Quem é o Espírito Santo? Artigo de Filomena Fabri

Foto: Paolo Gallo Photo | Canva

26 Mai 2023

"A vida espiritual (ou mesmo a vida no Espírito) é plenamente real, no sentido de que sua concretude é verdadeiramente sensível. Nela cada batizado se deixa guiar e levar pelo Espírito, acolhe a brisa e a beleza que Deus traz à sua vida, deixa Deus agir na sua vida sem opor resistências".

O artigo é de Filomena Fabri, teóloga italiana, especialista em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. A tradução é de Janaildes Maria dos Santos.

Eis o artigo. 

"Espírito Santo", este é o nome próprio daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho. A Igreja o recebeu do Senhor e o professa no batismo de seus filhos. O termo "Espírito" traduz o termo hebraico "ruah", que em seu sentido primário significa sopro, ar, vento. Jesus usa precisamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente daquele que é o sopro de Deus, o Espírito divino em pessoa. Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às três Pessoas divinas. Mas, unindo os dois termos, Escritura, liturgia e linguagem teológica designam a pessoa inefável do Espírito Santo, sem possibilidade de equívoco com os outros usos dos termos "espírito" e "santo".

(Do Catecismo da Igreja Católica, art. 8 - 691).

O Espírito Santo: um laço de amor

O Espírito Santo é o vínculo de amor entre o Pai e o Filho. A Bíblia ensina-nos que Deus é um só e que não há outros deuses senão Ele (cf. Dt 5,7), mas o único Deus é amor (cf. 1 Jo 4,8.16) e neste amor está o dom de si e a comunhão de amor na relação entre Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é um com o Filho porque se entrega totalmente a ele. O Filho é um com o Pai porque responde totalmente ao dom do amor. Seu amor compartilhado é o Espírito Santo. René Laurentin escreve: "Como o Filho, o Paráclito é outra Pessoa, mas não é outro, pois este terceiro sujeito da existência não possui outro Ser senão o Pai e o Filho, cuja vida comum ele compartilha. Está dentro do Pai e do Filho. Ele está neles e eles nele, como o Filho está no Pai, e reciprocamente". O Espírito Santo é uma das três Pessoas da Santíssima Trindade e é quem trabalha na nossa vida "sem parar" junto com o Pai e o Filho e talvez seja também uma das três Pessoas menos conhecidas da Trindade. O Espírito é o vínculo de amor entre o Pai e o Filho, mas é também o vínculo de comunhão entre os homens. O Espírito também ilumina a mente e abre os corações ao conhecimento do amor de Deus (cf. 1Cor 2,9-10).

A Sagrada Escritura está totalmente imbuída da presença do Espírito de Deus. Do primeiro ao último livro da Bíblia, o Espírito está presente e opera de várias formas. O livro do Gênesis fala da terra informe e deserta e do espírito de Deus pairando sobre as águas (cf. Gn 1,2). No livro do Apocalipse encontramos o Espírito e a Noiva (a Igreja) invocando a volta do Senhor: "O Espírito e a Noiva dizem: 'Vem!'" (Ap 22,17). A imagem simbólica do Gênesis nos sugere o papel criador do Espírito, enquanto a última menção do Espírito, no Apocalipse, mostra esse Espírito envolvendo os corações em um único cântico de esperança pela volta de Jesus.

Na Escritura encontramos também uma advertência em relação ao relacionamento com o Espírito Santo: "Quem blasfemar contra o Espírito Santo jamais terá perdão: será culpado de culpa eterna" (Mc 3,29). A blasfêmia contra o Espírito é um pecado contra a luz e o amor de Deus, sua rejeição explícita e o desejo de viver no mal e na mentira. De fato, pode-se mentir sobre si mesmo e sobre o próximo em relação à obra de Deus e assim escolher ser filho do pai da mentira, rejeitando deliberadamente a verdade e o amor com decisão obstinada.

