• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Redução de 50% no consumo de carne beneficia clima, biodiversidade e segurança alimentar

Foto: Kyle Mackie | Unsplash

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

27 Novembro 2024

Estudo mostra que a substituição de 50% da carne e dos laticínios por alternativas alimentares à base de plantas pode reduzir as emissões globais da agricultura, salvar florestas e melhorar a nutrição de milhões de pessoas.

A reportagem é publicada por EcoDebate, 26-11-2024.

Substituir 50% da carne e dos produtos lácteos por alternativas à base de plantas até 2050 pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) relacionadas com a agricultura e o uso do solo em 31% e travar a degradação das florestas e dos solos naturais, de acordo com uma nova investigação.

De acordo com estudo, publicado na Nature Communications, benefícios adicionais para o clima e a biodiversidade poderiam resultar do reflorestamento de terras poupadas da produção pecuária quando a carne e os produtos lácteos fossem substituídos por alternativas à base de plantas, mais do que duplicando os benefícios climáticos e reduzindo para metade futuros declínios na integridade do ecossistema até 2050. A área restaurada poderá contribuir com até 25% das necessidades globais estimadas de restauração de terras no âmbito da Meta 2 do Quadro Global de Biodiversidade de Kunming Montreal até 2030.

O estudo, realizado por pesquisadores da UVM, do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), da Alliance of Bioversity International e do CIAT, é o primeiro a analisar a segurança alimentar global e os impactos ambientais do consumo de carne e leite de origem animal em grandes escalas que consideram a complexidade dos sistemas alimentares.

Os autores descobriram que um cenário de substituição de 50% reduziria substancialmente os impactos crescentes dos sistemas alimentares no ambiente natural até 2050. Em comparação com 2020, os impactos incluiriam:

  • A área agrícola global diminui 12% em vez de expandir.
  • O declínio das áreas florestais e de outras terras naturais foi quase completamente interrompido.
  • As entradas de nitrogênio nas terras agrícolas representam quase metade das projeções.
  • O uso da água diminui 10% em vez de aumentar.
  • Sem ter em conta qualquer sequestro de carbono nas terras poupadas, as emissões de GEE poderão diminuir em 2,1 Gt CO 2 eq ano -1 (31%) em 2050 (1,6 Gt CO 2 eq ano -1 em média em 2020–2050).
  • A subnutrição diminui globalmente para 3,6%, em comparação com 3,8% no cenário de referência (reduzindo o número de pessoas subnutridas em 31 milhões).
  • Os autores desenvolveram cenários de mudanças na dieta com base em receitas vegetais para carne bovina, suína, frango e leite. Estas receitas foram concebidas para serem nutricionalmente equivalentes aos produtos proteicos originais de origem animal e realistas para as capacidades existentes de produção de alimentos e ingredientes de produção disponíveis globalmente.

Para garantir a relevância e como potencial utilizador dos resultados, a equipa de investigação solicitou a colaboração da Impossible Foods, uma empresa que desenvolve substitutos vegetais para produtos à base de carne. A empresa forneceu receitas genéricas para os substitutos de carne vegetais utilizados na análise. A equipe científica teve controle total sobre a tomada de decisões para este estudo revisado por pares, e os dados não são específicos da Impossible Foods.

O benefício ambiental total das mudanças na dieta pode ser alcançado se as terras agrícolas poupadas à pecuária e à produção de rações forem restauradas através de uma florestação orientada para a biodiversidade. No cenário de 50%, os benefícios da redução das emissões provenientes do uso do solo poderiam duplicar em comparação com um cenário sem florestação – uma redução total de 6,3 Gt CO 2 eq ano -1 . O cenário de substituição de 50% reduziria os declínios previstos na integridade do ecossistema em mais de metade.

Embora os resultados apoiem o aumento da utilização de substitutos de carne à base de plantas, os autores reconhecem que o gado é uma valiosa fonte de rendimento e nutrição para os pequenos agricultores em países de baixo e médio rendimento, e tem papéis culturais significativos, reduz o risco e diversifica os pequenos agricultores. renda. Simultaneamente, as alterações climáticas ameaçam os meios de subsistência dos pequenos agricultores.

Serão, portanto, cruciais ações políticas e de gestão rápidas para evitar riscos ambientais e apoiar os agricultores e outros intervenientes na cadeia de valor da pecuária para uma transição do sistema alimentar socialmente justa e sustentável. Isto é particularmente importante tendo em conta os recentes reveses na consecução da segurança alimentar a nível mundial.

De acordo com o estudo, os impactos entre regiões podem diferir devido a diferenças no tamanho da população e nas dietas, à produtividade agrícola desigual e à participação no comércio internacional de produtos agrícolas. Os principais impactos na utilização de fatores de produção agrícolas ocorrem na China e nos resultados ambientais na África Subsaariana e na América do Sul. Estas diferenças regionais também poderiam ser utilizadas para conceber melhores intervenções.

Leia mais

  • Os rios secam e a floresta queima: a Amazônia e seus povos à beira da exaustão. Artigo de Gabriel Vilardi 
  • Redução de 50% no consumo de carne e laticínios pode beneficiar clima, biodiversidade e segurança alimentar
  • Vegetarianismo: uma opção ética. Revista IHU On-Line, Nº. 350
  • “O veganismo é justiça”. Entrevista com Hugo Daniel Carrión
  • Brasil precisa reduzir drasticamente consumo de carne, alerta estudo
  • O custo ambiental de comer carne
  • Não podemos continuar comendo carne como fazemos
  • Análise aponta que rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil
  • Sistema agroalimentar mundial responde por 31% das emissões de gases de efeito estufa
  • Cadeia de abastecimento alimentar poderá se tornar um dos maiores emissores de gases de efeito estufa
  • Um terço das emissões globais de gases de efeito estufa provêm do sistema alimentar
  • Sistema alimentar global é a principal causa da perda de biodiversidade
  • A produção de alimentos e a perda de biodiversidade, por José Eustáquio Diniz Alves
  • Brasil tem tudo para adotar a agroecologia como modelo na produção de alimentos
  • “Há um conflito entre a forma como estamos alimentando as pessoas e a estabilização do clima”
  • Mudar o que comemos para alimentos de origem vegetal pode compensar anos de emissões de CO2
  • Transformações nos sistemas alimentares podem reduzir 20% das emissões globais
  • Segurança alimentar global: adaptação às mudanças climáticas requer novos cultivares
  • Produção de alimentos gera 45% das emissões de gases do efeito estufa na Ibero-América
  • Agricultura mundial necessita de adaptação para enfrentar as mudanças climáticas
  • Relatório da FAO alerta que desaparecimento da biodiversidade ameaça produção de alimentos
  • Podemos alimentar 10 bilhões de pessoas sem destruir o planeta?

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados