Papa Francisco recebe Irmã Jeannine Gramick no Vaticano

Jeannine Gramick com o Papa Francisco (Foto: New Ways Ministry)

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Outubro 2023

Irmã Jeannine Gramick, SL, cofundadora do New Ways Ministry, encontrou-se hoje com o Papa Francisco no Vaticano. O encontro de 50 minutos aconteceu na tarde desta terça-feira, 17 de outubro de 2023, na Casa Santa Marta. Três funcionários do New Ways Ministry também estiveram presentes na reunião.

 A reportagem é de Roberto Shine, publicada por Independent Catholic News, 17-10-2023.

Irmã Jeannine trouxe saudações ao Papa Francisco dos católicos LGBT+ da Igreja dos EUA. Ela agradeceu-lhe pela sua abertura em abençoar as uniões do mesmo sexo, bem como pela sua oposição à criminalização das pessoas LGBT+ na sociedade civil.

Esta reunião foi notável porque reflete a aceitação constante das autoridades católicas às questões e ao ministério LGBT+. Papas anteriores e líderes religiosos se opuseram à Irmã Jeannine e ao New Ways Ministry. Este encontro representa agora uma nova abertura à abordagem de motivação pastoral e de procura de justiça que a Irmã Jeannine e a sua organização praticam há muito tempo.

Irmã Jeannine disse: “O encontro foi muito emocionante para mim. Desde o dia em que foi eleito, amei e admirei o Papa Francisco pela sua humildade, pelo seu amor pelos pobres e por aqueles que são rejeitados pela sociedade. Jesus em nossa época. O Papa Francisco olha dentro do seu coração e seus olhos dizem que Deus te ama”.

O encontro foi a última interação entre o Papa Francisco, a Irmã Jeannine e o New Ways Ministry, que começou há mais de dois anos. Irmã Jeannine desenvolveu com ele uma correspondência amigável. Numa carta, o Papa Francisco chamou-a de “mulher valente” e mais tarde enviou-lhe uma nota manuscrita felicitando-a pelos seus 50 anos de ministério LGBT+.

Tendo ouvido de amigos que o Papa Francisco estava ansioso para conhecer a Irmã Jeannine, ela escreveu para perguntar se poderia visitá-lo e trazer Francis DeBernardo, Diretor Executivo, e Robert Shine, Diretor Associado, que estavam em Roma para cobrir o Sínodo sobre a Assembleia Geral da Sinodalidade e Matthew Myers, funcionário associado do New Ways Ministry.

Jeannine Gramick com o Papa Francisco (Foto: New Ways Ministry)

A comunicação entre a pontífice, Irmã Jeannine, e o New Ways Ministry começou em abril de 2021, quando DeBernardo escreveu ao papa para explicar a missão e o trabalho da organização. A carta também destacou os confrontos ocasionais do Ministério New Ways com o Vaticano e algumas autoridades católicas dos EUA ao longo dos seus 46 anos de história, concentrando-se particularmente no ministério pioneiro da Irmã Jeannine e do Padre Robert Nugent, SDS, o outro co-fundador do New Ways Ministry. Ministério de Caminhos.

O Papa respondeu rapidamente a esta primeira carta, explicando que o Vaticano às vezes recebe informações parciais sobre pessoas e organizações. Ele escreveu que a carta do Ministério New Ways narrou a história de forma objetiva e o ajudou a compreender melhor a situação. A carta do Papa Francisco, escrita em papel timbrado oficial do Vaticano, ofereceu encorajamento pastoral. Ao encerrar, o Papa Francisco escreveu: “Permaneço à sua disposição”, convidando assim a novas correspondências.

Desde então, Irmã Jeannine e DeBernardo escreveram novas cartas ao pontífice, sempre recebendo em troca notas manuscritas cordiais e afirmativas.

DeBernardo comentou: "Este encontro foi uma afirmação não só da Ir. Jeannine e do New Ways Ministry, mas também dos milhares e milhares de pessoas LGBT+, paróquias, escolas, ministros pastorais e comunidades religiosas que têm trabalhado incansavelmente pela igualdade, e que muitas vezes experimentaram a grande desaprovação e ostracismo que o Ministério New Ways experimentou.

“O encontro com o Papa Francisco é um grande incentivo para a Irmã Jeannine e o New Ways Ministry continuarem o nosso trabalho na Igreja Católica”.

Leia mais