11 Fevereiro 2025
"Vale a pena notar, também, que o ensinamento atual da igreja sobre a liberdade religiosa não está situado exclusivamente no "livre-arbítrio dos seres humanos", mas em sua obrigação de buscar a verdade", escreve Michael Sean Winters, jornalista e escritor, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 10-02-2025.
O vice-presidente JD Vance falou na Cúpula Internacional de Liberdade Religiosa na semana passada. Havia muita coisa em seu discurso com a qual qualquer um de nós concordaria. Mas, Senhor, ele inverteu sua história!
Vance disse que pretendia refletir não apenas sobre as palavras dos Pais Fundadores sobre a liberdade religiosa, "mas especialmente sobre aquelas [palavras] de seus próprios antepassados intelectuais, os Padres da Igreja do cristianismo clássico, aos quais devemos a própria noção de liberdade religiosa".
"Acredito que seja uma presunção da sociedade moderna que a liberdade religiosa seja um conceito liberal, mas sabemos que a liberdade religiosa flui de conceitos centrais à fé cristã em particular, o livre arbítrio dos seres humanos e a dignidade essencial de todos os povos."
Vance mencionou o ensinamento de Jesus de que devemos "dar a César o que é de César" e invocou uma bela carta que Tertuliano escreveu ao cônsul romano no terceiro século. Vance citou um apologista cristão não identificado (era Lactâncio) que escreveu ao Imperador Constantino: "A religião não pode ser imposta pela força; o assunto deve ser levado adiante por palavras, e não por golpes."
Vance acrescentou: "É claro que essa linha de pensamento vai desde os primeiros Padres da Igreja até agora, a era moderna."
Claro.
É verdade, como Vance observou, que alguns dos fundadores, como Thomas Jefferson e John Adams, estavam familiarizados com os escritos dos padres da Igreja. E é verdade que Constantino era relativamente tolerante para sua época, exceto para os judeus que ele odiava e perseguia.
Mas muita coisa aconteceu entre o reinado de Constantino e a Convenção Constitucional de 1787. Passar por 14 séculos de intolerância e perseguição religiosa dizendo "essa linha de pensamento vai" de um para o outro para negar que a liberdade religiosa tem uma linhagem liberal é intelectualmente desonesto.
O nome Mary Dyer significa alguma coisa para Vance? Ela foi executada em Boston Common em 1660 porque era uma quaker. Pergunta bônus para o vice-presidente: Quando a Igreja Congregacional foi desestabelecida em Massachusetts? 1833, depois que Jefferson e Adams morreram.
Vance já ouviu falar de um lugar chamado Tyburn? É o local em Londres onde os católicos eram executados na Inglaterra Tudor. Marble Arch marca o local hoje. No breve reinado da Rainha Mary, uma católica, Oxford testemunhou a queima de Thomas Cranmer e outros protestantes. Isso é parte "desta linha" que vai de Constantino até agora?
Talvez nosso vice-presidente não esteja familiarizado com o funcionamento da Inquisição Espanhola, um braço do estado administrado pela igreja e usado para caçar e perseguir judeus e outros hereges.
Já encontrou um albigense, Sr. Vance? Não, eles foram assassinados na Cruzada Cátara na França do século XIII porque eles também eram considerados hereges. E houve as Cruzadas para a Terra Santa que não eram sobre espalhar tolerância.
Vance pode ficar satisfeito em saber que havia outros livros na biblioteca de Jefferson além daqueles escritos por Tertuliano. Acho que é seguro dizer que o terceiro presidente da nossa nação foi mais influenciado pelos escritos de John Locke e Jean-Jacques Rousseau do que por quaisquer escritores cristãos primitivos.
Ele tinha uma Bíblia, é claro, mas a mutilou, cortando as passagens que envolviam Jesus realizando milagres, incluindo a Ressurreição. Jefferson considerava Jesus um grande professor, mas não o Filho de Deus, tornando Jefferson um deísta. Ele não foi enviado para Tyburn. E houve pensadores mais próximos do que Tertuliano que trouxeram a tolerância religiosa que permitiu que o sábio de Monticello morresse em sua própria cama.
O surgimento da tolerância religiosa e, mais tarde, da liberdade religiosa no segundo milênio não é apenas uma história sobre ideias. É a história de sociedades querendo o fim das disputas religiosas. Pessoas comuns que não conseguiam distinguir um Padre da Igreja de um canteiro de batatas ficaram horrorizadas com a carnificina das guerras religiosas. Políticos, que nunca estão fixados apenas em acertar suas ideias, reconheceram a necessidade dos presentes de pessoas cujas crenças religiosas eram pouco ortodoxas.
O crescimento do secularismo não é apenas uma história de declínio intelectual e moral. A remoção de questões últimas da vida pública tem sido frequentemente vivenciada como uma bênção cívica.
Um dos últimos oponentes da liberdade religiosa foi a Igreja Católica Romana, na qual nosso vice-presidente agora cultua. Ele faria bem em estudar o Syllabus of Errors. O Papa Pio IX decretou que era herético afirmar: "Nos dias atuais, não é mais conveniente que a religião católica seja mantida como a única religião do Estado, com a exclusão de todas as outras formas de culto."
Também foi condenada esta proposição: "O Romano Pontífice pode, e deve, reconciliar-se e chegar a um acordo com o progresso, o liberalismo e a civilização moderna".
Esses foram os ensinamentos magistrais que levaram ao silenciamento do padre jesuíta John Courtney Murray na década de 1950.
Vale a pena notar, também, que o ensinamento atual da igreja sobre a liberdade religiosa não está situado exclusivamente no "livre-arbítrio dos seres humanos", mas em sua obrigação de buscar a verdade. "É de acordo com sua dignidade como pessoas — isto é, seres dotados de razão e livre-arbítrio e, portanto, privilegiados para assumir a responsabilidade pessoal — que todos os homens devem ser ao mesmo tempo impelidos pela natureza e também vinculados por uma obrigação moral de buscar a verdade, especialmente a verdade religiosa", afirma Dignitatis Humanae, o Decreto do Concílio Vaticano II sobre a Liberdade Religiosa. "Eles também são obrigados a aderir à verdade, uma vez que ela é conhecida, e a ordenar suas vidas inteiras de acordo com as exigências da verdade."
A péssima tentativa de Vance de historiografia não foi a única parte chocante de seu discurso. "Sabemos que na América a fé nutre nossas comunidades", disse o vice-presidente. "Em casa e no exterior, ela promove o amor ao próximo, inspira generosidade e serviço, nos convoca a tratar uns aos outros com dignidade, a elevar os necessitados, a construir nações baseadas em princípios morais."
Eu não poderia ter escrito uma acusação mais precisa das primeiras ações executivas do governo Trump do que estas palavras de Vance.
Como católicos, podemos acolher o fato de que nosso vice-presidente se interessa por teologia e que ele faz da teologia pública uma característica central de suas declarações públicas. O tratamento de Vance sobre esse assunto, no entanto, é tão aleatório que ele revela o fato de ser um ingênuo ou um demagogo. Ou ambos.