Alguns símbolos do Espírito Santo

A água. "O simbolismo da água significa a ação do Espírito Santo no Batismo, pois depois da invocação do Espírito Santo torna-se o sinal sacramental eficaz do novo nascimento: assim como a gestação do nosso primeiro nascimento aconteceu na água, ao mesmo Assim, a água batismal realmente significa que nosso nascimento na vida divina nos é dado no Espírito Santo" (Catecismo da Igreja Católica, 694).

A unção. "O simbolismo da unção com óleo é tão significativo do Espírito Santo que se torna seu sinônimo. Na iniciação cristã é o sinal sacramental da Confirmação" (Catecismo, 695).

Fogo. "Enquanto a água significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo" (Catecismo, 696).

A mão. "Ao impor as mãos, Jesus cura os enfermos e abençoa as crianças. Em seu nome, os Apóstolos farão os mesmos gestos. Mais ainda, é pela imposição das mãos dos Apóstolos que o Espírito Santo é concedido" (Catecismo da Igreja Católica, 699).

A pomba. "Quando Cristo sobe da água do seu batismo, o Espírito Santo, na forma de uma pomba, desce sobre ele e permanece nele. O Espírito desce e passa a residir nos corações purificados dos batizados. Em algumas igrejas, a Sagrada Reserva Eucarística é guardada em uma caixa de metal em forma de pomba (o columbário) pendurada acima do altar" (Catecismo, 701).

Além dos símbolos relacionados ao Espírito Santo, uma imagem que talvez ajude a entender é a do vento. Você não vê o vento, mas sente e percebe seu movimento. O vento acaricia, purifica, refresca ou aquece o ar, move e faz mover…

Com efeito, Jesus diz: "O vento sopra onde quer e ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito".

O que significa vida espiritual?

Certamente não é uma vida abstrata que serve para sair da realidade material. É muito mais concreto do que se pensa, aliás a própria Escritura o atesta. A vida espiritual (ou mesmo a vida no Espírito) é plenamente real, no sentido de que sua concretude é verdadeiramente sensível. Nela cada batizado se deixa guiar e levar pelo Espírito, acolhe a brisa e a beleza que Deus traz à sua vida, deixa Deus agir na sua vida sem opor resistências.

Como você ora ao Espírito Santo?

Do Espírito Santo na Igreja existem hinos, canções, orações de louvor, invocação, etc. Normalmente o Espírito Santo também pode ser invocado com simplicidade e sinceridade, sem quaisquer fórmulas. No entanto, é importante considerar que é uma Pessoa da Santíssima Trindade e que a intencionalidade do coração, a abertura do coração é importante na relação que se vive com Deus, mas também com o próximo.

Quais são os dons do Espírito Santo?

Ao enumerar estes dons, a Igreja inspira-se no livro do profeta Isaías 11,1-2. Estes dons, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica (1831), "pertencem em sua plenitude a Cristo, Filho de Davi. Eles complementam e aperfeiçoam as virtudes de quem os recebe. Tornam os fiéis dóceis à pronta obediência às inspirações divinas". Os dons do Espírito Santo são sete: sabedoria, intelecto, conselho, fortaleza, conhecimento, piedade, temor de Deus.

Os sete dons do Espírito Santo

A sabedoria é a brisa que vem do Espírito Santo. Ajuda o homem a compreender o que é bom e o que é mau, para que possa construir as suas relações na estabilidade do amor verdadeiro. De fato, a sabedoria ama dar temperança, prudência, torna inofensivos, amantes do bem, livres, seguros e tranquilos.

Permite ver além das coisas, viver uma vida que não caminha sozinha com as próprias certezas, mas que escuta a Palavra de Deus, da qual brotam os valores essenciais da vida.

A sabedoria é a raiz de um conhecimento carregado de caridade, graças ao qual a alma adquire familiaridade com as coisas divinas e experimenta o gosto, o prazer, a alegria. Também orienta os corações para o caminho da sabedoria para torná-los firmes, como as árvores plantadas à beira dos riachos, cujas folhas estão sempre verdes e não murcham.

