O Vaticano reúne especialistas mundiais em ética da inteligência artificial

Mais Lidos

  • Varsóvia e Gaza: 80 anos depois, dois guetos e o mesmo nazismo... e a mídia finge não ver o Terror de Estado de Netanyahu. Artigo de Luiz Cláudio Cunha

    LER MAIS
  • A 'facisfera' católica: jovens sacerdotes ultraconservadores que rezam no YouTube pela morte do Papa Francisco

    LER MAIS
  • A fé que ressurge do secularismo e do vírus. Artigo de Tomáš Halík

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Fevereiro 2020

Em 28 de fevereiro será publicada a "Rome Call for AI Ethics", promovida pela Pontifícia Academia para a Vida, em favor de uma visão ética da Inteligência Artificial. O documento depois será enviado ao Papa Francisco.

A reportagem é publicada por Rai News, 11-02-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

"Termos como Trasparency, Inclusion, Accountability, Responsability, Impartiality, Reliability, Security, Privacy, devem se tornar patrimônio de todos e não apenas dos especialistas da ética da inteligência artificial". Foi o que disse D. Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, promotor da “Rome Call for AI Etichs”, documento sobre os temas da ética no desenvolvimento da inteligência artificial que será apresentado em 28 de fevereiro próximo.

A conferência pública contará com a presença do presidente da Microsoft, Brad Smith, do vice-presidente executivo da IBM, John Kelly III, do presidente do Parlamento Europeu David Sassoli e do diretor geral da FAO Dongyu Qu. "É necessária uma ampla conscientização do uso, significado e impacto das tecnologias, porque o desenvolvimento tecnológico envolve toda a família humana. Por esse motivo, a Pontifícia Academia para a Vida trabalha para melhorar o empenho ético sobre os temas da Inteligência Artificial e é importante ter a Microsoft e a IBM como dois primeiros signatários do documento que apresentamos ao Papa Francisco", ressalta D. Paglia.

IBM e Microsoft primeiros signatários

“A inteligência artificial está em seus estágios iniciais e agora é o momento de afirmar nossa responsabilidade compartilhada e nosso objetivo comum como seres humanos, sociedade e governos, para garantir que essas tecnologias emergentes sejam desenvolvidas e usadas de forma ética e para o bem da humanidade e do meio ambiente. A convocação é um passo importante na definição de procedimentos éticos compartilhados", afirma John Kelly III, vice-presidente executivo da IBM, primeiro signatário do documento junto com a Microsoft. Para a assinatura, o presidente da Microsoft, Brad Smith, retorna a Roma exatamente um ano após sua visita ao papa Francisco, e enfatiza que a Rome Call for AI Ethics "representa um importante passo à frente na promoção de um debate ponderado, respeitoso e inclusivo sobre a relação entre inteligência artificial e ética". Como afirmado já um ano atrás, Smith defende que "a tecnologia tem o poder de solucionar alguns dos maiores desafios do mundo, mas, para que seja benéfica para todos, deve ser guiada por fortes princípios éticos baseados nos direitos humanos. O empenho e o valor trazidos por Sua Santidade a esse diálogo são uma fonte de inspiração para mim".

IA para o sistema alimentar

Sobre as implicações do uso dessas tecnologias, o diretor geral da FAO, Dongyu Qu, observa que "a inteligência artificial tem a possibilidade de intervir, tornando os sistemas alimentares mais eficientes, sustentáveis e inclusivos. A tarefa que está à nossa frente é minimizar os riscos, explorando os potenciais benefícios dessa inovação".

 

Nota de IHU On-Line:

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o XIX Simpósio Internacional IHU. Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida, a ser realizado nos dias 19 a 21 de outubro de 2020, no Campus Unisinos Porto Alegre.

XIX Simpósio Internacional IHU. Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Vaticano reúne especialistas mundiais em ética da inteligência artificial - Instituto Humanitas Unisinos - IHU