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Parem de legitimar a pseudociência para marginalizar pessoas trans. Artigo de Maxwell Kuzma

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26 Junho 2025

"Em um momento em que jovens trans estão perdendo acesso a cuidados afirmativos, apoio e agora até mesmo visibilidade nas ferramentas federais de intervenção em crises, essa decisão equivale a mais violência contra essa comunidade marginalizada"

O artigo é de Maxwell Kuzma, homem transgênero e católico que defende a inclusão LGBTQ na Igreja, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 25-06-2025.

Eis o artigo.

O consenso entre as principais associações médicas — incluindo a Academia Americana de Pediatria, a Associação Médica Americana e a Sociedade de Endocrinologia — é claro: o cuidado que afirma o gênero é baseado em evidências, salva vidas e é adequado ao desenvolvimento quando orientado por profissionais em colaboração com as famílias. A medicina trans não é objeto de debate em periódicos revisados ​​por pares ou à beira do leito de médicos compassivos. Mas nossa assistência médica é repetidamente arrastada para ataques políticos de má-fé disfarçados de nuances jurídicas.

Sou um homem transgênero e católico de longa data que sabe o que significa viver na intersecção entre fé, identidade e marginalização. E digo a vocês: não há nada de neutro em legitimar pseudociência, atiçar o medo sobre a existência trans e invocar "preocupação razoável" enquanto jovens transgênero estão sob cerco legislativo.

A recente decisão da Suprema Corte dos EUA, que manteve a proibição do Tennessee de bloqueadores da puberdade e terapia hormonal para adolescentes transgêneros, ignora grande parte do debate científico e, ao mesmo tempo, legitima implicitamente a pseudociência.

O caso levantou questões constitucionais fundamentais — se pessoas transgênero são uma classe protegida, se tais proibições violam a igualdade de proteção e se a Constituição garante acesso aos cuidados médicos necessários —, mas a Corte evitou respondê-las. Em vez disso, criou uma exceção restrita que permite discriminação médica com base em "disforia de gênero", efetivamente autorizando proibições de cuidados em todo o país e abrindo caminho para restrições mais amplas.

Em 20 de junho, Michael Sean Winters abordou o debate científico em um artigo de opinião fortemente baseado no que é conhecido como Relatório Cass. A coluna de Winters cita o Relatório Cass como se ele oferecesse uma avaliação científica consolidada e abrangente.

Nunca foi mencionado que a Revisão Cass foi amplamente criticada por suas falhas metodológicas, enquadramento tendencioso e o contexto político em que foi criada. As sete revisões sistemáticas da Cass demonstraram uma base de evidências notavelmente frágil que sustenta a prática atual no cuidado de crianças com sofrimento relacionado ao gênero. Diversos organismos médicos internacionais reafirmaram seu apoio a cuidados que afirmem o gênero após a crise.

No entanto, Winters apresenta Cass como um corretivo para o que ele chama de "superlotação diagnóstica", sugerindo que jovens transgêneros são apenas crianças problemáticas com outros problemas que precisam ser desacelerados ou interrompidos. Essa abordagem é clinicamente imprecisa.

Winters evoca a entrevista de Sarah McBride com Ezra Klein, do The New York Times. McBride, a primeira congressista transgênero, conversou recentemente com Klein sobre uma entrevista que muitos liberais bem-intencionados compartilharam como um modelo de defesa trans comedida. Mas, como a jornalista e mulher transgênero Erin Reed apontou em sua crítica contundente, a entrevista funcionou mais como cobertura política para aqueles que pressionavam os democratas a recuarem em relação aos direitos trans do que como uma defesa da nossa comunidade.

McBride sugeriu que as pessoas trans podem ter "exagerado", que precisamos moderar nossas demandas e atender ao público "onde ele está". Mas a justiça nunca esperou que o público se manifestasse. Se tivesse esperado, o casamento inter-racial ainda seria ilegal em metade do país.

A crueldade não é abstrata. Enquanto a Suprema Corte decidia a favor da proibição de cuidados para jovens trans no Tennessee, o governo federal removeu os recursos da linha direta de apoio a suicídios LGBTQIA+. Em um momento em que jovens trans estão perdendo acesso a cuidados afirmativos, apoio e agora até mesmo visibilidade nas ferramentas federais de intervenção em crises, essa decisão equivale a mais violência contra essa comunidade marginalizada. Essas decisões não acontecem no vácuo. São atos coordenados de apagamento e estão causando traumas emocionais às pessoas.

O catolicismo tem os recursos — espirituais, intelectuais, comunitários — para confrontar a injustiça com clareza e compaixão. Eu ainda acredito nisso. Mas essa crença exige responsabilidade. Exige que chamemos as coisas pelo que elas são. E exige a coragem de dizer, sem reservas: Pessoas trans não são uma ameaça a ser gerenciada. Não somos uma controvérsia a ser explicada. Somos amados, somos sagrados e merecemos mais do que isso. E merecemos uma comunidade que reconheça nossa plena humanidade — não apenas em palavras, mas em ações.

Em sua autobiografia, Esperança, publicada no início deste ano, o Papa Francisco escreveu: "Todos na Igreja são convidados, incluindo pessoas divorciadas, incluindo pessoas homossexuais, incluindo pessoas transgênero".

O convite foi feito. A única questão agora é quem ousará respondê-lo — não com condições ou ressalvas, mas com portas abertas, corações abertos e a convicção de que inclusão e justiça não são opcionais em uma fé enraizada no amor.

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