08 Abril 2025
Severino Dianich é doutor em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – PUG com uma tese sobre a “Opção fundamental no pensamento de São Tomás de Aquino”. Em sua carreira acadêmica aprofundou sua investigação teológica especialmente no campo da Eclesiologia e também no da relação entre teologia e arte.
Iniciou sua atuação como professor de teologia nas Faculdades Teológicas da Pontifícia Universidade Gregoriana e de Palermo, e depois ocupou por muitos anos o cargo de professor de Eclesiologia e Cristologia no Estudo Teológico Florentino, o qual depois se tornou a Faculdade de Teologia de Itália Central. Nessa mesma Faculdade foi fundador e diretor do Mestrado em Teologia e Arquitetura de Igrejas.
Também realizou seminários e conferências nas faculdades teológicas de Nápoles, Milão, Cagliari, Barcelona, Burgos, Münster, Adis Abeba, Inchon, na Pontifícia Universidade da Santa Cruz e no Seraphicum de Roma, nas Universidades de Pisa, Palermo, Macerata, Lecce, Madrid, Bilbao, Louvain La Neuve, Lima, Phnom Pehn.
Em 1967 fundou a Associação Teológica Italiana com outros teólogos e foi seu presidente de 1989 a 1995. Atualmente é Vigário Episcopal para a Pastoral da Cultura e da Universidade na Diocese e Universidade de Pisa. Publicou cerca de 170 obras, incluindo muitos livros, alguns dos quais também traduzidos para outras línguas.