O Congresso Internacional da Economia de Francisco na América-latina e Caribe convoca a pensarmos uma nova economia no contexto local

Foto: Divulgação Congresso Internacional da Economia de Francisco na América-latina e Caribe

03 Setembro 2021

O Congresso Internacional da Economia de Francisco na América-latina e Caribe é um espaço de desenvolvimento do conhecimento, com possibilidade de troca de experiências e conexão para somarmos forças para a mudança com foco com a realidade regional. O evento conta com a realização da PUC PR, PUC SP, do Programa Internacional sobre Democracia, Sociedad y Nuevas Economías – PIDESONE, da Universidad de San Isidro – USI; organização da Rede Latino-americana da Economia de Francisco e com o apoio da PUC Minas, da PUC RS, da Faculdade Bagozi, da Agência Universidades e Amazônia, do Conselho de Desenvolvimento Regional de Economia – CORECON Paraná, da Universidade Católica de Salvador, da Universidad LaSalle Nezahualcóyotl, da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, Pontifícia Universidad Javeriana – Bogotá e do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Confira abaixo a convocatória do evento.

A Economy of Francesco, como proposta de um processo a ser vivido como vocação, como cultura e como pacto, tem por finalidade estabelecer um pacto entre os envolvidos para mudar a economia atual e a construir uma economia do amanhã que faz viver, que inclui, que humaniza e que cuida do meio ambiente.

Neste sentido o Papa Francisco convoca jovens de todo mundo, como economistas, empresário, ativistas sociais e acadêmicos a iniciar este processo de mudança da economia atual para a economia do amanhã.

Assim, para contribuir de forma mais específica e no âmbito local, os jovens acadêmicos querem e desejar implementar a mudança em seus locais de atuação, ou seja, no ambiento acadêmico e educacional, a fim de desenvolver uma cultura de paz, de encontro de conexão entre as instituições em que pertencem.

Com isso, é mister unirmos forças, tantos dos jovens acadêmicos como das instituições educacionais para implementar a Economy of Francesco no âmbito regional e no desenvolvimento do conhecimento desenvolvido a partir da realidade onde se encontram.

O Congresso Internacional da Economia de Francisco na América-latina e Caribe, é um espaço de desenvolvimento do conhecimento, com possibilidade de troca de experiência e conexão para somarmos forças para a mudança com enfoco com a realidade regional.

Imagem: Divulgação Congresso Internacional da Economia de Francisco na América-latina e Caribe

O presente evento acadêmico pretende iniciar um processo de desenvolvimento do conhecimento tendo como base a proposta da Economy of Francesco e seus impactos na América-latina e Caribe. No qual, contaremos com painéis de palestrantes, com submissão de artigos acadêmicos, interações artísticas e compartilhamento de iniciativas práticas contidas na Grande Pátria.

É preciso retomarmos ou repensarmos a proposta da Economy of Francesco com o contexto Latino-americano, tendo como contexto relevante: o histórico, social, econômico, cultural, ambiental e religioso, os quais são campos distintos das demais partes do globo terrestre, pensando a Economia de Francisco conectada com demais continentes e ramos do pensamento espalhado pelo mundo.

O Congresso ocorrerá nos dias 13 a 15 de outubro de 2021, e contará com conferências do professor Ladislau Dowbor; do idealizador do projeto Banco Palmas, João Joaquim de Melo Neto Segundo; da mestra Deysi Bustillo, pesquisadora do projeto Medición y acciones para reducir el impacto del CO2 en la logística Internacional, entre outros.

O site do Congresso pode ser acessado aqui