• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Repúdio à politização da vacina. Carta aos cientistas, aos povos do Brasil, às autoridades do Executivo, do Judiciário e do Legislativo

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Novembro 2020

"Rechaçamos e repudiamos a conduta ignorante, grosseira, preconceituosa e antidemocrática do presidente que, como chefe do poder executivo de um país, comporta-se inadequadamente ao comemorar a tragédia e o desespero produzidos pelo coronavírus nas famílias brasileiras e em todo o mundo", escreve Maurício Borborema, médico da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e do Instituto de Medicina Tropical de Coari e Professor da UFAM [1].

A carta foi enviada por Pe. Paulo Tadeu Barausse, padre jesuíta e coordenador do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), em Manaus.  

Eis a carta.

O Brasil registra, nesta data, 16 de novembro, 5.876.740 de pessoas contaminadas pela Covid-19; 166.067 provocadas pelo novo coronavírus; no mundo são 54.301.156 de casos confirmados e 1.316.994 mortes.

Os dados têm como fonte oficial o covid.saude.gov.br. E, no momento da escrita deste manifesto, os números já serão outros, lamentavelmente em ordem crescente. Por que os estudos, os testes e a vacina são importantes? A resposta é porque a vida humana está ameaçada pela pandemia; porque milhares morreram vítimas do vírus e a morte por Covid-19 poderia ter sido evitada, pode ser evitada.

É a ciência e os cientistas eticamente responsáveis que abrigam a possibilidade de conhecer esta nova ameaça e produzir conhecimentos que concebam uma vacina para imunizar a humanidade da Covid-19. Assim foi feito no passado, em outras pandemias, endemias e pestes que assolaram a humanidade em seu percurso histórico. Muitas delas – gripe espanhola, meningite, poliomielite, sarampo, catapora ... – puderam ser enfrentadas com a vacina e, dessa forma, bilhões de pessoas na Terra ficaram livres dessas doenças e viveram, vivem, viverão! O Art. 196, da Constituição Federal brasileira, estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado, assegurado mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e do acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação das pessoas.

O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), manifesta solidariedade e apoio aos cientistas do Brasil, e, de todo o mundo que, em parcerias e na mais profunda adversidade histórica, trabalham arduamente para descobrir a vacina anti-coronavirus; e que o medicamento seja colocado como bem da humanidade e a ela destinado.

Rechaçamos e repudiamos a conduta ignorante, grosseira, preconceituosa e antidemocrática do presidente que, como chefe do poder executivo de um país, comporta-se inadequadamente ao comemorar a tragédia e o desespero produzidos pelo coronavírus nas famílias brasileiras e em todo o mundo. Se tantas mortes não foram necessárias para conter as declarações e os gestos contrários à vida, o que quer Jair Bolsonaro? Mais mortes, mais sofrimento? Tripudiar sobre o desespero de milhares de brasileiros e prosseguir nos ataques à ciência e aos cientistas?

A contínua conduta presidencial agressiva e de desprezo às normas constitucionais brasileiras tornaram-se outra ameaça oficial aos cidadãos do Brasil. A politização da vacina, a comemoração desta tragédia humanitária e o negacionismo do poder letal do coronarivus, com faz o presidente da República, escancaram a conduta irresponsável, arrogante e criminosa do dirigente máximo do país. Os brasileiros mais pobres e mais vulneráveis estão esgotados e cansados de lidar com um presidente que se comporta e se realiza em atos de violência, da segregação de pessoas e na obstrução recorrente do que é dever constitucional do governo brasileiro: proteger e garantir vida digna de todas as pessoas que vivem neste país.

BASTA, SENHOR PRESIDENTE!

Trabalhe com decência, honre o cargo que recebeu dos brasileiros e respeite a Constituição! 

Manaus, 16 de novembro de 2020.

 

Nota:

[1] Maurício Borborema possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e residência médica em Infectologia pela Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (2004). Atualmente é médico da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e do Instituto de Medicina Tropical de Coari e Professor da UFAM. Foi aluno do Programa de Doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas da Universidade do Estado do Amazona/FMT-AM. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, com trabalho de campo na Amazônia brasileira, África e Sudeste Asiático, atuando principalmente nos seguintes temas: malária, doença de Chagas na Amazônia, doença de Chagas aguda, leishmaniose, mansonelose e covid-19.

 

Leia mais

  • Brasil não terá vacinação em massa em 2021, afirmam especialistas
  • Crise da CoronaVac: Pazuello anuncia compra, Bolsonaro cancela
  • A deriva do populista Bolsonaro, da negação ao contágio
  • Bolsonaro, um genocida viral? Artigo de Luis Miguel Modino
  • A institucionalização do “E daí!??”
  • Pandemia dispara a corrida entre as grandes potências e farmacêuticas para aproveitar o novo mercado de vacinas
  • Covid: o Ocidente prostrado à espera da vacina redentora
  • “As vacinas podem ajudar, mas é preciso intervir para que a covid-19 não seja seguida pela covid-20, covid-21, etc.”. Entrevista com Rob Wallace
  • Críticas infundadas contra a CoronaVac alimentam movimento antivacina
  • ‘Não consigo ver como uma vacina contra coronavírus não funcione’
  • Vacinas: Anvisa decreta uma estranha interrupção
  • Covid: Pfizer e BioNTech anunciam uma candidata a vacina 90% eficaz
  • Guerra da vacina atualizada
  • Vacinas, o desafio do frio. Não basta produzi-las: algumas devem ser mantidas a menos 80°
  • Quando a política de vacinas do país é definida por Carluxo
  • Desmentindo as notícias falsas (fake news) sobre vacinas
  • A dúvida sobre a vacina CoronaVac-Butantã
  • Vacinas contra a Covid-19: Posicionamento da Abrasco
  • Haverá vontade política para garantir vacinas a todos?

Notícias relacionadas

  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • "A democracia brasileira é chata. Não entusiasma ninguém". Entrevista especial com Francisco de Oliveira

    LER MAIS
  • João Goulart e um projeto de nação interrompido. Entrevista especial com Oswaldo Munteal

    LER MAIS
  • Novos ataques do Anonymous no Rio marcam início dos jogos digitais

    “Olá, Rio de Janeiro.” Assim começava a publicação no Facebook do Anonymous Brasil, do dia 5 de agosto, horas antes da cer[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados