Alerta do IPCC – Limitar o aquecimento global a 1,5°C pode ficar fora de alcance

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

07 Abril 2022

 

Summary for Policymakers of the IPCC Working Group III, Climate Change 2022: Mitigation of Climate Change – Sem reduções imediatas e profundas de emissões em todos os setores, limitar o aquecimento global a 1,5°C está fora de alcance.

 

A reportagem é publicada por EcoDebate, 04-04-2022.

 

No entanto, há evidências crescentes de ação climática, de acordo com o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Em 2010-2019, as emissões globais médias anuais de gases de efeito estufa atingiram os níveis mais altos da história da humanidade, mas a taxa de crescimento diminuiu. Desde 2010, houve reduções sustentadas de até 85% nos custos de energia solar e eólica e baterias. Uma gama crescente de políticas e leis melhorou a eficiência energética, reduziu as taxas de desmatamento e acelerou a implantação de energia renovável, de acordo com o relatório.

“Nós estamos num cruzamento. As decisões que tomamos agora podem garantir um futuro habitável. Temos as ferramentas e o know-how necessários para limitar o aquecimento”, disse o presidente do IPCC, Hoesung Lee. “Estou encorajado pela ação climática que está sendo tomada em muitos países. Existem políticas, regulamentos e instrumentos de mercado que estão se mostrando eficazes. Se forem ampliados e aplicados de forma mais ampla e equitativa, podem apoiar reduções profundas de emissões e estimular a inovação.”

O relatório Summary for Policymakers of the IPCC Working Group III, Climate Change 2022: Mitigation of Climate Change, foi aprovado em 4 de abril de 2022, por 195 governos membros do IPCC, por meio de uma sessão virtual de aprovação. É a terceira parte do Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC e segue relatórios sobre a base da ciência física e sobre impactos e adaptação.

 

 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que o último relatório é “uma coletânea de promessas climáticas quebradas… um arquivo de vergonha”.

“As escolhas feitas pelos países agora farão ou quebrarão o compromisso de 1,5 graus. Uma mudança para as energias renováveis ​​consertará nosso mix global de energia quebrado e oferecerá esperança a milhões de pessoas que sofrem impactos climáticos hoje. As promessas e planos climáticos devem ser transformados em realidade e ação, agora. É hora de parar de queimar nosso planeta e começar a investir na abundante energia renovável ao nosso redor. “, disse ele em uma mensagem de vídeo.

O secretário-geral da OMM, Prof. Petteri Taalas, disse que o relatório deve formar a base para “o impulso crucialmente necessário do nível de ambição de mitigação climática”.

Ele disse que os relatórios do IPCC mostraram que todos os cantos da Terra já são afetados pelas mudanças climáticas e que todas as regiões do mundo têm um impacto no problema das mudanças climáticas hoje.

“Para concluir, temos dois desafios urgentes pela frente. Adaptação e mitigação. Financiamento e iniciativas políticas visionárias e ações concretas são necessárias para o bem-estar das gerações atuais e futuras e de nossa biosfera”, disse o Prof. Taalas. A OMM e o PNUMA são copatrocinadores do prêmio Nobel IPCC.

 

Opções em todos os setores para pelo menos reduzir pela metade as emissões até 2030

 

Limitar o aquecimento global exigirá grandes transições no setor de energia. Isso envolverá uma redução substancial no uso de combustíveis fósseis, eletrificação generalizada, eficiência energética aprimorada e uso de combustíveis alternativos (como hidrogênio).

“Ter as políticas, infraestrutura e tecnologia corretas para permitir mudanças em nossos estilos de vida e comportamento pode resultar em uma redução de 40-70% nas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Isso oferece um potencial inexplorado significativo”, disse o co-presidente do Grupo de Trabalho III do IPCC Priyadarshi Shukla. “As evidências também mostram que essas mudanças no estilo de vida podem melhorar nossa saúde e bem-estar.”

As cidades e outras áreas urbanas também oferecem oportunidades significativas de redução de emissões. Isso pode ser alcançado por meio de menor consumo de energia (como a criação de cidades compactas e acessíveis), eletrificação do transporte em combinação com fontes de energia de baixa emissão e maior absorção e armazenamento de carbono usando a natureza. Existem opções para cidades estabelecidas, em rápido crescimento e novas.

“Vemos exemplos de edifícios com energia zero ou carbono zero em quase todos os climas”, disse Jim Skea, copresidente do Grupo de Trabalho III do IPCC. “A ação nesta década é fundamental para capturar o potencial de mitigação dos edifícios.”

“Nós sabemos o que fazer. Nós sabemos como fazer. E agora cabe a nós agir”, disse.

A redução de emissões na indústria envolverá o uso de materiais de forma mais eficiente, reutilização e reciclagem de produtos e minimização de resíduos. Para materiais básicos, incluindo aço, materiais de construção e produtos químicos, os processos de produção de gases de efeito estufa de baixo a zero estão em seu estágio piloto para quase comercial.

Este setor é responsável por cerca de um quarto das emissões globais. Alcançar o zero líquido será um desafio e exigirá novos processos de produção, eletricidade de baixa e zero emissões, hidrogênio e, quando necessário, captura e armazenamento de carbono.

A agricultura, silvicultura e outros usos da terra podem proporcionar reduções de emissões em larga escala e também remover e armazenar dióxido de carbono em escala. No entanto, a terra não pode compensar as reduções de emissões atrasadas em outros setores. As opções de resposta podem beneficiar a biodiversidade, nos ajudar a nos adaptar às mudanças climáticas e garantir meios de subsistência, alimentos e água e suprimentos de madeira.

 

 

Os próximos anos são críticos

 

Nos cenários avaliados, limitar o aquecimento a cerca de 1,5°C (2,7°F) exige que as emissões globais de gases de efeito estufa atinjam o pico antes de 2025, o mais tardar, e sejam reduzidas em 43% até 2030; ao mesmo tempo, o metano também precisaria ser reduzido em cerca de um terço. Mesmo se fizermos isso, é quase inevitável que excedamos temporariamente esse limite de temperatura, mas poderemos voltar a ficar abaixo dele até o final do século.

“É agora ou nunca, se quisermos limitar o aquecimento global a 1,5°C (2,7°F)”, disse Skea. “Sem reduções imediatas e profundas de emissões em todos os setores, será impossível.”

A temperatura global se estabilizará quando as emissões de dióxido de carbono atingirem zero líquido. Para 1,5°C (2,7°F), isso significa atingir emissões líquidas zero de dióxido de carbono globalmente no início da década de 2050; para 2°C (3,6°F), é no início da década de 2070.

Esta avaliação mostra que limitar o aquecimento a cerca de 2°C (3,6°F) ainda exige que as emissões globais de gases de efeito estufa atinjam o pico antes de 2025, o mais tardar, e sejam reduzidas em um quarto até 2030.

 

Fechando as lacunas de investimento

 

O relatório vai além das tecnologias e demonstra que, embora os fluxos financeiros sejam três a seis vezes menores do que os níveis necessários até 2030 para limitar o aquecimento abaixo de 2°C (3,6°F), há capital global e liquidez suficientes para fechar as lacunas de investimento. No entanto, depende de uma sinalização clara dos governos e da comunidade internacional, incluindo um alinhamento mais forte das finanças e políticas do setor público.

“Sem levar em conta a economia de custos de adaptação reduzidos ou impactos climáticos evitados, o Produto Interno Bruto (PIB) global seria apenas alguns pontos percentuais menor em 2050 se tomarmos as medidas necessárias para limitar o aquecimento a 2°C (3,6°F) ou menos, em comparação para manter as políticas atuais”, disse Shukla.

 

Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

A ação climática acelerada e equitativa na mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Algumas opções de resposta podem absorver e armazenar carbono e, ao mesmo tempo, ajudar as comunidades a limitar os impactos associados às mudanças climáticas. Por exemplo, nas cidades, redes de parques e espaços abertos, pântanos e agricultura urbana podem reduzir o risco de inundações e os efeitos das ilhas de calor.

A mitigação na indústria pode reduzir os impactos ambientais e aumentar o emprego e as oportunidades de negócios. A eletrificação com energias renováveis ​​e mudanças no transporte público podem melhorar a saúde, o emprego e a equidade.

“As mudanças climáticas são o resultado de mais de um século de energia insustentável e uso da terra, estilos de vida e padrões de consumo e produção”, disse Skea. “Este relatório mostra como agir agora pode nos levar a um mundo mais justo e sustentável.”

As avaliações do IPCC fornecem aos governos, em todos os níveis, informações científicas que podem ser usadas para desenvolver políticas climáticas. As avaliações do IPCC são uma contribuição fundamental para as negociações internacionais para enfrentar as mudanças climáticas.

Os relatórios do IPCC são elaborados e revisados ​​em várias etapas, garantindo objetividade e transparência.

 

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alerta do IPCC – Limitar o aquecimento global a 1,5°C pode ficar fora de alcance - Instituto Humanitas Unisinos - IHU