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Arcebispo Weisenburger enfrenta o Problema nº 1 em Detroit: o seminário

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31 Julho 2025

A notícia de que o Arcebispo Edward Weisenburger de Detroit rescindiu o contrato de três professores do Seminário Maior Sacred Heart, da arquidiocese, está causando muito burburinho nos círculos da igreja. As remoções estão muito atrasadas e parabéns a Weisenburger, que foi empossado como arcebispo em 18 de março, por fazê-lo.

A informação Michael Sean Winters, publicado por NCR, 30-07-2025. 

Os três homens demitidos são Ralph Martin, Eduardo Echeverria e Edward Peters. Todos os três lançaram calúnias contra o Papa Francisco, chegando a questionar sua ortodoxia. Eles não restringiram suas críticas a artigos acadêmicos em periódicos teológicos; eles o fizeram em blogs e em entrevistas a revistas. Quer pretendessem ou não, e é difícil ver como não pretendiam, suas críticas contribuíram para uma hostilidade a Francisco que é generalizada em certos setores poderosos da Igreja Católica nos Estados Unidos.

A excelente matéria de 2019 de Peter Feuerherd sobre o Sacred Heart ser um foco de sentimento anti-Francisco revelou a extensão e a desagradabilidade desse sentimento. Eu já havia me desentendido com Peters ao longo dos anos, por exemplo, quando ele criticou algo que eu havia escrito sobre ameaças ao casamento.

Certamente há espaço em círculos acadêmicos para críticas ao ensinamento papal, mas as críticas devem ser sempre feitas com respeito. Eu estava no seminário quando o Vaticano tomou medidas para remover o Pe. Charles Curran. Ele foi meu professor de Teologia Moral 101 e certamente diferia do magistério em várias questões polêmicas, mas sua crítica era ponderada e respeitosa. Curran era tão persuasivo quando apresentava o ensinamento magisterial quanto quando explicava suas diferenças. Ele certamente nunca afirmou que seu ensinamento representava o autêntico magistério e não o do papa.

Seria engraçado, se não fosse tão perigoso, que esses críticos conservadores de Francisco quase sempre o acusem de semear confusão, quando é a tentativa deles de substituir o autêntico magistério por sua própria teologia que é o principal ponto de confusão.

Na revista Crisis, o editor Eric Sammons perguntou: "Então, por que dois teólogos distintos, sem nenhum indício de escândalo associado a eles, seriam demitidos sem cerimônia de seus cargos, sem aviso ou mesmo explicação?" O escândalo é que eles estavam formando padres e padres devem ser leais ao seu bispo, assim como o bispo deve ser leal ao papa. É assim que funciona a eclesiologia católica. Os professores eram avatares da dissidência em uma cultura construída sobre a obediência.

Além disso, a própria resposta de Sammons à sua pergunta é repugnante: "Simplificando, eles [os professores demitidos] ousaram criticar o regime e, por isso, devem ser expurgados." Ele continua a proferir duras e infundadas acusações sobre o caráter e a liderança de Weisenburger, do cardeal de Chicago Blase Cupich e, claro, de Francisco. Sammons também esqueceu que a velha piada de ser mais católico que o papa é apenas isso, uma piada.

Peters postou no X: "Meu contrato com o Seminário Maior Sacred Heart foi rescindido pelo Abp. Weisenburger esta semana. Contratei um advogado. Exceto para oferecer minhas orações pelos afetados por esta notícia e pedir as deles em troca, não tenho mais comentários no momento. Prof. Ed Peters." Advogado? Não vi seu contrato, mas a decisão da Suprema Corte dos EUA de 2012 no caso Hosanna-Tabor concedeu ampla liberdade aos líderes religiosos na escolha e rescisão de professores de religião. E essa decisão foi de 9 a 0.

Se você quiser ver um pouco do ninho de vespas que homens como Peters agitaram, leia alguns dos comentários no X. Há muitas expressões apropriadas de preocupação pessoal por Peters. Mas também há muitas postagens que evidenciam o veneno das brigadas anti-Francisco que ele ajudou a fomentar. "Não apenas espero que você ganhe, espero que você destrua este inimigo da religião cristã", dizia um comentário. "Não acho que a oração seja suficiente. Os católicos precisam agir contra o modernismo e a sinodalidade enganosa na Igreja. Eles precisam se manifestar alto e especificamente contra o arcebispo", disse outro. "Ele é certamente o arcebispo mais detestado do mundo! Total desgraça para a fé!", dizia um terceiro.

Esses ataques sectários não são novidade. No outono de 2014, o cardeal alemão Walter Kasper veio à Universidade Católica da América para dar uma palestra. Falando sobre o então ainda jovem pontificado de Francisco, ele observou que o que para alguns "é o começo de uma nova primavera é para outros uma frente fria temporária".

Com a eleição do Papa Leão XIV, que se comprometeu a continuar as reformas de Francisco e que trabalhou com o papa na seleção de Weisenburger para liderar a igreja em Detroit, os católicos conservadores precisam se livrar da ideia de que o que eles percebem como uma "frente fria" é "temporário". Francisco e agora Leão nos lembram que a igreja não pode se definir em termos de diatribes de guerra cultural, nem reduzir nossa rica eclesiologia a um conjunto de proposições ideológicas que impulsionam essa guerra. A igreja prega misericórdia antes do julgamento, compaixão antes da condenação, estender a mão antes de se entrincheirar, e não é heresia dizer isso.

Demitir alguém nunca é fácil. Você sabe que está causando dano à pessoa demitida. Mas há momentos em que é necessário, quando a pessoa essencialmente se demite. É sabido que o Seminário Maior Sacred Heart tem sido um bastião de atitudes anti-Francisco por anos. Aqueles que o moldaram precisavam ir embora. Weisenburger acabou com um escândalo, não criou um.

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