Papa Francisco compartilha almoço com 1.300 pessoas necessitadas na Sala Paulo VI

O almoço do Papa com os pobres. (Foto: Vatican Media)

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

14 Novembro 2022

  • Esta refeição foi o culminar de uma série de atividades organizadas para celebrar neste domingo, 13 de novembro, o VI Dia Mundial dos Pobres, e que teve início, às 10 horas, com uma Eucaristia na Basílica de São Pedro.

  • Além de realizar exames médicos e obter medicamentos na Praça de São Pedro durante esta semana, o Papa promoveu a distribuição de 20 toneladas de alimentos nas paróquias de Roma e pagou contas de luz e gás a famílias necessitadas.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 13-11-2022. 

Depois de rezar o Ângelus, o Papa Francisco almoçou na Sala Paulo VI com cerca de 1.300 sem-teto, imigrantes e pessoas assistidas pela Cáritas Roma, a Comunidade de Sant'Egidio e outras associações.

Encerrou uma série de atividades organizadas para celebrar neste domingo, 13 de novembro, o VI Dia Mundial dos Pobres, e que começou, às 10 horas, com uma Eucaristia na Basílica de São Pedro.

Também nestes dias, e após a pausa obrigatória de dois anos devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, a iniciativa Baluarte de la Salud regressou à Praça de São Pedro para garantir a possibilidade de realização de exames médicos e obtenção de medicamentos até aos setores mais desfavorecidos da população. As estruturas, autênticas clínicas móveis, ofereceram durante toda a semana, até domingo, 13 de novembro, exames médicos gerais gratuitos, eletrocardiogramas, exames de sangue, vacinas contra gripe e testes anti-Covid .

Entrega de comida e pagamento de contas

Da mesma forma, e por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, o Papa quis expressar concretamente sua proximidade às famílias necessitadas, apoiando as paróquias no serviço de distribuição de cestas básicas, entregando cinco mil caixas de alimentos em toda Roma (no total, 20 toneladas de alimentos) aos párocos que o solicitaram.

Da mesma forma, e dado o aumento dos preços das contas devido à crise energética resultante da guerra na Ucrânia, o Vaticano anunciou que ajudará a pagar essas contas de gás e eletricidade “graças à generosidade e empenho da UnipolSai Assicurazioni”, segundo ao Dicastério para a Evangelização, que sublinhou que "não se trata de ter uma atitude assistencialista para com os pobres", mas "é preciso empenhar-se para que a ninguém falte o necessário".

Leia mais