Esta sabedoria não se obtém envolvendo a razão com uma moral forçada, mas tem como condição a atitude de desejo de justiça, de paz e de amor. O sábio não é apenas aquele que busca a Deus, mas também aquele que sabe reconhecer sua fragrância no dia a dia, ama se relacionar com seu Deus em todas as circunstâncias da vida. O sábio é aquele que acolhe e assume o estilo de vida de Jesus que mostrou aos homens a verdadeira sabedoria. O Filho de Deus não apresenta um estilo de pregação, mas traz em si uma palavra nova onde o "dizer e o fazer" se tornam "pessoa". Jesus ensina "de homem para homem" para que ele possa viver segundo a sabedoria, segundo o coração de Deus.

O dom da sabedoria é, portanto, um dom que brota da oração de quem quer aprofundar a sua amizade com Deus (cf. Sb 9,7-12) e para o qual se torna "atrativo", porque é promotor de vida, portador de Deus.

Podemos então compreender o que encontramos escrito na Bíblia: "Ela é de fato um tesouro inesgotável para os homens; quem a possui obtém a amizade de Deus, é-lhe recomendado pelos frutos da sua educação" (Sabedoria 7,14).

Receber o dom do intelecto é adquirir uma compreensão mais aguda da realidade do que a inteligência natural. O dom do intelecto liberta o homem do erro que facilmente comete: o fechamento em seus próprios esquemas mentais. "Se você não entende, acredite. A inteligência é fruto da fé. Portanto, não procurem compreender para crer, mas creiam para compreender", escrevia Santo Agostinho.

Este dom do Espírito permite conceber a ação e a comunicação que Deus faz de si mesmo ao homem, ler, penetrar e saborear os significados que brotam das Sagradas Escrituras e ao mesmo tempo confunde e obscurece o intelecto quando entra no portas da presunção. O Espírito solapa a pretensão da razão de tudo explicar, lembrando-lhe que ela não pode compreender tudo e, portanto, quebra o árido racionalismo que a cega. Por outro lado, porém, também desmorona o “ritualismo morto” que muitas vezes pensa não ser necessário o uso da razão.

O dom do intelecto produz sobressaltos de consciência e mantém viva a maravilha e o espanto, indispensáveis na relação com Deus. ajuda o crente a ser mais dócil e atento na releitura dos acontecimentos da própria existência à luz da Verdade. Na prática, permite ter a mente de um sábio e o coração de uma criança, perceber a ação de Deus na história com a alegria e o entusiasmo de uma criança: "Em verdade, em verdade vos digo, se alguém não nasceu do alto, não pode ver o reino de Deus" (João 3,1-3).

"Bendigo ao Senhor que me aconselhou; mesmo à noite minha mente me instrui. Sempre coloco o Senhor diante de mim, ele está à minha direita, não poderei vacilar. Por isso meu coração se alegra e minha alma se alegra; até o meu corpo descansa em segurança, porque não abandonarás a minha vida no inferno, nem permitirás que o teu fiel veja a cova. Você me mostrará o caminho da vida, alegria plena em sua presença, doçura sem fim à sua mão direita" (Salmo 16,7-11).

Saber acolher o desígnio de Deus é certamente obra do dom do conselho, porque Ele é o primeiro conselheiro, o primeiro "querido", o primeiro entre os amigos dos homens. O dom do conselho permite, portanto, uma maior confiança em Deus. O Espírito Santo torna o homem consciente de que não é chamado a "fazer papel de marionete", mas simplesmente colocado diante de uma escolha: "Tens diante de ti a vida e a morte. Você escolhe!" (Deuteronômio 30,11-20).

Diante deste dom do Senhor é preciso "fazer o bem pelo bem" e, portanto, amar a vida, escolher oportunamente quando trilhar o caminho com prudência ou audácia, consolar, defender, exortar, envolver-se com palavras, pensamentos e ações tudo de bom que é possível doar.

Na segunda carta aos Coríntios lemos: "Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai misericordioso e Deus de toda a consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que também nós possamos consolar os que estão em qualquer tipo de tribulação com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus" (2Carta aos Coríntios 1,3-4). O Espírito Paráclito, um com o Pai e o Filho, desce benignamente às profundezas dos corações, mesmo através das palavras de uma pessoa temente a Deus.

No livro de Sirach, ao contrário, lemos: "Que haja muitos que estão em paz com você, mas o seu conselheiro é um em mil" (Siracídio 6,6). O Espírito quer consolar, defender, exortar até com as mãos, com os olhos, com a boca. Como alma ele age, se move, sorri através do nosso corpo para confortar os aflitos. O Espírito faz da alma um farol que também ilumina a vida dos outros e se torna voz que indica a direção certa a seguir, braços que confortam os que sofrem e olhos que comunicam a alegria da verdadeira fé! O Espírito consolador encoraja a amizade humana!

A fortaleza não é um dom que dá força aos músculos, mas a força que faz dizer com firmeza: "O Senhor é o meu pastor: nada me falta. [...] Ainda que eu passe por um vale escuro, não temerei mal algum, porque tu estás comigo. A tua vara e o teu cajado me dão segurança" (Salmo 23). O dom da fortaleza torna os corações firmes e as mentes lúcidas na perseverança na fé, na esperança e no amor fraterno. A fortaleza é a força que mantém a Igreja de pé quando ela vacila, a vontade e a capacidade espiritual de agir sempre em favor do bem.

Este dom nos ensina a substituir o amor pela força (que às vezes também se manifesta em comportamento autoritário) pela força do amor e do perdão.

"Forte" é a pessoa que não para o seu caminho perante a dor do sofrimento que sofre, porque tem consciência de que o amor de Deus é mais forte do que a morte e qualquer poder humano. O dom da fortaleza explica os santos e os mártires, aqueles para os quais basta saber que Deus tece seu fôlego para viver em paz.

A pessoa que reconhece que o amor de Deus Pai está sempre presente em sua vida e que, mesmo no escuro da noite, sustenta todos os seus filhos, reveste-se de fortaleza. Sua oração é exaltada nos salmos: "Senhor, minha rocha e minha fortaleza, meu libertador, meu Deus, minha rocha, na qual me refugio; meu escudo, minha poderosa salvação e meu baluarte" (Salmo 18,3).

O dom da fortaleza encontra então pouco espaço numa sociedade onde emerge a indiferença nas relações humanas e a falta de relações sólidas, mas torna-se uma virtude naqueles que não transigem e naqueles que perseveram para permanecer coerentes com os grandes valores da vida . Na verdade, forte é aquele que tem coragem de se comportar honestamente, apesar das hostilidades e dificuldades que a vida lhe apresenta. Uma pessoa cheia do dom da fortaleza proclama: "Eu, porém, continuo a esperar; multiplicarei os teus louvores. Minha boca dirá sua justiça, sua salvação todos os dias, que não posso medir. Virei cantar as obras do Senhor Deus: lembrar-me-ei da tua justiça, só de ti" (Salmo 71).

"Louvado sejas Tu, ó meu Senhor, por todas as criaturas [...]. Louvai e bendizei ao Senhor e agradecei-lhe e servi-o com grande humildade", cantou São Francisco de Assis.

O dom da ciência enquadra-se neste hino de louvor a Deus, porque é neste dom que os batizados reconhecem o verdadeiro valor da criação, das criaturas e da sua relação com o Criador. Com efeito, no Salmo 24 lê-se: "Do Senhor é a terra e tudo o que ela contém: o mundo com os seus habitantes". Diante da capacidade inata do homem de se maravilhar, o Espírito dá a possibilidade de poder se maravilhar com o encontro com Deus.

O dom da ciência confia a tarefa de colaborar na obra da criação com adesão filial e em espírito de verdadeira fraternidade à obra conjunta de todos os homens.

"Juntai a ciência à caridade, e a ciência vos será útil, não por si mesma, mas pela caridade", escreveu Santo Agostinho.

Este dom do Espírito é também chamado de "ciência da caridade", aquela que no fundo da sua doação dá dinamismo e continuidade à descoberta. Esta ciência dá ao homem a capacidade de poder explorar, pelos meios que encontra na natureza e pelas ferramentas que pode inventar, aquela oportunidade única de reunir todos os elementos úteis para o bem comum.

Como invocar o dom da ciência? É possível recebê-lo relendo e também rezando este salmo: "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que puseste, que é o homem para que te lembres dele, filho de cara, por que você se importa? Verdadeiramente você o fez pouco menos que um deus, você o coroou com glória e honra. Deste-lhe poder sobre as obras das tuas mãos, puseste debaixo de seus pés todos os rebanhos e manadas e também os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que anda pelos caminhos do mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão maravilhoso é o teu nome em toda a terra!" (Salmo 8,4-10).

O Espírito de misericórdia cura o coração de todas as formas de dureza e egoísmo. Apresenta a ternura de Deus que purifica o olhar humano para torná-lo mais dócil às necessidades dos outros, especialmente dos pobres e daqueles que vivem na solidão e no abandono, para que no dia em que forem oprimidos pela tristeza encontrem também a alegria e consolação. Este é o dom que lembra ao crente o quanto Deus é sangue vital, despertando no coração o necessitado a recorrer ao Senhor para obter graça, ajuda, compaixão: "Filho de David, Jesus, tem piedade de mim! Muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele clamava ainda mais alto: 'Filho de Davi, tem piedade de mim!"' (Marcos 10,47-48).

A piedade inflama os corações e os torna dispostos a acolher, sem limites, a efusão da misericórdia divina para que passe abundantemente sobre a terra.

O dom da piedade apresenta ao coração o florescimento dos sentimentos do próprio Cristo para nos fazer compreender que Deus não nos salva do sofrimento, mas no sofrimento; ele não salva da morte, mas na morte e reacende o coração quando este falha.

O espírito de piedade é, de fato, a atitude filial presente em Jesus e a oração do Pai Nosso é a resposta àquele que chama os homens de filhos e perdoa todos os seus pecados. Quanto mais o homem é invadido pelo sentido transbordante da misericórdia e da bondade de Deus, tanto mais tem força para "não defender o pecado" e pode fazer suas as palavras do Papa Francisco: "Deus é misericordioso, perdoa sempre" (Angelus, 17 de março de 2013).

"No amor não há medo", lemos na Primeira Carta de João (4,18).

Receber o dom do temor de Deus não significa receber o dom do temor. O termo "medo" se traduz em respeito, confiança respeitosa como consequência do amor filial e da gratidão. O temor de Deus é ao mesmo tempo o sentimento sincero que o homem sente diante de Deus, sobretudo quando se vê refletindo sobre suas próprias infidelidades e é então que tira do coração o sentimento de ser estranho a Deus, mas simplesmente recorda sua realidade de ser criatura.

Este dom ajuda a compreender Deus não como um tirano, não como um juiz sentado à mesa da condenação, mas como aquele que tem um olhar infinito de amor e misericórdia. Na verdade, ele destrói quais são os verdadeiros medos que envolvem os corações para permitir que seus filhos possam abrir os braços e acolher a vida com mais serenidade. O dom do temor de Deus aniquila de fato qualquer necessidade de querer se defender, de querer se justificar, de se sentir agredido, ou muito ironicamente... aniquila a necessidade de ter armas em mãos! A ação do Paráclito, portanto, fortalece e liberta também o coração de se preocupar com o julgamento dos outros! Santo Ambrósio disse que o temor de Deus "afasta todo terror hostil, ajuda a viver pacificamente sem nenhum medo".

Na Carta aos Romanos, São Paulo escreve: "Quem nos separará do amor de Deus? Talvez tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, a espada?" (Carta aos Romanos 8,35). No amor agradecido se fortalece a fidelidade e a obediência ao Pai, que anseia por um relacionamento com suas criaturas no amor, não no medo.

"Quem teme ao Senhor não desobedece às suas palavras, quem o ama segue os seus caminhos. Os que temem ao Senhor procuram agradá-lo, e os que o amam se satisfazem com a lei" (Sirácida 2,15-16).

Cheia de temor de Deus é a atitude de Maria que sabe quem é o seu Deus, por isso pode dizer: "Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38).

Meditemos nos dons do Espírito Santo e invoquemo-lo com confiança.

Leia mais