um dos poucos cardeais que levantaram a voz em alto e bom som para denunciar o genocídio em Gaza e apoiar iniciativas para aliviar o sofrimento da população de Gaza. Assim, enquanto o autoproclamado líder da extrema-direita "católica", Santiago Abascal, ameaçava "afundar" navios como o Open Arms, o Cardeal de Rabat, o salesiano Cristóbal López Romero, apoiava explicitamente a flotilha da paz que partia para Gaza.

"Ao tomar conhecimento da iniciativa que vocês estão realizando para uma flotilha que rompa o cerco de Gaza e crie um corredor humanitário, só posso parabenizar esta iniciativa pelo que ela representa em termos de solidariedade, coragem e compromisso", disse o cardeal em um vídeo publicado pelo Noticias Obreras.

"Solidariedade, porque o que estamos fazendo é em unidade com muitas pessoas que se sentem como vocês, mas não podem se juntar a vocês, e que estão comprometidas com o povo palestino", observa. "Coragem, porque a iniciativa exige, e porque vocês têm muita coragem de fretar todos esses barcos e chegar a Gaza", acrescenta.

"E compromisso, porque vocês estão verdadeiramente envolvidos", conclui o cardeal. "Quero expressar minha solidariedade pessoal e institucional com este esforço de busca pela paz e denunciar a injustiça que está sendo cometida contra o povo palestino".

"Que Deus conceda sucesso a esta iniciativa e, acima de tudo, que sirva de alerta para todas as sociedades, para que nenhum de nós fique estagnado na indiferença. Que todos possamos navegar com vocês, mesmo que apenas simbolicamente, e acompanhá-los para que a iniciativa alcance o sucesso esperado. Boa sorte, muito sucesso e que Deus esteja com vocês", conclui o vídeo de Cristóbal López Romero.

Leia mais