21 Novembro 2024
O Papa Francisco pediu às igrejas locais que adicionem uma nova data aos seus calendários. A partir de 9 de novembro de 2025, elas serão convidadas a “comemorar e honrar” anualmente as figuras espirituais locais – santos, veneráveis e servos de Deus de suas regiões.
A informação é publicada por La Croix International, 20-11-2024.
A partir de 2025, o Papa Francisco disse que as igrejas locais se lembrarão de seus santos locais todo 9 de novembro, aqueles indivíduos espirituais que “marcaram a jornada cristã e a espiritualidade local” e “enriqueceram a história”.
Em uma carta publicada em 16 de novembro, o papa enfatizou que o chamado à santidade está no coração da vida cristã. “A santidade não é apenas o resultado do esforço humano, mas abrir espaço para a ação de Deus”, ele explicou. Assim, santos e beatos são dados aos cristãos “para serem exemplos de vida e intercessores”.
Além disso, acrescentou, eles são “amigos, companheiros de caminho que nos ajudam a realizar plenamente a nossa vocação batismal”.
De forma mais ampla, o papa mencionou no início de sua carta “a santidade ‘cotidiana’ e ‘da porta ao lado’ com a qual a Igreja é enriquecida em todo o mundo”: casais que viveram seu amor fielmente, pais e mães que “apoiaram suas famílias e contribuíram para a propagação do Reino de Deus”, padres, irmãos e irmãs religiosos que “concederam graça ao povo santo de Deus” e “foram uma imagem viva de Cristo, o Esposo”.
Além disso, continuou ele, os pobres e doentes que “encontraram apoio no Divino Mestre” não devem ser esquecidos.
As igrejas locais podem honrar suas figuras santas proeminentes ou menos conhecidas durante a homilia naquele dia ou “por meio de iniciativas apropriadas” fora da liturgia. Para Francisco, redescobrir e transmitir a memória desses “discípulos extraordinários de Cristo” é uma maneira de encontrar “guias seguros” que protegem e apoiam os cristãos de hoje, inspirando neles o desejo e a aspiração.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Jubileu 2025: Papa pede às igrejas que celebrem os santos locais todo dia 9 de novembro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU