• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Clima, o Papa no Climate ambition summit: Vaticano com “emissões zero” até 2050

Emissões de carbono. | Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

14 Dezembro 2020

Mensagem de vídeo para o encontro virtual organizado pela ONU, França e Grã-Bretanha, cinco anos após o Acordo de Paris: “Promovemos a educação ecológica. É hora de mudar de rumo".

A reportagem é de Salvatore Cernuzio, publicada por La Stampa, 12-12-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

O Vaticano reduzirá a zero as emissões de carbono até 2050. Com uma mensagem de vídeo, o Papa Francisco levou suas palavras à High Level Virtual Climate Ambition Summit, o mega encontro virtual organizado pelas Nações Unidas, Grã-Bretanha e França, em colaboração com Chile e Itália, cinco anos após a adoção do Acordo de Paris. Décimo sétimo a falar, no meio de líderes de nações e presidentes de organismos europeus, primeiros-ministros, representantes da sociedade civil ou CEOs de importantes empresas como a Apple, Francisco anuncia que o menor estado do mundo se empenhará pelos próximos trinta anos numa estratégia que visa a neutralidade climática, adequando-se aos padrões dos países mais avançados e, ao mesmo tempo, promovendo “uma educação para a ecologia integral” para os cerca de 70.000 alunos que frequentam escolas e universidades católicas nos cinco continentes.

No vídeo, o Pontífice destaca o aspecto humano dessa ação climática global que move os passos para a COP26 de Glasgow, em novembro de 2021. “A atual pandemia e as mudanças climáticas, que não são apenas de importância ambiental, mas também ética, social, econômica e política, têm um impacto particular nas vidas dos mais pobres e vulneráveis”, diz ele. “Por isso eles fazem um apelo à nossa responsabilidade de promover, com empenho coletivo e solidário, uma cultura do cuidado, que coloque a dignidade humana e o bem comum no centro”.

O Papa destaca a urgência, além de adotar "algumas medidas que não podem mais ser adiadas", também para uma redução a zero das emissões. É um objetivo, afirma, ao qual a Santa Sé se associa plenamente, em primeiro lugar, intensificando “os esforços de gestão ambiental, já em curso há alguns anos, que tornarão possível a utilização racional dos recursos naturais como a água e a energia, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o reflorestamento e a economia circular também na gestão de resíduos”.

Além disso, a Santa Sé, ressalta o Pontífice, "está empenhada em promover a educação para a ecologia integral", porque "as medidas políticas e técnicas devem estar ligadas a um processo educativo que favoreça um modelo cultural de desenvolvimento e de sustentabilidade centrado na fraternidade e na parceria entre o ser humano e o meio ambiente ». É nesta perspectiva que Jorge Mario Bergoglio recorda o Pacto Global pela Educação - que ele próprio inaugurou a 12 de setembro de 2019 - para "acompanhar" as 216 mil escolas frequentadas por mais de 60 milhões de alunos em todo o mundo e as 1.750 universidades católicas, com mais de 11 milhões de estudantes.

O pontífice argentino também apresentou aos líderes mundiais os resultados do "The Economy of Francesco", importante evento global (inicialmente agendado para Assis, depois realizado online) que, em novembro, reuniu as ideias e projetos de jovens economistas, empresários, especialistas em finanças e trabalho. Todos esses jovens de todos os continentes promoveram "novas maneiras para superar a pobreza energética, para colocar o cuidado para o bem comum no centro das políticas nacionais e internacionais e para promover a produção sustentável também em países de baixa renda, compartilhando tecnologias avançadas apropriadas".

É daqui que devemos recomeçar: dos jovens e das suas ideias inovadoras. “Chegou a hora de mudar de rumo”, disse o Papa Francisco. “Não vamos roubar às novas gerações a esperança de um futuro melhor”.

Uma nota da Santa Sé explica em detalhes como o Estado da Cidade do Vaticano perseguirá o objetivo da neutralidade climática até 2050. Fala-se de projetos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar as fontes de sua absorção através, por exemplo, de processos de reflorestamento. Para tanto, serão intensificados os esforços em prol do uso racional dos recursos naturais como água e energia, da requalificação do patrimônio tecnológico, da mobilidade sustentável, do reflorestamento e da gestão de resíduos.

Por muitos anos, o Estado pontifício se empenhou na promoção do desenvolvimento sustentável para a proteção da casa comum, antes mesmo do impulso definitivo que veio com o pontificado de Bergoglio e sua encíclica "Laudato si'". De fato, são mencionadas as políticas ambientais e energéticas para fortalecer o uso de fontes renováveis de energia através da construção de sistemas fotovoltaicos e de resfriamento solar, bem como para a requalificação das usinas térmicas e dos relativos sistemas de termorregulação.

Progresso importante, bem como aqueles alcançados pela otimização do uso dos recursos hídricos, pela redução do desperdício comum, pelo desenvolvimento de áreas arborizadas e pela promoção do consumo responsável (em 2019 foi extinta a venda de plástico descartável). Outros aspectos significativos são o início de um processo de substituição da frota automobilística por veículos elétricos ou híbridos e a valorização do conceito de recuperação e reutilização no campo da gestão dos resíduos (por exemplo, o incentivo à coleta seletiva de resíduos urbanos chegou a 65% em 2020 com o objetivo de atingir 75% até 2023).

Todos "exemplos claros de economia circular", que, no entanto, ressalta a Santa Sé, não são suficientes para atingir o objetivo de um "net-zero" e, sobretudo, para propagar a "cultura do cuidado". Devem, de fato, unir-se a um “processo educativo” que, sobretudo entre os jovens, promova “novos estilos de vida” e favoreça “um modelo cultural de desenvolvimento e de sustentabilidade centrado na fraternidade e na aliança entre ser humano e meio ambiente”.

 

Leia mais

  • Zero emissões de carbono, pandemias neoliberais, sofismo ecológico e dívidas “soberanas”. Artigo de Eduardo Camín
  • O Vaticano se tornará o primeiro estado com zero emissões
  • Como os edifícios podem reduzir 80% de suas emissões de carbono até 2050
  • Brasil promete neutralizar emissões de gases do efeito estufa até 2060
  • A COVID-19 não reduziu os níveis recordes de gases de efeito estufa
  • União Europeia firma meta climática mais rígida para reduzir emissões de CO² em 55% até 2030
  • Covid-19 e seu impacto nas emissões de carbono
  • Acordo de Paris completa cinco anos sem nada a comemorar
  • Clima: o triste aniversário de Paris. “Se não mudarmos, será uma catástrofe”, alerta secretário-geral da ONU
  • “Sem os Estados Unidos no Acordo de Paris, a humanidade enfrenta o suicídio climático”, afirma o secretário-geral da ONU
  • Laudato Si' e educação: por uma formação integral do homem
  • “A educação é a base da ecologia integral e nos apresenta o futuro, que deve ser sustentável e inclusivo”, afirma Cardeal Barreto
  • Ecologia Integral: um caminho de vida e de cura para um planeta doente
  • Cúpula do Clima (COP26) foi adiada, mas as ações devem ser impulsionadas, dizem ativistas

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados