Concílio de Niceia será lembrado por ortodoxos e luteranos

Concílio de Niceia | Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Pio X e a “participação ativa”: a diferença sagrada entre celebrar e presidir. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • O intelectual catalão, que é o sociólogo de língua espanhola mais citado no mundo, defende a necessidade de uma maior espiritualidade em tempos de profunda crise

    “O mundo está em processo de autodestruição”. Entrevista com Manuel Castells

    LER MAIS
  • Trump usa a agressão contra a Venezuela para ameaçar os governos das Américas que não se submetem aos EUA

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

13 Março 2023

Ortodoxos e luteranos preparam celebração conjunta do 1.700­º aniversário do Concílio de Niceia, em 2025. Comissão Conjunta Internacional para o Diálogo Teológico entre a Federação Luterana Mundial (FLM) e a Igreja Ortodoxa prepara declaração para a efeméride, que se reunirá em Wittenberg, na Alemanha, dias 29 de abril a 6 de maio, sob o tema “O Espírito Santo, a Igreja e o Mundo: Criação, Humanidade e Redenção”.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

A comissão que organiza a reunião de abril encontrou-se, de 22 a 25 de fevereiro, no mosteiro patriarcal da Santíssima Trindade na Turquia, em Halki. Foi o primeiro encontro do grupo após a pandemia. Nesse mosteiro, explicou aos visitantes o bispo anfitrião, Kassianos de Aravissos, professores formularam, em 1920, a encíclica “Às Igrejas de Cristo por toda a parte”, na qual pediam a criação de um Conselho Mundial de Igrejas, o que veio a ocorrer quase 30 anos mais tarde.

O grupo de oito integrantes que prepara o encontro maior debruçou-se sobre o trabalho de especialistas em teologia luterana e ortodoxa a respeito da ação do Espírito Santo na vida das duas tradições de fé. A reunião foi copresidida pelo Metropolita Kyrillo de Krini e pelo bispo Johann Schneider, da Igreja Evangélica da Alemanha Central.

O Concílio de Niceia reuniu no ano 325 bispos, teólogos e estudiosos nesta cidade hoje localizada na Turquia. Ele foi organizado por Constantino I e tratou da natureza divina de Jesus e sua relação com Deus, fixou a data da Páscoa e redigiu o Credo Niceno.

Leia mais