05 Dezembro 2024
Francisco escolheu o nome, a revista se chama “Piazza San Pietro” (Praça São Pedro) e já a partir da edição número zero - a primeira será publicada em janeiro - oferece uma coluna de cartas dos leitores sem precedentes na história: o Papa que responde aos leitores e, garante-se, o fará todos os meses.
A reportagem é de Gian Guido Vecchi, publicada por Corriere della Sera, 29-11-2024. A tradução de Luisa Rabolini.
Na primeira edição, ele responde a uma avó preocupada porque seus netos não serão batizados. Francisco gosta de citar seu antecessor Bento XVI, “a Igreja cresce por atração, não por proselitismo”, a resposta é conciliadora: “Se os pais se afastaram da fé, não se deve perder a confiança. A oração pode fazer muito. Faz milagres”, escreve. Inútil se opor: “O batismo, de qualquer forma, não pode ser imposto aos pais que não o querem para seus filhos. No entanto, vocês, avós, com seu exemplo, podem abrir muitos corações que parecem fechados. Levem à frente o diálogo sempre, eu recomendo sempre, com esperança, com mansidão e com caridade”.
Assim, o Pontífice aconselha: “Acompanhem seus filhos, conversem com eles, mas sem insistir na proposta do batismo. O amor gratuito é mais persuasivo do que muitas palavras. O amor de Deus semeia o futuro, a amizade, a busca por Ele e os tempos nós não os conhecemos”. Publicada em italiano, francês e espanhol, em papel e digital, a revista estreia no ano do Jubileu com uma “fonte” dedicada e um formato de 86 páginas.
O projeto faz parte do “percurso de comunicação” pensado pela Basílica de São Pedro, explica seu arcipreste, o Cardeal Mario Gambetti: “Gostaríamos de comunicar no sentido etimológico do termo, ou seja, colocar em comum, na única praça da humanidade, valores, experiências e testemunhos”. Haverá “uma atenção especial pelos problemas sociais: pobreza, imigração, violência e os desafios enfrentados pelas famílias e pelos excluídos”, explica o padre Enzo Fortunato, diretor de comunicações da Basílica. O novo “percurso” de comunicação também inclui uma webcam que, a partir de segunda-feira, mostrará o túmulo de São Pedro e outra para enquadrar a Porta Santa do Jubileu.
Leia mais
- Papa abrirá uma Porta Santa do Jubileu de 2025 na prisão romana de Rebbibia
- Jubileu e indulgências: uma difícil releitura em tempo festivo do tempo laborioso. Artigo de Andrea Grillo
- Das indulgências à indulgência: o texto esquecido do Papa Francisco
- A esperança é a mensagem central do decreto do Papa Francisco para o Ano Jubilar de 2025
- A esperança do Jubileu. Artigo de Luigi Sandri
- Mártires, ecumenismo e jubileu. Artigo de Fulvio Ferrario
- Jubileu e indulgência
- O Papa volta à plena atividade. E olha para o Jubileu de 2025
- No consistório o roteiro do Vaticano para o Jubileu de 2025: "Os tempos estão se esgotando e precisamos nos apressar"
- Em 2025, o próximo ano jubilar da Igreja: o anúncio do Papa Francisco
- Conheça o logo do Jubileu de 2025
- Logo do Jubileu de 2025: “Mas é um Gay pride?”. Aqui está o significado do símbolo. Quem a escolheu? O Papa Francisco
- Francisco convoca o Jubileu 2025 clamando pela paz: 'É sonhar demais que as armas se calem e parem de causar destruição e morte?'
- O sonho do Papa para o Jubileu: silenciar as armas e abolir a pena de morte e perdoar as dívidas dos pobres
- O Papa pede “coragem para construir um mundo fraterno e pacífico, quando parece que não vale a pena comprometer-se”