09 Julho 2025
Jorge Ledesma inaugura o Portal del Cielo, edifício com capacidade para 15 mil pessoas, com discurso do presidente argentino.
A reportagem é de Federico Rivas Molina, publicada por El País, 07-07-2025.
Para sobreviver à crise na Argentina, é preciso um milagre. O pastor evangélico Jorge Ledesma sabe disso muito bem, tendo visto como Deus transformou os 100 mil pesos que ele tinha em um cofre bancário em 100 mil dólares. Ao câmbio atual, o "milagre" fez com que o dinheiro de Ledesma se multiplicasse quase 1.300 vezes graças à intervenção divina. Com esses dólares, e mais alguns que ele conseguiu juntar graças a "outros pequenos milagres" sem detalhá-los, Ledesma financiou "sem se endividar" a construção de uma igreja para 15 mil pessoas na província de Chaco, uma das mais pobres da Argentina. A inauguração do Portal del Cielo, como é chamada a igreja, contou com a presença no sábado do presidente Javier Milei, que aproveitou a ocasião para defender, com uma interpretação singular da Bíblia, que a "justiça social" é um "pecado mortal".
O "Apóstolo Ledesma", como ele mesmo se autodenomina, fundou a Igreja Cristã Internacional em 1994. Em 30 anos, ele a transformou em uma gigante com 50 mil fiéis, filiais em mais de 40 países e laços sólidos com os governantes, especialmente em nível provincial. Ledesma mantinha uma relação muito próxima com o governador peronista Jorge Capitanich e, posteriormente, com seu sucessor, o radical Lenadro Zdero. Milei, que se considera um gladiador das "forças do céu" em guerra com "os esquerdistas", empreendeu com Ledesma uma aproximação estudada com o mundo evangélico, grupo com crescente influência política e territorial na Argentina. Por isso, neste fim de semana, ele não perdeu a inauguração do Portal del Cielo e viajou para Chaco, no norte do país, em uma das poucas visitas que fez às províncias desde que assumiu o cargo.
O próprio Ledesma contou a anedota do milagre da multiplicação de pesos em dólares aos seus seguidores durante um evento com o televangelista hondurenho Guillermo Maldonado, que mora em Miami. Nesta segunda-feira, seu filho Cristian, também pastor, relembrou em entrevista à Rádio con Vos. “Foi uma experiência muito poderosa para nós, e foi o que nos deu a fé para começar algo tão louco como construir esta igreja”, explicou. “Tínhamos pesos guardados no cofre, que eram as economias da igreja, e a contadora tinha um registro do que estava lá. Mais de um ano havia se passado, e a contadora lhe disse que, de acordo com seus registros, o que havia lá eram 100 mil pesos. Mas quando ele abriu a caixa, viu 100 mil dólares. Ela pensou que era um erro. Não foi a primeira nem a última experiência semelhante, mas não nesta escala”, disse ele.
Cristian Ledesma não explicou por que seu pai talvez fosse o único argentino que pensou em guardar pesos argentinos em um cofre, uma moeda que se desvaloriza diariamente devido à inflação. Quando questionado sobre como o fisco havia usado o milagre divino para justificar os US$ 100.000, ele simplesmente respondeu que era trabalho do contador.
Ledesma nunca perdeu a calma. Contou que, no último fim de semana, quando receberam a visita de Milei, 400 milagres "certificados" haviam ocorrido no Portal del Cielo. Em meio a tanta abundância, infelizmente não houve uma dolarização repentina das economias de alguns fiéis necessitados. Mas Ledesma não desistiu: lembrou que, na lista de grandes milagres, o seu favorito era o crescimento de um dedo amputado, que incluía até a consideração de ter as unhas pintadas da mesma cor dos demais.