Nicarágua. A UCA suspende suas atividades depois que Daniel Ortega os acusou de “terrorismo”

Foto: FlickrCC/Jorge Mejía Peralta

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Agosto 2023

  • A Universidade Centro-Americana (UCA) suspende a partir de quarta-feira todas as atividades acadêmicas e administrativas, até que seja possível retomá-las de forma ordinária, o que será informado pelos canais de comunicação oficiais da instituição.

  • As medidas são tomadas em correspondência com acusações infundadas de que a UCA funcionava como um centro de terrorismo, organizando grupos criminosos.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 16-08-2023.

A Universidade Centro-Americana (UCA) da Nicarágua, instituição jesuíta, anunciou na quarta-feira a suspensão de todas as suas atividades depois que um tribunal ordenou o confisco de seus bens e fundos, após acusá-la de ser um "centro de terrorismo".

“As medidas são tomadas em correspondência com denúncias infundadas de que a UCA funcionava como um centro de terrorismo, organizando grupos criminosos”, disse a instituição de ensino em nota dirigida à comunidade universitária em alusão aos protestos de 2018, que deixaram mais de 300 mortos.

A universidade explicou que na tarde de terça-feira recebeu uma carta notificando a apreensão, ordenada pela 10ª Vara Criminal de Audiências de Circunscrição de Manágua, a cargo da juíza Gloria Maria Saavedra Corrales.

No ofício "ordena-se que a apreensão de todos os bens descritos [...] seja a favor do Estado da Nicarágua, que garantirá a continuidade de todos os programas educacionais", disse a universidade.

As autoridades nicaraguenses tinham ordenado o congelamento das contas bancárias da UCA na semana passada, embora a imprensa oficial não tenha anunciado nenhuma medida contra a instituição.

O governo do presidente Daniel Ortega também não emitiu nenhum comunicado sobre a situação.

"A Universidade Centro-Americana (UCA) suspende a partir de hoje [quarta-feira] todas as atividades acadêmicas e administrativas, até que seja possível retomá-las de forma ordinária, o que será informado pelos canais de comunicação oficiais da instituição", acrescentou o centro acadêmico.

O início das aulas do segundo semestre letivo estava previsto para segunda-feira, dia 21 de agosto.

A UCA, fundada em julho de 1960 por padres da Companhia de Jesus, tem cerca de 5.000 alunos e define-se como uma “instituição de ensino autônoma, sem fins lucrativos, de serviço público e de inspiração cristã”.

Leia mais