14 Novembro 2022
A reportagem é publicada por Religión Digital, 13-11-2022.
Depois de rezar o Ângelus, o Papa Francisco almoçou na Sala Paulo VI com cerca de 1.300 sem-teto, imigrantes e pessoas assistidas pela Cáritas Roma, a Comunidade de Sant'Egidio e outras associações.
Encerrou uma série de atividades organizadas para celebrar neste domingo, 13 de novembro, o VI Dia Mundial dos Pobres, e que começou, às 10 horas, com uma Eucaristia na Basílica de São Pedro.
Giornata Mondiale dei poveri: #PapaFrancesco ha condiviso il pranzo servito ai poveri in Aula Paolo VI. Circa 1300 i senzatetto, i migranti e le persone assistite da Caritas Roma, Comunità di Sant'Egidio e altre realtà associative. pic.twitter.com/CwryhNNqib
— Vatican News (@vaticannews_it) November 13, 2022
Também nestes dias, e após a pausa obrigatória de dois anos devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, a iniciativa Baluarte de la Salud regressou à Praça de São Pedro para garantir a possibilidade de realização de exames médicos e obtenção de medicamentos até aos setores mais desfavorecidos da população. As estruturas, autênticas clínicas móveis, ofereceram durante toda a semana, até domingo, 13 de novembro, exames médicos gerais gratuitos, eletrocardiogramas, exames de sangue, vacinas contra gripe e testes anti-Covid .
Da mesma forma, e por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, o Papa quis expressar concretamente sua proximidade às famílias necessitadas, apoiando as paróquias no serviço de distribuição de cestas básicas, entregando cinco mil caixas de alimentos em toda Roma (no total, 20 toneladas de alimentos) aos párocos que o solicitaram.
Da mesma forma, e dado o aumento dos preços das contas devido à crise energética resultante da guerra na Ucrânia, o Vaticano anunciou que ajudará a pagar essas contas de gás e eletricidade “graças à generosidade e empenho da UnipolSai Assicurazioni”, segundo ao Dicastério para a Evangelização, que sublinhou que "não se trata de ter uma atitude assistencialista para com os pobres", mas "é preciso empenhar-se para que a ninguém falte o necessário".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Papa Francisco compartilha almoço com 1.300 pessoas necessitadas na Sala Paulo VI - Instituto Humanitas Unisinos - IHU