A Universidade de Alcalá organiza um simpósio internacional dedicado a Ignacio Ellacuría

Ignacio Ellacuría (Foto: Wikimedia Commons)

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

18 Outubro 2022

 

  • O simpósio, organizado pelo professor de Filosofia da Universidade de Alcalá, José Manuel Romero, e pelo teólogo Juan José Tamayo, visa promover o conhecimento e a discussão da obra do teólogo e filósofo Ignacio Ellacuría.

  • Participarão dele os melhores conhecedores internacionais da obra de Ellacuría, como são os casos de Marcela Brito, Diego Gracia, Antonio González e Juan José Tamayo.

  • Em 19 de outubro, à tarde, na livraria especializada Metalibrería, em Madri, serão apresentados pelos autores três livros recentemente publicados sobre Ellacuría.

  • As conferências serão realizadas no Salão de Graus da Faculdade de Filosofia e Letras da UAH localizado no Colégio de Málaga.

 

A reportagem é publicada por Religión Digital, 17-10-2022. 

 

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro será realizado, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Alcalá, um congresso internacional dedicado ao teólogo jesuíta e serão apresentados vários livros publicados recentemente sobre sua pessoa e pensamento.

 

O simpósio, organizado pelo professor de Filosofia da Universidade de Alcalá, José Manuel Romero, e pelo teólogo Juan José Tamayo, visa promover o conhecimento e discussão da obra do teólogo e filósofo Ignacio Ellacuría (Portugalete, 1930 - San Salvador, 1989) que, apesar de sua relevância, é pouco conhecido em nosso país. Também colaboram no simpósio o Instituto Universitário de Pesquisa em Estudos Latino-Americanos – IELAT, da UAH, a Associação de Teólogos João XXIII e a Fundação Xavier Zubiri.

 

Participarão os melhores conhecedores internacionais da obra de Ellacuría, como a professora Marcela Brito (Universidade Centro-Americana de El Salvador), Diego Gracia e Antonio González (Fundação Xavier Zubiri) e Juan José Tamayo (responsável por várias décadas da Cátedra Ignacio Ellacuría da Universidade Carlos III).

 

A primeira das atividades destes dias será realizada em 19 de outubro, à tarde, na livraria especializada Metalibrería, em Madri, onde serão apresentados três livros recentemente publicados sobre Ellacuría por seus autores. Posteriormente, nos dias 20 e 21, as conferências serão realizadas na Sala de Graus da Faculdade de Filosofia e Letras da UAH localizada no Colégio de Málaga.

 

Ignacio Ellacúria

 

Sacerdote, escritor e teólogo espanhol, Ellacuría desenvolveu durante as décadas de 1970 e 1980, até seu assassinato em 1989 pelas mãos de um comando do exército salvadorenho, uma teologia e filosofia crítica, comprometida com a realidade social latino-americana, de enorme valor e interesse. O rigor de suas contribuições teóricas e a honestidade de seu trabalho intelectual continuam sendo fonte de inspiração para teólogos e filósofos atuais, como demonstrarão as intervenções neste simpósio.

 

Inscrições através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Acesse aqui o programa completo.

 

Leia mais