“Onipresente e invasivo”: segundo o NYT, Trump está irritado com Musk

Donald Trump e Elon Musk | Foto: AP / Free Malaysia Today

Mais Lidos

  • “Meu pai espiritual, Santo Agostinho": o Papa Leão XIV, um ano depois. Artigo de Carlos Eduardo Sell

    LER MAIS
  • Aumento dos diagnósticos psiquiátricos na infância, sustentado por fragilidades epistemológicas e pela lógica da detecção precoce, contribui para a medicalização da vida e a redefinição de experiências comuns como patologias

    A infância como problema. Patologização e psiquiatrização de crianças e adolescentes. Entrevista especial com Sandra Caponi

    LER MAIS
  • A mineração de terras raras tem o potencial de ampliar a perda da cobertura vegetal nas áreas mineradas, além de aumentar a poluição por metais tóxicos e elementos químicos radioativos que são encontrados associados às terras raras, afirma o pesquisador da UFRGS

    Exploração de terras raras no RS: projeto põe recursos naturais em risco e viabiliza catástrofes. Entrevista especial com Joel Henrique Ellwanger

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

10 Janeiro 2025

Segundo fontes próximas ao presidente: “Dois tigres não podem viver no topo da mesma montanha”

A reportagem é de Massimo Basile, publicada por Repubblica, 09-01-2025.

Surgiram os primeiros atritos entre Donald Trump e o seu grande amigo Elon Musk. O presidente eleito dos Estados Unidos está “cem por cento estressado”, queixou-se, em privado, da intrusividade do bilionário sul-africano, que interveio em todas as decisões mais importantes, além de ter pressionado os seus amigos em Silicon Valley a ser escolhido pela nova administração.

O verdadeiro presidente

O que deixa Trump ainda mais irritado é a história de que Musk é o verdadeiro presidente e Trump é a primeira-dama. Isto é apoiado pelo New York Times, que afirma ter recolhido testemunhos de pessoas próximas do 47º presidente. “Trump – escreve o jornal nova-iorquino – queixa-se um pouco às pessoas do fato de Musk estar demasiado perto dele”. “Garanto a vocês – acrescentou outra fonte – que Trump está cem por cento estressado”. “Existe um provérbio chinês – acrescentou – que diz: dois tigres não podem viver no topo da mesma montanha”. “Trump é Trump – lembrou outra pessoa – no final ele não suporta alguém que queira influenciá-lo”.

O maior acionista dos gastos federais de pelo menos dois trilhões de dólares. A relação entre os dois, que tem vivido momentos de grande união e exaltação, incluindo suntuosos jantares juntos no resort Mar-a-Lago, registou tensões quando Musk atacou a base trumpiana, criticando a escolha de Trump em nomear engenheiros e técnicos indianos para cargos de confiança na inteligência artificial, em vez de selecionar americanos.

A base trumpiana

Steve Bannon, amigo histórico do magnata e considerado um proto Maga, o movimento Trumpiano Make America Great Again, criticou várias vezes Musk, definindo-o como um homem movido apenas pelos negócios, e lembrando que é sul-africano e não um Americano. “Ele quer apenas ganhar dinheiro – acrescentou – proteger suas empresas, acumular riquezas para ter mais poder, mas vou mantê-lo longe da Casa Branca”.

Se Trump por vezes se sente sufocado pela presença do amigo, o financista parece estar a divertir-se muito, ao ponto de ter alugado uma casa de campo em Mar-a-Lago, ao custo de dois mil dólares por noite, precisamente para garantir uma estadia constante. presença na corte do futuro presidente. Os confrontos surgiram com um membro da equipe de transição em novembro. A chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, parece determinada a manter Musk sob controle. A equipe do magnata afirma que a partir de 20 de janeiro as coisas vão mudar: Trump não terá Musk perto dele na Casa Branca. A menos que o bilionário sul-africano consiga um quarto na Ala Oeste. Hipótese atualmente excluída.

Leia mais