23 Setembro 2022
No dia 22 de setembro, em Nova York, à margem do debate político general da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi realizada uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov, e o Cardeal P. Parolin, secretário de Estado da Santa Sé.
A informação é publicada por Il sismografo, 22-09-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.
Durante a conversa, o ministro explicou as motivações da atual crise nas relações entre a Rússia e o Ocidente, fruto da “cruzada” da Otan para destruir a Rússia e dividir o mundo. As medidas adotadas por nosso país visam garantir a independência e a segurança, bem como contrastar as aspirações hegemônicas dos Estados Unidos de controlar todos os processos mundiais.
S.V. Lavrov explicou que os próximos referendos nas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, nas regiões de Zaporozhye e Kherson respeitam plenamente o direito internacional e são a realização dos direitos legítimos dos habitantes daqueles territórios à autodeterminação e à organização da vida de acordo com as próprias tradições civis, culturais e religiosas.
As partes tomaram ciência do desenvolvimento produtivo do diálogo russo-vaticano, mesmo nos níveis mais altos e de autoridade, tanto no âmbito interestatal quanto interconfessional.
Algumas questões atuais sobre cooperação bilateral e internacional também foram abordadas.