20 Agosto 2025
O "Jubileu das Equipes Sinodais e Organismos Participativos" será realizado no Vaticano de 24 a 26 de outubro, dirigido principalmente a "todos os membros que fazem parte de uma equipe sinodal ou de um organismo participativo (conselho presbiteral, conselho pastoral, conselho para assuntos econômicos, etc.) em nível diocesano/eparquial, nacional e/ou de agrupamentos de Igrejas".
A informação é de T. Pi., publicada por Avvenire de 19-08-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.
O evento será encerrado com a celebração da Missa presidida pelo Papa Leão XIV. Ontem, a agência de notícias ANSA noticiou que vários membros do movimento "Nós Somos Igreja" também participarão do evento do Jubileu, a convite do Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal maltês Mario Grech, referindo-se a um encontro entre eles e Leão XIV.
"Circularam notícias parcialmente verdadeiras; algumas com a manchete 'O Papa convida membros do Nós Somos Igreja’, mas, na realidade, não foi um convite do Papa", explicou Elza Ferrario, coordenadora do movimento "Nós Somos Igreja – Itália", que fará parte da delegação, ao jornal online Fanpage.it. O convite, na verdade, veio em resposta a um pedido enviado à Secretaria do Sínodo pelo presidente internacional do movimento, Colm Holmes. No final de julho, oito membros do "Nós Somos Igreja -Internacional" se inscreveram online para participar do evento do Jubileu no final de outubro, acessando a seção "para fiéis individuais". Não tendo recebido a confirmação da aceitação das inscrições – continua o Fanpage – em 4 de agosto, o presidente escreveu à Secretaria do Sínodo solicitando informações sobre o assunto e, no dia seguinte, a Secretaria confirmou a inscrição e a participação nos eventos abertos de 24 a 26 de outubro.
Acrescentando: "Em nome de Sua Eminência, o Cardeal Grech, gostaríamos de informá-los que, como gesto de apreço, vocês estão convidados a participar de todo o programa do Jubileu das equipes sinodais, se o desejarem." Elza Ferrario comentou ainda: "Estamos muito felizes com essa oportunidade que nos é oferecida. Há muita expectativa por esse encontro e também uma certa alegria. Somos um movimento reformista que nem sempre teve boas relações com a Igreja institucional, por isso muito nos honra ouvir palavras de estima. Também existe a curiosidade para ver como será a atmosfera neste Sínodo."
"Nós Somos Igreja" é um movimento nascido na Áustria em 1995 e que se espalhou para outros países europeus. Entre as instâncias que promove estão o "envolvimento real de cada diocese na escolha do seu próprio bispo", a "plena participação das mulheres nos ministérios eclesiais, o celibato sacerdotal facultativo"; a "reivindicação da liberdade de consciência na área do controle de natalidade"; e a "superação de toda discriminação contra as pessoas homossexuais".
Leia mais