• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Avaliando a situação do terreno depois de uma semana turbulenta em Roma

Mais Lidos

  • O oxímoro que articula o título da entrevista está na base das reflexões que o autor traz sobre levarmos a sério o pensamento e os modos de vida dos Outros, não por acaso nossos povos indígenas, cuja literatura e a antropologia são caminhos que levam a novos horizontes

    A saída para as encruzilhadas no Antropoceno está não em nós mesmos, mas em nós-outros. Entrevista especial com Alexandre Nodari

    LER MAIS
  • Karl Polanyi. “O atual colapso da biodiversidade, da qualidade dos laços sociais e dos nossos regimes políticos é o efeito direto da remercantilização”. Entrevista com Nicolas Postel e Richard Sobel

    LER MAIS
  • Breve dicionário comunicacional do Papa Francisco: obra reflete sobre estilo evangelizador do pontífice

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Outubro 2023

"Até este ponto, presumia-se que o principal candidato para conduzir a tocha de Francisco era o cardeal italiano Matteo Zuppi, presidente da Conferência dos Bispos Italianos e enviado pessoal do Papa para a guerra na Ucrânia. Agora, porém, existem várias outras figuras que poderiam reivindicar com credibilidade o manto de Francisco, tornando o campo mais lotado e, portanto, mais imprevisível".

O comentário é de John L. Allen Jr., jornalista vaticanista e editor do Crux, em artigo publicado por Angelus, 08-10-2023.

Eis o artigo.

Mesmo para os padrões febris da era do Papa Francisco, o período entre 30 de setembro, quando o pontífice criou 21 novos cardeais, e 7 de outubro, quando a poeira baixou no ato de abertura do seu tão aguardado Sínodo dos Bispos, provavelmente será lembrado como uma das semanas mais estridentes e fascinantes de seu papado.

Considere o que testemunhamos durante esses sete dias.

  • Um consistório no qual 21 novos “Príncipes da Igreja” receberam os seus barretes vermelhos, incluindo 18 com menos de 80 anos e, portanto, elegíveis para eleger o próximo papa, o que não só reformulou a matemática eleitoral do próximo conclave, mas também nos deu vários novos candidatos plausíveis para o cargo mais alto.

  • Um retiro espiritual antes do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, de 4 a 29 de outubro, no qual os participantes foram instados a buscar uma Igreja que não seja mais percebida como “exclusiva” e “marginalizadora”, inclusive em seu alcance às mulheres, aos gays e aos divorciados e se casou novamente.

  • Divulgação de um conjunto de "dubia", ou questões críticas, sobre o sínodo submetidas ao Papa Francisco por cinco cardeais conservadores, incluindo o cardeal norte-americano Raymond Burke , pressionando o pontífice sobre questões como a mudança doutrinária, a bênção das uniões do mesmo sexo, a ensinando a autoridade de um sínodo, a ordenação de mulheres e a necessidade de arrependimento para o perdão dos pecados.

  • A publicação das respostas de Francisco – em si uma novidade, já que ele nunca respondeu da última vez que os cardeais submeteram “dubia” – nas quais ele deu uma aprovação cautelosa à bênção das uniões do mesmo sexo, caso a caso , e uma base (embora matizado) não à ordenação de mulheres.

  • Controvérsia contínua sobre os requisitos de sigilo para o Sínodo, com porta-vozes lutando para explicar a lógica do papa para impedir os participantes de discutirem suas próprias contribuições ou as de outros, ao mesmo tempo em que admitem que não haverá qualquer punição para as pessoas que se tornarem públicas de qualquer maneira.

  • Lançamento, em 4 de outubro, da nova exortação apostólica de Francisco “Laudate Deum” (“Louvado seja Deus”), pedindo ações urgentes para combater as mudanças climáticas, na qual Francisco rejeita veementemente o ceticismo sobre o aquecimento global e também culpa nações desenvolvidas como os Estados Unidos por criar uma parcela desproporcional do problema.

  • As réplicas em curso do caso do ex-jesuíta padre Marko Rupnik, acusado de várias formas de abuso de mulheres adultas, principalmente freiras, que se estendem por mais de 30 anos, combinadas com demandas de grupos de defesa de sobreviventes de abuso reunidos em Roma para exigir a renúncia do novo cardeal Victor Manuel Fernández por suposta má gestão de um caso de abuso na Argentina em 2019.

Uau… apenas listar essa convulsão é um exercício exaustivo, para não falar de ter vivido isso.

A propósito, esta não é nem mesmo uma lista completa do drama da semana passada no espaço do Vaticano. O “julgamento do século”, por exemplo, que apresenta acusações de crimes financeiros contra 10 réus, incluindo o cardeal italiano Angelo Becciu, continua, com os advogados de defesa a martelar objeções ao devido processo que levantaram preocupações sobre a eficácia e a justiça da reforma do Vaticano sob Francisco.

Onde esse turbilhão de uma semana nos deixa?

Primeiro, à luz do consistório de 30 de Setembro, a eleição de um sucessor do mesmo tecido de Francisco é agora simultaneamente mais provável e também mais complicada.

É mais provável que seja porque depois deste consistório, Francisco já nomeou 73% dos 136 cardeais eleitores, acima do limite de dois terços necessário para eleger um papa. No entanto, também é mais complicado porque o campo de possíveis sucessores que levariam adiante o legado de Francisco foi ampliado, não apenas com a adição de Fernández, mas também do cardeal italiano Claudio Gugerotti, chefe do Dicastério para as Igrejas Orientais, e do cardeal francês Christophe Pierre, o embaixador papal nos Estados Unidos.

Até este ponto, presumia-se que o principal candidato para conduzir a tocha de Francisco era o cardeal italiano Matteo Zuppi, presidente da Conferência dos Bispos Italianos e enviado pessoal do Papa para a guerra na Ucrânia. Agora, porém, existem várias outras figuras que poderiam reivindicar com credibilidade o manto de Francisco, tornando o campo mais lotado e, portanto, mais imprevisível.

Em segundo lugar, torna a agenda do Sínodo dos Bispos menos clara e, portanto, mais aberta.

Antes da resposta do Papa às “dubia”, presumia-se que a bênção das uniões entre pessoas do mesmo sexo e a questão das mulheres no clero teriam grande importância nas discussões sinodais. Agora, porém, é provável que qualquer pessoa que queira levantar essas questões enfrente a resposta quase automática: “Vamos, o papa já falou, vamos seguir em frente”.

Ironicamente, portanto, os cardeais “dubia” que queriam evitar resultados imprevisíveis do Sínodo podem, na verdade, tê-los tornado mais prováveis, eliminando as questões que todos supunham que dominariam grande parte da discussão.

Em terceiro e último lugar, esta semana também serviu para lembrar que, por mais que Francisco e os seus conselheiros tentem fazer este Sínodo dos Bispos sobre o futuro católico, os assuntos inacabados do passado não irão simplesmente ceder ao centro das atenções.

O caso Rupnik lembrou ao mundo, e especialmente às classes católicas internas, as perplexidades que perseguem Francisco em relação aos escândalos de abusos. O papa prometeu repetidamente o seu apoio a um padrão de tolerância zero, mas a forma como lidou com o caso Rupnik levou alegadas vítimas a afirmar que tal retórica é um mero exercício de relações públicas.

Enquanto isso, os críticos do julgamento de Becciu e de outros réus afirmam que o que o papa fez foi emitir uma série de decisões ad hoc que empilharam as cartas a favor da acusação, sugerindo que “reforma” neste caso realmente significa encontrar bodes expiatórios para encobrir as falhas dos aliados e amigos papais.

Quaisquer que sejam os méritos dessas reclamações, juntas elas sugerem que quando os participantes do Sínodo conversam durante os intervalos para café, almoços, jantares e outros locais informais, não será apenas sobre a agenda formal. Será também sobre o estado geral deste papado e se a sua promessa, pelo menos em certas áreas-chave, está a ser correspondida pelo seu desempenho.

Leia mais

  • A nova safra de cardeais do Papa está repleta de possíveis sucessores. Artigo de John L. Allen Jr.
  • O Sínodo não é o Vaticano III. É a implementação do Vaticano II pelo Papa Francisco
  • É um Sínodo!
  • “Não uma Igreja rígida – uma alfândega –, que se arma contra o mundo e olha para trás. Não uma Igreja tépida, que se rende às modas do mundo. Não uma Igreja cansada, fechada em si mesma”. Papa Francisco na abertura do Sínodo sobre a Sinodalidade
  • Sínodo da Sinodalidade. Buscando a verdade pelos olhos de Jesus
  • Rumo a uma assembleia sinodal “a portas fechadas”?
  • Sínodo dos bispos: há um problema de transparência. Qual é o sentido de obscurecer as intervenções?
  • As expectativas da Igreja alemã para o Sínodo
  • “O rosto da Igreja não está apenas nos padres”. Entrevista com Dom José Cobo Cano
  • O Sínodo e as dubia dos cardeais
  • Processo sinodal à prova do código. Artigo de Pierluigi Consorti
  • Processo sinodal à prova do código. Parte 2. Artigo de Andrea Grillo
  • O sínodo secreto que está ocorrendo em Roma. Artigo de Phyllis Zagano
  • Mulheres e Sínodo: se o melhor é inimigo do bem. Artigo de Anita Prati
  • Juntos, os cristãos confiam ao Espírito um Sínodo para um novo modo de ser Igreja
  • Novos cardeais têm grandes esperanças no Sínodo sobre a Sinodalidade
  • Sinodalidade significa deixar de lado noções preconcebidas. Entrevista com Jos Moons
  • Que uma nova vida surja da confusão deste processo sinodal. Editorial de National Catholic Reporter
  • “Francisco, Reconstrói a minha Igreja”
  • O Papa Francisco está certo. A Igreja Católica não pode retroceder
  • Papa Francisco e a Igreja sinodal
  • A questão da “sinodalidade” na Igreja (2ª parte)
  • A questão da “sinodalidade” na Igreja (1ª parte)
  • O medo do Sínodo sobre a sinodalidade
  • Essa tal de Sinodalidade

Notícias relacionadas

  • Dom Paulo Evaristo Arns - Uma referência para a Igreja brasileira à luz do pontificado de Francisco. Entrevista especial com Kenneth Serbin

    LER MAIS
  • "O pior ‘partido’ eclesiástico é o daqueles que não se alinham e agem de forma ambígua”

    Rocco D’Ambrosio é professor de Filosofia Política na Universidade Gregoriana de Roma e seu último livro Ce la farà Francesc[...]

    LER MAIS
  • Trinta ideias para a reforma da Igreja

    A Igreja está sempre precisando de reforma, Ecclesia semper reformanda, mas em que sentido e como? "Para mim, a grande revoluç[...]

    LER MAIS
  • Os planos de Francisco para a reforma da Igreja (Parte II)

    "o estilo de Francisco de governar a Igreja e falar sem rodeios com os profanos. Pondo de lado os seus discursos diversificados à[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados