Papa Pio XII e o Holocausto: realidade ou revisionismo?

Papa Pio XII. Foto: Vatican News

17 Agosto 2022

 

“Devemos tomar cuidado com a tentação da condescendência moral engendrada pela narrativa na qual os dilemas éticos enfrentados pelos atores históricos, como Pio XII na Segunda Guerra Mundial, são minimizados ou completamente eliminados”, escreve o jurista estadunidense Kevin M. Doyle, procurador de justiça e ativista contra a pena de morte, em artigo publicado por America, 12-08-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o artigo.

 

Em 2004, Marc Saperstein, professor de estudos judaicos na George Washington University, produziu uma resenha atenciosa do livro “The Pope against the Jews: the Vatican’s Role in the Rise of Modern Anti-Semitism” (“O papa contra os judeus: o papel do Vaticano na ascensão do antissemitismo moderno”, em tradução livre), escrito por David Kertzer, um professor da Brown University. Saperstein elogiou Kertzer por recontar a opressão sofrida pelos judeus nos territórios papais durantes os primeiros dois terços do século XIX, mas questionou com força o argumento de Kertzer sobre o papel do Vaticano na construção da “antecâmara do Holocausto”.

 

Coincidentemente, Saperstein e Kertzer tiveram pais rabinos que serviram como capelães do exército estadunidense na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda mais coincidência é que o testemunho do rabino Harold Saperstein oferece um bom ponto de partida para analisar o último livro de David Kertzer, “The Pope at War: The Secret History of Pius XII, Mussolini and Hitler” (“O Papa na guerra: a história secreta de Pio XII, Mussolini e Hitler”, em tradução livre).

 

Diante de sua congregação de Long Island em 1964, o rabino Harold Saperstein abordou a controvérsia em torno de “The Deputy”, que apresentou os frequentadores do teatro da Broadway a um pontífice em tempos de guerra mais preocupado com os bens da igreja do que com a vida dos judeus. Saperstein criticou o Papa Pio XII por denúncias de crimes de guerra privadas de “mordida” por “verbiagem diplomática e teológica”. Ainda assim, Saperstein insistiu “por experiência pessoal” como capelão do Exército dos EUA que o próprio Pio XII fosse creditado com o resgate de judeus romanos pela igreja durante o ataque nazista de outubro de 1943, relatando:

 

Eu dirigi para o Gueto de Roma. Pessoas vendo a Estrela de Davi no meu jipe se aglomeraram ao meu redor.
— Como você sobreviveu? – perguntei.
‘O papa deu ordens às igrejas e aos mosteiros para nos acolher e eles o fizeram e salvaram nossas vidas’, eles responderam”.

 

Este relato de Saperstein – um homem instruído, mas mundano que havia sido ferido por um franco-atirador árabe na Palestina em 1939 e trabalhou com o Comitê de Coordenação Não-Violenta Estudantil no Alabama em 1965 – era consistente com o relato da colunista Anne O’Hare McCormick sobre a Roma libertada, publicado pelo New York Times e vencedor do Pulitzer.

 

Agora imagine que você é Pio XII em outubro de 1943, logo após a SS da Alemanha ter avançado contra os judeus em Roma. Centenas de judeus já encontraram abrigo nas instituições católicas de Roma, incluindo o próprio Vaticano (dentro de oito meses, o número aumentaria para muito mais de 4 mil, um terço dos judeus de Roma). Você está ponderando se arrisca a provocação de denunciar publicamente as prisões dos mil judeus capturados e destinados a morrer. O risco para os judeus que você acolheu na custódia da Igreja não pesaria muito em sua decisão? Não pela avaliação de David I. Kertzer na sua mais recente publicação.

 

Kertzer insiste em reprovar a reação silenciosa do Vaticano à detenção, mas não reconhece o dilema no terreno apresentado pelos judeus já escondidos. Somente depois de se deparar com uma série aleatória de tópicos não relacionados à perseguição judaica – como o rosário agarrado à amante de MussoliniKertzer admite um capítulo depois meramente que Pio estava “consciente de que entre o grande número de refugiados escondidos nos edifícios religiosos de Roma havia muitos judeus”. Ele também afirma falsamente que nenhuma evidência mostra que o papa tenha dirigido instituições para receber judeus.

 

Uma vez que você considere os judeus que confiaram suas vidas à Igreja em meio ao terror nazista, você desembarca no mundo de escolhas difíceis, onde podemos aprender com a história e testar nossa imaginação e julgamento moral. Kertzer, no entanto, opta por fazer o papel de procurador. Infelizmente, o excesso de zelo e a visão unidimensional distorcem sua acusação, de modo que seu veredicto, que se baseia no uso parcial, seletivo e sensacionalista dos arquivos do Vaticano recém-abertos, é pré-ordenado.

 

Pelo relato de Kertzer, Pio XII, ceifado por um “caráter nervoso”, fracassou como líder moral. Ele não tinha confiança inicial em uma vitória aliada e depois ficou muito preocupado com a influência soviética. Ele era efetivamente indiferente aos judeus, desconfiado da democracia e excessivamente preocupado em manter o favor entre os católicos alemães.

 


"The Pope at War: The Secret History of Pius XII, Mussolini, and Hitler", de David I. Kertzer (Ed. Random House, 2022).

 

Consideremos algumas amostras da visão unidimensional de Kertzer:

 

A primeira encíclica de Pio XII

 

Se você assinar o The New York Times, poderá visualizar on-line a edição de 28 de outubro de 1939. A manchete de primeira página do NYT, acima da dobra, de três colunas diz: “Papa condena ditadores, violadores de tratados, racismo; Insta a restauração da Polônia”. A referência é a “Summi Pontificatus”, a primeira encíclica de Pio XII, publicada dois meses após o início da guerra. Os franceses enviaram cópias do texto para as tropas alemãs e, como notado no Palestine Post, a Gestapo impediu a divulgação da encíclica pela Igreja Católica em Colônia.

 

Alguém poderia pensar que tal manifesto inaugural forneceria o pano de fundo contra o qual todas as mensagens subsequentes do Vaticano seriam interpretadas pelo mundo devastado pela guerra. Mas em um livro com mais de 600 páginas, Kertzer consegue ultrapassar “Summi Pontificatus” em menos de duas páginas, obscurecendo a importância da encíclica e concentrando-se no giro e na falsa autoconfiança entre nazistas e fascistas. Um leitor desinformado não teria ideia de por que o American Jewish Year Book 1940-41 concordou com o NYT que Pio havia “insurgido fortemente contra as doutrinas do totalitarismo, racismo e materialismo”, um julgamento que foi compartilhado pelo embaixador francês na Santa Sé, François Charles-Roux.

 

Rádio Vaticano

 

Outro exemplo da visão estreita de Kertzer é seu tratamento da Rádio Vaticano. Ele escreve que, no final de 1940, “muitos poloneses se perguntavam por que a Rádio Vaticano, embora ocasionalmente falasse dos crimes soviéticos na Polônia, permaneceu em silêncio sobre a ocupação alemã do país…”. Isso engana o leitor de forma flagrante.

 

Em janeiro de 1940, a Rádio Vaticano alvejou a Alemanha explicitamente. Classificando o comportamento nazista na Polônia como pior do que o dos russos, um relatório transmitido em vários idiomas denunciou como “judeus e poloneses estão sendo agrupados em ‘guetos’ separados, hermeticamente fechados e lamentavelmente inadequados para a subsistência econômica dos milhões destinados a viver lá”. Um livro de 1941 prefaciado pelo cardeal Arthur Hinsley, o arcebispo de Westminster que apareceu com seu colega anglicano no Royal Albert Hall para condenar a Kristallnacht anos antes, continha uma transcrição da transmissão. Com menos atraso, a transmissão feita pelo The New York Times em sua primeira página da edição de 23 de janeiro de 1940. Parte da manchete diz: “Alemães são ainda piores que os russos”.

 

Kertzer não menciona esta ou outras transmissões da Rádio Vaticano. O livro não faz referência às transmissões de outubro de 1940 da Rádio Vaticano pronunciando que “a guerra de Hitler, infelizmente, não é uma guerra justa” ou denunciando os “princípios imorais” dos nazistas, nem a referência de março de 1941 à “maldade de Hitler”. Nem o leitor aprenderá sobre o lamento de agosto de 1941 sobre “[esse] escândalo… o tratamento dos judeus” ou as repetidas transmissões de 1942 e comentários sobre a carta do arcebispo de Toulouse, o cardeal Jules-Géraud Saliège, protestando contra a deportação de judeus na França.

 

Mais preocupante é a omissão de um discurso transmitido pela Rádio Vaticano e reimpresso no L’Osservatore Romano (outro órgão do Vaticano que Kertzer priva do que lhe é devido). Kertzer relata o discurso de Pio XII ao Colégio dos Cardeais em junho de 1943: “o Papa expressou seu desejo de responder àqueles que pediram palavras de conforto, ‘aflitos como estão’, como o Papa colocou, ‘por causa de sua nacionalidade e sua descendência’”.

 

Em “Under his very Windows”, até Susan Zuccotti, uma crítica decidida de Pio XII que Kertzer cita repetidamente, cita o papa integralmente. O pontífice expressa compaixão por aqueles “atormentados como são por razões de sua nacionalidade ou descendência” e “destinados às vezes, mesmo sem culpa de sua parte, a medidas de extermínio”. Se o italiano “travagliati” seria melhor traduzido aqui em “tormento” ou “problema” pode ser debatido, mas a omissão de Kertzer da referência de extermínio é um terrível aviso, um aviso de fatos moldados para se adequar a uma conclusão, e não vice-versa.

 

Intervenções diplomáticas do Vaticano

 

O tratamento de Kertzer da intervenção diplomática do Vaticano na Eslováquia é igualmente enganoso. O arcebispo Angelo Roncalli, núncio do Vaticano na Turquia (e mais tarde Papa João XXIII), procurou obter apoio do Vaticano para o transporte para a Palestina de crianças judias ameaçadas de deportação nazista da Eslováquia. Inicialmente, um funcionário descaradamente antissemita revisou o pedido e se opôs com base na ameaça do sionismo às reivindicações católicas na Terra Santa. A certa altura, Pio XII enviou um telegrama a Roncalli que ignorou a ideia palestina e, em vez disso, o instruiu a buscar apenas o fim nas deportações. Pelo relato de Kertzer, Roncalli acabou recebendo instruções para “não dar muito apoio à emigração dos judeus para a Palestina”.

 

Kertzer, com razão, traz esse episódio à tona. As apostas geográficas nunca devem ter precedência sobre vidas humanas inocentes. Kertzer, no entanto, novamente seleciona as evidências. Especificamente, para sugerir que as relações públicas impulsionaram a política papal em relação aos judeus da Eslováquia, ele observa um memorando do Vaticano que declara preocupação com a possível aparência de escândalo na Eslováquia porque um padre católico (como Kertzer fez questão de observar anteriormente) chefiou o governo da Eslováquia. Kertzer não nota no que descreveu como sua “caça ao tesouro” de arquivo que o Vaticano considerava o padre como um renegado “louco”. Kertzer também pula a frase de abertura de um memorando do Vaticano sobre a Eslováquia uma semana antes: “A questão judaica é uma questão de humanidade.

 

Mais amplamente, Kertzer falha em transmitir a vasta gama de intervenções diplomáticas do Vaticano, às vezes bem-sucedidas, mas muitas vezes não, em nome dos judeus, não apenas daqueles que se converteram ao cristianismo, mas também judeus não batizados. O leitor termina a leitura do livro sem conhecimento dos esforços de resgate diplomático papal em lugares como Hungria, Bulgária, Croácia, França e a própria Alemanha. Evidências das súplicas diplomáticas de Roma – algumas das quais foram noticiadas contemporaneamente pelo menos no NYT – já estavam disponíveis para leitura nos arquivos do Vaticano anteriormente acessíveis.

 

O príncipe alemão

 

Kertzer possui uma importante descoberta em evidências de arquivo das tentativas clandestinas de Pio durante a guerra para negociar um melhor tratamento em tempo de guerra da Igreja maltratada na Alemanha por meio de um príncipe alemão. De fato, os diários do chanceler italiano Galeazzo Ciano publicados em 1946, juntamente com os arquivos alemães publicados em inglês na década de 1950 e os arquivos do Vaticano divulgados em 1965, todos fazem referência ao príncipe intermediário.

 

Se o objetivo de Kertzer é mostrar a capacidade do Vaticano para a intriga, a longa colaboração de Pio com a resistência alemã, amplamente documentada na Igreja dos Espiões de Mark Riebling, teria feito o truque. Peter Hoffman, da Universidade McGill, relata que quando as autoridades alemãs prenderam figuras da resistência (incluindo Dietrich Bonhoeffer) em abril de 1943, o principal conspirador Ludwig Beck notificou Pio XII como sua primeira ordem.

 

Kertzer não menciona nada disso. Ele não explica como o apoio papal à resistência, realizado por meio de canais diplomáticos, poderia ter continuado se o Vaticano tivesse decidido abandonar sua pretensão de neutralidade. Tampouco aborda os obstáculos puramente logísticos a Pio XII incendiando as consciências católicas com uma denúncia flamejante e explícita de Hitler. Kertzer claramente acha que Pio XII deveria ter tentado tal protesto, sem se preocupar com a recriminação garantida que essa medida traria contra a Igreja e qualquer pessoa que ela ajudasse por intervenção diplomática ou porto seguro.

 

Como observado anteriormente, o pai de Kertzer (a quem o livro é dedicado) serviu como capelão na Europa. Morris Kertzer ganhou uma Estrela de Bronze e também experimentou uma Roma recém-libertada, sobre a qual escreveu na época e alguns anos depois. O jornal Midwestern, em junho de 1944, citou uma carta de Kertzer: “O papel do papa e dos muitos mosteiros que esconderam os judeus dos nazitas e os alimentaram sub-repticiamente, quando a detecção poderia significar a tomada do Vaticano pelos nazistas, é, na minha opinião, uma adição brilhante à história do cristianismo”.

 

Essa carta, suponho, fornece um pouco mais de apoio para aqueles (diferente de mim) que desejam ver Pio canonizado. Ainda assim, a escrita do rabino Kertzer oferece uma visão mais valiosa e universal. Em seu livro de 1947, “With an H on My Dog Tag”, o rabino Kertzer se concentrou no rabino-chefe de Roma, Israel Zolli, que criou polêmica ao se tornar católico. A conversão de Zolli trouxe acusações de outros judeus no pós-guerra de que Zolli erroneamente “se recusou a aceitar o martírio quando os alemães entraram em Roma”. O rabino Kertzer teve uma visão clara, mas compassiva de Zolli, e emitiu esta advertência: “Um crítico em um apartamento confortável em Nova York ou Chicago que condena um homem por se recusar a ser martirizado deve examinar sua própria consciência”.

 

Nesse sentido, devemos tomar cuidado com a tentação da condescendência moral engendrada pela narrativa na qual os dilemas éticos enfrentados pelos atores históricos são minimizados ou completamente eliminados.

 

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