Videoclipes de IA promovem histórias bíblicas

Foto: Flickr CC

Mais Lidos

  • “O capitalismo do século XXI é incapaz de atender às necessidades sociais da maioria da população mundial”. Entrevista com Michael Roberts

    LER MAIS
  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Guiné-Bissau junta-se aos países do "cinturão de golpes militares" do Sahel e da África Ocidental

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

31 Julho 2025

E se Pedro tivesse um iPhone? É o título de videoclipe de 29 segundos elaborado por IA. A modalidade tem atraído a atenção do público de todas as idades, mas principalmente os da Geração Z (nascidos entre 1990 a 2010, os primeiros nativos digitais). Sermões e figuras bíblicas da AIBíblia, com músicas e temas cristãos, estão sendo divulgados no TikTok.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

Eis o artigo.

O vídeo de Pedro apresenta-o como um influenciador digital. Ele aparece fazendo o sinal positivo quando Jesus realiza o milagre da ressurreição de Lázaro. Em outra cena, ele está com João correndo até o túmulo onde Jesus foi enterrado. “Alguém disse que o túmulo está vazio, nem pensar”, diz a legenda. Logo em seguida aparece Jesus ressuscitado caminhando sobre as águas.

Davi e Golias é outro videoclipe da AI Bíblia. Ele é apresentado, primeiro, sendo ungido pelo profeta Samuel como futuro rei. Mas claro, não podia faltar o episódio com Golias, a quem se refere a legenda: “Qual é o problema desse cara?”, diz o gigante ao ver o menino Davi com pedras nas mãos. Depois de abater Golias, Davi pergunta ao exército: “Devo cortar a cabeça dele?”

Outra história representada pela AIBíblia é a saída do povo hebreu no Egito liderado por Moisés. Depois da primeira praga, a matança de peixes no Nilo, Moisés aparece com a legenda: “Eu disse a ele (Faraó) para deixar meu povo ir”. Ao transformar o cajado em cobra perante o Faraó, a legenda reforça: “Vou mostrar a este homem o poder de Yahweh”. Evidentemente, não poderia faltar a travessia do povo pelo Mar Vermelho e a derrocada dos soldados egípcios, com a legenda: “Contemplem o poder de Deus!”

Também a figura de Noé e sua arca ganharam as telas. Conforme as águas começam a subir, Noé recolhe os casais de animais. O videoclipe termina com Noé exausto após o dilúvio, atrás da arca, em terra firme enquanto um arco-íris se desenha no céu.

Leia mais