10 Setembro 2022
Na manhã do dia 8 de setembro, dia da festa da Natividade de Nossa Senhora (a quem é dedicada o Duomo de Milão), realizou-se, na catedral, o solene pontifical de abertura do novo ano pastoral, presidido pelo Arcebispo, D. Mario Delpini.
Na ocasião D. Delpini voltou a comentar o seu discurso de saudação ao cardeal Oscar Cantoni e as suas perguntas sobre ter sido criado cardeal o bispo de Como, diocese sufragânea de Milão.
Depois de salientar que, “querendo ser um pouco espirituoso ao cumprimentar um querido amigo, não fui compreendido em minhas reais intenções”, o Arcebispo esclareceu seus pensamentos:
“Em primeiro lugar, estou feliz com a nomeação de Osca. Tenho uma grande estima por ele, conheço-o há algum tempo e acho que pode dar bons conselhos ao Papa. Em segundo lugar, gostaria de dizer que não quero me tornar cardeal, não me sentiria à vontade. A Igreja de Milão, no entanto, não deve se sentir diminuída em seu prestígio e beleza se o bispo, ou pelo menos este bispo, não for cardeal. E a última coisa que quero dizer é que concordo plenamente com o Papa que não procede por inércia na escolha dos cardeais, mas toma decisões com critérios que considera adequados”.
E pediu desculpas ao papa ... por ter errado o time de futebol pelo qual Francisco torce.
Veja o vídeo, em italiano, publicado pelo canal YouTube da Igreja de Milão.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Arcebispo de Milão fala sobre as polêmicas suscitadas por sua saudação ao novo cardeal - Instituto Humanitas Unisinos - IHU