01 Agosto 2024
"Essas propostas foram o resultado de sessões globais de escuta em paróquias, escolas e outras instituições; com resultados compilados em relatórios diocesanos, nacionais e, então, continentais. Esses relatórios de todo o mundo foram revisados, analisados e resumidos no Documento para o Estágio Continental. Essas informações então levaram ao instrumentum laboris, que orientou as discussões para outubro de 2023 em Roma", escreve Daryl Grigsby, autor de In Their Footsteps: Inspirational Reflections on Black History for Every Day of the Year e atualmente apresentador do programa de renovação sabática da Faculdade Jesuíta de Teologia. Ele também é presidente do conselho de administração da Color Me Human no condado de Nevada e membro do conselho de administração da Leadership Foundations. O artigo foi publicado por National Catholic Reporter, 30-07-2024.
À medida que o processo sinodal oficial entra em seu quarto ano, o Vaticano lançou recentemente o documento instrumentum laboris para orientar as discussões para o sínodo de outubro de 2024. O documento foi relativamente impressionante em sua admissão de desafios, beleza da linguagem sobre a Trindade, Cristo e missão; e por seu anúncio de que a abertura do diaconato para mulheres não será um tópico de discussão neste próximo sínodo de outubro em Roma.
Mas houve muitas omissões — muitas para um documento que deveria definir os próximos passos no processo de escuta chamado sinodalidade.
Quando se trata da minha amada Igreja Católica, sou realista. Não esperava que houvesse uma decisão sobre as diáconas finalizada e anunciada após o sínodo de outubro. No entanto, eu esperava contribuições de especialistas, um diálogo robusto, aprendizado e discernimento entre os presentes.
O relatório de síntese de outubro passado continha 81 propostas. Essas propostas incluíam a responsabilização do bispo, o aumento do engajamento dos padres no sínodo, mais formação para leigos e padres, o estabelecimento de ministérios para jovens em paróquias locais e o aumento da conscientização sobre a doutrina social católica, entre muitas outras. As propostas estavam contidas nas três principais partes do documento: "O rosto da Igreja sinodal", "Todos os discípulos, Todos os missionários" e "Tecendo laços, construindo comunidades".
Essas propostas foram o resultado de sessões globais de escuta em paróquias, escolas e outras instituições; com resultados compilados em relatórios diocesanos, nacionais e, então, continentais. Esses relatórios do mundo todo foram revisados, analisados e resumidos no Documento para o Estágio Continental. Essas informações então levaram ao instrumentum laboris, que orientou as discussões para outubro de 2023 em Roma.
Mulher segura um cartaz em apoio diáconas enquanto Francisco realiza sua audiência geral na Praça São Pedro, em 06-11-2019 no Vaticano (CNS/Paul Haring)
Cada um desses relatórios continha as aspirações e frustrações dos católicos de todo o mundo e fornecia uma base para futuras escutas e discussões. O Documento para o Estágio Continental, por exemplo, abriu com o chamado para que "ampliássemos o espaço de sua tenda, estendêssemos generosamente suas roupas de tenda; alongássemos suas cordas e tornássemos firmes suas estacas" (Isaías 54,2), instando a igreja a expandir os horizontes de nossa estrutura e missão.
Este mês, o instrumentum laboris para as discussões do sínodo de outubro de 2024 em Roma foi divulgado, com 112 afirmações separadas. O parágrafo 17 observa:
Enquanto algumas Igrejas locais pedem que as mulheres sejam admitidas ao ministério diaconal, outras reiteram sua oposição. Sobre esta questão, que não será o assunto do trabalho da Segunda Sessão, é bom que a reflexão teológica continue, em um prazo apropriado e nas formas apropriadas. Os frutos do Grupo de Estudo 5, que levará em consideração os resultados das duas Comissões que lidaram com a questão no passado, contribuirão para seu amadurecimento.
Aqui está meu problema fundamental com esta declaração. O relatório de síntese de outubro passado incluiu 81 propostas separadas. Dessas 81, a única itemizada como "não... o assunto do trabalho da segunda sessão" é uma sobre a ordenação de mulheres como diáconas. Isso, junto com a resposta "não" do Papa Francisco durante uma entrevista recente sobre se meninas podem esperar ser diáconas no futuro, é um pouco assustador. Embora haja linguagem sobre reflexão teológica contínua — parece estranho chamar esta questão como a única fora da mesa do sínodo.
Também estranho é o raciocínio. O fato de algumas igrejas pedirem a ordenação de mulheres e outras não é uma razão inadequada para não discutir uma questão. Eu diria que cada uma dessas 81 propostas tem algum apoio e alguma oposição. Desde quando 100% de concordância na Igreja Católica é um critério para seguir em frente? Além de um punhado do óbvio, não consigo nomear uma única questão teológica, social, política ou moral com a qual todos os católicos possam concordar. (Mesmo o "óbvio" pode ser um desafio.)
Foto: Unsplash/Deb Dowd
Aqui estão os impactos práticos desta decisão. Católicos ao redor do mundo estão esperançosos sobre as mudanças que podem surgir da escuta coletiva do Espírito Santo. As pessoas passaram horas envolvidas no processo; falando do coração sobre o que amam na Igreja — e o que parte seu coração. Minha expectativa simples é continuar o processo. Sabemos que a Igreja tem orgulho de "pensar em séculos" e que a mudança vem lentamente. No entanto, é ainda mais lento quando você não se preocupa em discutir completamente uma questão em um processo contínuo de escuta e discernimento.
Fundamentalmente, a Igreja precisa de mulheres ordenadas ao diaconato. Frequentei a Escola de Teologia e Ministério da Universidade de Seattle e o Programa de Renovação Sabática da Faculdade Jesuíta de Teologia. Também participei dos Exercícios Espirituais para a Vida Cotidiana do Instituto Loyola de Espiritualidade. Em cada uma dessas sessões, assim como em minhas paróquias, conheci muitas mulheres capazes de servir como diáconas e, francamente, como padres.
Em meus anos de envolvimento paroquial e visitando paróquias por todo o país, estive em 80 paróquias diferentes. Vi muitos padres talentosos, eficazes e capazes. Há, no entanto, muitos que, devido à idade, excesso de trabalho, falta de apoio e deficiências humanas pessoais, não são tão eficazes quanto poderiam ser. Além disso, nossa escassez de padres está sendo aliviada pelos muitos padres estrangeiros nos Estados Unidos. Alguém poderia argumentar que esses padres, dedicados e leais, poderiam ser mais eficazes servindo em seu próprio contexto cultural e social.
Os padres estão ficando menos numerosos e mais velhos. Um estudo de 2012 mostrou que a idade média dos padres católicos era 63, com mais de 40% acima dos 65 anos. A questão do envelhecimento também é verdadeira para os diáconos. Participei de um evento do Discerning Deacons, e o palestrante, o diácono Bill Ditewig, observou uma pesquisa que revela que menos de 1% dos diáconos dos EUA têm menos de 40 anos, 4% têm menos de 50 anos; 41% têm entre 60 e 69 anos e 36% têm 70 anos ou mais.
Muitas das talentosas mulheres católicas que conheci na escola teológica e em outros lugares decidiram permanecer na Igreja Católica para servir em escolas, programas de Rito de Iniciação Cristã de Adultos, formação, como capelães e outras posições de liderança. Muitas, no entanto, empacotaram seus dons dados por Deus e os levaram para serem totalmente utilizados na igreja episcopal e em outras tradições religiosas.
Quão trágico é isso: à medida que nossos padres e diáconos envelhecem, dependemos cada vez mais de padres estrangeiros, oramos fervorosamente por um "aumento de vocações" e, ainda assim, nem sequer discutimos a liberação de um recurso e solução bem no nosso meio? Imagine o impacto de uma diaconisa oficiando ao lado de um pároco.
Posso atestar o impacto, pois a igreja que frequentei em Seattle tinha uma mulher, Patty Repikoff, servindo como diretora de vida pastoral. A energia, os relacionamentos, as conexões e a missão da paróquia foram grandemente aprimorados por suas homilias, habilidades pastorais e talentos.
Nem mesmo discutir essa questão em outubro é um grande erro. Jesus nos disse que o Espírito é como o vento, não sabemos onde esteve, nem para onde vai (João 3,8). Como discernimos sua direção sem diálogo? O apóstolo Paulo perguntou: "Como ouvirão, se não houver quem pregue a eles?" (Romanos 10,14).
Eu perguntaria: "Como podemos discernir sem ouvir?"
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A Igreja sinodal parou de ouvir? Artigo de Daryl Grigsby - Instituto Humanitas Unisinos - IHU