10 Outubro 2024
Em um continente onde a poligamia é comum, os bispos católicos na África estão buscando formas pastorais e teológicas de abordar tais relacionamentos.
A reportagem é de Ngala Killian Chimtom, publicada por Crux, 09-10-2024.
Falando no Sínodo sobre a Sinodalidade, o cardeal congolês Fridolin Ambongo, presidente das Conferências Episcopais da África e Madagascar, anunciou um plano de quatro fases para abordar a questão, acordado pelos bispos africanos.
Ele disse que especialistas liderarão discussões para criar uma política sobre respostas pastorais à poligamia, a ser revisada na Assembleia Plenária do Secam em julho de 2025.
Isto segue um Relatório Resumido do Sínodo, estendido pelo Papa Francisco até 2024, que encorajou os membros do Secam a apoiar aqueles em uniões polígamas.
De acordo com o cardeal de Kinshasa, a primeira fase do plano envolve a formação de um grupo de trabalho para identificar elementos-chave para responder à poligamia na África, elementos que serão reunidos em um documento de política.
“A segunda fase começará, com a distribuição do texto às Conferências Episcopais Africanas para examinar melhorias e propostas de linhas pastorais, porque a prevalência e as características da poligamia variam consideravelmente de uma região para outra”, disse Ambongo.
A terceira fase, explicou o cardeal, envolverá bispos católicos de toda a África que “terão a tarefa de examinar, aprovar e adotar o conteúdo deste documento durante a próxima Assembleia Plenária do Secam em julho de 2025”.
A quarta fase envolverá a submissão do documento de consenso, adaptado pelos bispos africanos, ao Dicastério para a Doutrina da Fé para “orientação teológica e doutrinária adicional”.
A poligamia e como lidar com polígamos se tornou uma das questões mais polêmicas na Igreja Católica, particularmente na África, onde a prática de se casar com mais de uma esposa é tradicional.
Um importante padre e antropólogo camaronês, o padre Humphrey Tatah Mbuy, observou que em várias culturas africanas, a poligamia tem sido usada como uma forma de lidar com questões de esterilidade no casamento.
“Aqueles que se casam esperam ter filhos biológicos na família e os acolhem”, disse Mbuy ao Crux. “Mas quando esses filhos biológicos não vêm, isso não se encaixa bem na maioria das culturas africanas, onde o casamento é destinado a crianças”, disse ele. “Na verdade, para garantir que nenhum casamento permanecesse estéril, os casamentos na África eram frequentemente agrupados de tal forma que as pessoas optavam pela poligamia. Então, dificilmente se encontraria uma família sem filhos”.
Mas a poligamia contradiz a própria essência do casamento cristão, conforme ordenado por Deus, levando muitos africanos a se perguntarem se a Igreja não pode modificar sua posição sobre o assunto. Eles citam a Bíblia para justificar a poligamia, argumentando que figuras bíblicas emblemáticas como Jó, Esaú, Moisés e até mesmo o rei Salomão eram todos polígamos.
“Por mais interessantes que esses exemplos possam ser, seus casos particulares afastam nosso argumento do que a Igreja ensina”, disse Mbuy. “Estamos falando do matrimônio, ou seja, onde o casamento foi elevado ao nível de dignidade de um sacramento”, disse ele.
“Todos nós nos lembramos de que o casamento, se é para ser, é entre um homem e uma mulher, e este é um pacto que eles estabelecem entre si para a vida toda. Qualquer outra coisa que venha é de criação humana”, ele disse.
Ele disse que o Catecismo da Igreja Católica não permite relações polígamas. Afirma expressamente que “a poligamia é contrária ao amor conjugal”, com Mbuy explicando ainda que “a poligamia não permite que os cônjuges expressem plenamente seu amor um pelo outro porque cada um de nós tem apenas um eu e só pode se entregar totalmente a uma pessoa”.
“A poligamia divide o amor e traz consigo problemas familiares muito sérios que podem permanecer internos, mas que são muito prejudiciais para o desenvolvimento integral dos indivíduos e da família como um todo”, disse ele.
Com esse argumento, Mbuy concluiu que o ensinamento da Igreja “baseia-se no fato de que quando um polígamo (quando um homem toma mais de uma esposa) ou uma poliandrista (quando uma mulher toma mais de um marido) toma a decisão de se tornar cristão, ele o faz consciente das implicações de sua escolha”.
“Portanto, ele ou ela deve assumir a responsabilidade pelas escolhas que faz e não pedir à Igreja que mude suas leis para se adequar a ele ou ela”, disse ele.
Ambongo observou que a Igreja na África permanece fiel à doutrina católica sobre o casamento, mas insistiu que a Igreja está comprometida em encontrar as maneiras mais adequadas de acompanhar os católicos em situações polígamas.
“Há pessoas que se juntaram à fé cristã quando estavam em uma situação de poligamia. Mas também há pessoas batizadas que vivem em poligamia após sua conversão”, disse o cardeal. Ele destacou a necessidade urgente de “um acompanhamento pastoral da poligamia”.
“O acompanhamento de pessoas em situação de poligamia em nossas igrejas ainda precisa ser especificado”, disse Ambongo.
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No Sínodo sobre a Sinodalidade, cardeal africano diz que a Igreja está trabalhando para abordar a poligamia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU