22 Novembro 2023
A dor dos abusos sexuais pede também à Igreja Católica que repense profundamente a sua ação pastoral: colocar em palavras a complexidade do tema, para além dos slogans, significa identificar os passos possíveis para uma vida eclesial mais capaz de testemunhar o Evangelho. "O elitismo e o clericalismo encorajam todas as formas de abuso. E o abuso sexual não é o primeiro. O primeiro é o abuso de poder e de consciência”.
As palavras do Papa Francisco abriram os trabalhos da conferência "Confiança traída. Os abusos de poder, de consciência e de espiritualidade dentro da Igreja”, que o Serviço Diocesano de Proteção a Menores da diocese de Trento organizou na sexta-feira, 10-11-2023. As intervenções seguidas por Anna Deodato, do Conselho Presidencial do Serviço Nacional de Proteção a Menores do CEI (Milão); Katharina Anna Fuchs, do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e, por último, Barbara Facinelli, chefe do Centro de Escuta do Serviço de Proteção de Menores (Trento).
A reportagem é de Rolando Covi, publicada por Settimana News, 21-11-2023.
A primeira etapa foi dedicada a ouvir o testemunho de uma pessoa ferida por diversas formas de abuso. A escuta, orientada pelo Prof. Deodato, permitiu que os participantes entrassem em contato com o que uma vítima, mesmo depois de muito tempo, vivencia no íntimo de sua pessoa: sua luta para viver, os vestígios de dor que também emergem questionamentos sobre a fé através de circunstâncias que se repetem e renovam memórias cansativas.
Cada um dos presentes na sala sentiu forte, profunda e claramente como a experiência do abuso perturba a vida de uma pessoa: "como a dor de uma pessoa que encontra a sua vida em ruínas pode prescrever. Esta palavra é terrível. Você não pode entender isso se não viver, porque você não entende que a dor do abuso é uma dor que não consegue encontrar paz".
São palavras que não podem deixar de perturbar e comover a consciência de cada um. Percebemos isso também quando fomos convidados a reagir pessoalmente e na sala a partir de algumas perguntas: o que estou pensando, o que senti ao ouvir, que palavras e emoções encontro no fundo de mim.
A livre troca que se seguiu destacou como todos participaram e sentiram intensamente o que a vítima nos transmitiu: um sentimento de humilhação, de luta interna, a raiva pela injustiça sofrida, a desolação da solidão, mas também, como alguém destacou, a profunda força do desejo de continuar vivendo.
Este primeiro momento foi um exercício de formação, permitiu-nos entrar na segunda parte da Conferência com maior consciência e respeito, conscientes de que tudo o que sabemos sobre os abusos faz parte sobretudo de uma realidade que fere as pessoas, a Igreja e a sociedade.
A análise aprofundada, confiada ao professor Fuchs, transmitiu ainda mais claramente os termos da questão. Em primeiro lugar, deve ser feito um esclarecimento linguístico, para centrar-se no que se entende por abuso espiritual, e assim superar uma certa confusão conceitual, cultural e linguística. Como qualquer abuso, está intimamente ligado a três fatores: a superação de fronteiras e limites, o papel do poder e a confiança.
Portanto, o primeiro foco está no papel do poder, pois o abuso está fortemente ligado ao seu exercício. Todo tipo de instituição está envolvido; no contexto eclesiástico em particular, são dados dois tipos de poder, o de governo e o da autoridade moral.
O abuso de poder pode expressar-se através de formas de desequilíbrio (“causadas, por exemplo, pela posição, hierarquia eclesiástica, idade, experiência de vida ou de trabalho ou estatuto social”) e no âmbito de relações assimétricas ("incluindo as pastorais, espirituais, educativas e formativas").
O desequilíbrio de poder se manifesta de forma sutil e inconsciente, como a forma como alguém se comporta, fala ou se veste, para ser identificado como membro de um grupo.
No abuso de poder, a confiança depositada no agressor, estimado pelas suas competências e capacidades humanas e profissionais, desempenha um papel fundamental: na vida religiosa, a questão é amplificada pela fé em Deus como componente subjacente da relação. A confiança é abusada quando “os limites das relações de confiança são violados ou transgredidos e quando uma pessoa afetada pelo abuso o divulga e não é acreditada”.
Um segundo foco é dado ao abuso espiritual, que geralmente ocorre “em nome de Deus” e é, portanto, muito difícil de questionar. Expressa-se em "padrões sistemáticos de comportamento controlador, intimidador e manipulador; uso impróprio ou manipulador das Sagradas Escrituras e/ou outros textos religiosos e espirituais; ameaças de consequências espirituais negativas; violação da autodeterminação e da liberdade espiritual".
É um abuso de poder e de confiança que atravessa tanto a dimensão horizontal como a vertical da pessoa; é encarnado por figuras de guias espirituais (fundadores, superiores, companheiros, etc.) que se colocam entre Deus e o homem como única fonte de respostas corretas.
As pessoas afetadas correm o risco de perder a identidade pessoal, porque a identidade do grupo se torna predominante; os limites do acompanhamento espiritual são violados; a pessoa está isolada. Criam-se relações de dependência, apoiadas no pensamento elitista e na obediência cega; são definidos objetivos missionários ambiciosos e inatingíveis; surge confusão entre o fórum interno e o externo.
Um terceiro e último foco é o abuso de consciência, intimamente ligado ao abuso espiritual e à violência psicológica, uma forma sutil e insidiosa de maus-tratos, com muitas “faces” diferentes, que vão desde humilhar, até criticar, negar, controlar, acusar, culpar, ou isolar outra pessoa para desestabilizar, constranger ou criar dependência.
Os documentos da Igreja reconheceram a consciência como “o lugar da responsabilidade última e da identidade pessoal do homem no relacionamento com Deus”. É a autoridade suprema, antes de qualquer instituição religiosa e civil.
Quando a abertura e a confiança de uma pessoa se tornam ferramentas para substituir a sua consciência, ocorre o abuso; nasce uma relação profundamente distorcida: quem está acompanhado fica aliviado do esforço de escolha; quem acompanha adquire cada vez mais poder: "Esta é a coisa certa! Este é o seu caminho/sua vocação! Deus te chamou para isso! Isso é bom e isso é ruim! Mesmo que o conselho esteja correto, a liberdade pessoal e a possibilidade de crescer na escolha autônoma são restringidas ou anuladas".
As dinâmicas manipuladoras e abusivas colocam em risco indivíduos, mas também grupos de pessoas, famílias, até comunidades inteiras, em muitos lugares pastorais: "acompanhamento espiritual; contexto educativo/formativo; catecismo; confissão; grupos de oração; cotidiano de um movimento e de uma comunidade; retiro espiritual; homilia".
Há que recordar uma regra básica: "A violação dos limites numa área conduz a limiares de inibição mais baixos noutras áreas"; por isso, os abusos de consciência ou espirituais podem “preparar, justificar e acompanhar outras formas de abuso”.
Muitas vezes as feridas e as consequências deste abuso são profundas e dolorosas; o professor distingue oito níveis diferentes: espiritual; emocional; psicológico/mental; físico; cognitivo; moral; psicossocial; financeiro. O número de níveis por si só indica a gravidade, que envolve também vítimas secundárias: testemunhas, familiares, membros da comunidade ou movimento religioso.
Em síntese, os abusos de poder, de consciência e de espiritualidade são uma realidade que pode, teoricamente, afetar a todos, especialmente em momentos de fragilidade ou vulnerabilidade.
"O abuso espiritual e o abuso de consciência são questões difíceis e muito delicadas, com consequências por vezes graves na vida, na saúde mental e física, na relação com Deus e na fé das pessoas afetadas. Ambas as formas de abuso estão ligadas ao poder e à confiança e têm muitas facetas, razão pela qual nem sempre é fácil reconhecê-las, percebê-las e distingui-las. Por esta razão, a consciência e o conhecimento do tema, da sua dinâmica e das suas consequências são essenciais para ajudar as pessoas afetadas e para prevenir ativamente a traição da confiança como ocorre no abuso espiritual e de consciência”.
Em primeiro lugar, é “essencial sensibilizar o máximo possível sobre a responsabilidade associada a um determinado cargo e o poder que o acompanha”. Trata-se então de definir como objetivo de toda ação pastoral “formar as consciências, e não pretender substituí-las” (Amoris laetitia, 37).
Por fim, foi abordada a forma como a Escritura é interpretada, como ganho de humanidade ou como fonte de submissão. Estas são áreas centrais para repensar toda ação eclesial, para que haja transparência daquele Deus que transformou todo poder em serviço.
A palestra foi concluída com as palavras do Dr. Facinelli, que apresentou a atividade do serviço diocesano de proteção aos menores.
O texto foi escrito com a colaboração das palestrantes da conferência, Anna Deodato, do Conselho Presidencial do Serviço Nacional de Proteção a Menores da CEI (Milão), e Katharina Anna Fuchs, do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma)
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Abusos: confiança traída - Instituto Humanitas Unisinos - IHU