14 Junho 2025
Ao contrário de seu antecessor Francisco, o Papa Leão XIV aplicará pessoalmente o pálio aos novos arcebispos metropolitanos. "No domingo, 29-06-2025, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, às 9h30 na Basílica de São Pedro, o Santo Padre Leão XIV presidirá a celebração eucarística, abençoará o pálio e o aplicará aos novos arcebispos metropolitanos", anunciou na quarta-feira o Mestre de Cerimônias Papal, dom Diego Ravelli, segundo fontes do Vaticano.
A informação é publicada por Katholisch, 12-06-2025.
O pálio é uma estola branca estreita, feita de lã branca e bordada com seis cruzes de seda preta. É também um símbolo externo da dignidade metropolitana e pode ser usado pelos arcebispos apenas durante o seu mandato e apenas dentro da sua província eclesiástica. Simboliza o jugo carregado pelo Bom Pastor e visa enfatizar o vínculo entre os arcebispos e o Papa. A cerimônia central para a apresentação do pálio teve origem no Papa João Paulo II.
Enfatizar a ligação entre o Arcebispo e a Igreja local
Em 2015, o Papa Francisco começou a distribuir os pálios em uma caixa aos arcebispos metropolitanos recém-nomeados nos dias festivos de São Pedro e São Paulo. Posteriormente, eles foram depositados em suas arquidioceses de origem pelo respectivo núncio apostólico. Os arcebispos Udo Markus Bentz (Paderborn) e Herwig Gössl (Bamberg) também receberam seus pálios no ano passado.
Ao explicar a mudança na tradição sob o comando de Francisco, o então mestre de cerimônias papal, Guido Marini, explicou que o papa queria enfatizar ainda mais a conexão do arcebispo com sua Igreja local. "Além disso, isso daria a mais fiéis, e não menos importante aos bispos das dioceses sufragâneas, a oportunidade de participar deste rito, que é tão importante para eles".
Leia mais
- “O pálio não é uma espada, nem um cetro de poder”, afirma Carlos Castillo, arcebispo de Lima
- Papa decide: o pálio não será mais entregue aos arcebispos em Roma
- Papa Leão XIV dá a primeira indicação de como ele pode mudar a "Sinodalidade". Artigo de Charles Collins
- Após a eleição de Leão XIV: O que vem a seguir para o Sínodo Mundial?
- Leão XIV: entre a herança e a esperança
- “Leão XIV é um grande admirador de Casaldàliga, tal como Francisco"
- O que o Papa Leão significa para a ação climática global e o colonialismo
- Papa pacificador? Leão XIV se oferece para mediar disputas em guerras globais
- Leão XIV inicia um papado repleto de desafios que ele promete enfrentar com uma perspectiva social e "realista"
- Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises
- Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima
- Leão XIV aos jornalistas: "Desarmemos a comunicação de todo preconceito, ressentimento, fanatismo e ódio, purifiquemo-la"