O clamor dos pobres: é hora de responder. Os jesuítas, justiça e reconciliação: 50 anos depois e para além

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Novembro 2019

A Companhia de Jesus celebra o 50º aniversário da Secretaria de Justiça Social e Ecologia e discerne como continuar seu compromisso no futuro.

Da luta contra a exploração ambiental em Honduras à reabilitação de jovens membros de gangues nos Estados Unidos, dos dalits ou intocáveis deslocados de suas terras na Índia aos desafios educacionais com jovens na África, do trabalho com migrantes e refugiados chegando à Europa, até o compromisso contra as mudanças climáticas: a Secretaria de Justiça Social e Ecologia da Sociedade de Jesus (SJSE) organiza um congresso mundial em Roma, de 4 a 8 de novembro, por ocasião da celebração de seu 50º aniversário.

A informação é da Secretaria de Justiça Social e Ecologia da Sociedade de Jesus, 01-11-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O congresso, que ocorrerá na Cúria Geral da Companhia de Jesus, contará com a presença de mais de 200 pessoas entre jesuítas, especialistas e ativistas de todos os continentes, comprometidos com o que o papa Francisco chama de "periferias" do mundo.

No primeiro dia, na segunda-feira, 4 de novembro, será lembrado o caminho dessa iniciativa fundada pelo então Padre Geral Pedro Arrupe em 1969; à tarde, às 17h30, será celebrada uma missa em memória dos jesuítas "mártires" que morreram no cumprimento de sua missão. Na terça-feira, 5, e quarta-feira, 6, o congresso se concentrará nos desafios do presente, enquanto os últimos dois dias, quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8, serão uma oportunidade para renovar o futuro compromisso com a justiça social e a ecologia.

Intervirão, entre outros, o padre Ismael Moreno (o Padre Melo), de Honduras, que trabalha na linha de frente com a população local para combater a exploração de multinacionais; Gregory Boyle, diretor da Homeboy Industries, uma associação que recupera crianças das gangues de Los Angeles; cardeal Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo no Peru e membro do Sínodo na Amazônia; a ecologista indiana Sunita Narain; o cardeal Michael Czerny, subsecretário da Seção de Refugiados e Migrantes do Vaticano; o economista americano Jeffrey Sachs; e o jovem ativista sul-africano Noluthando Honono. Na manhã de quinta-feira, 7 de novembro, os participantes serão recebidos pelo papa Francisco.

“A celebração não se concentra no que alcançamos nos últimos 50 anos, mas nos pobres e vulneráveis”, diz o padre Xavier Jeyaraj, diretor do SJSE. “A pobreza é um escândalo que não podemos aceitar. Nosso objetivo, que reúne mais de 200 pessoas de todo o mundo, é renovar nosso compromisso e reafirmar que estamos determinados a apoiar os pobres e reconhecer que Deus sofre com eles”. Pela ocasião do 50º aniversário da Secretaria, já ocorreram diferentes eventos, reuniões e retiros espirituais na América Latina, Ásia e África ao longo do ano, e outras iniciativas serão realizadas nos próximos meses na Europa e América do Norte.

A sessão inaugural, aberta à imprensa, ocorrerá na Aula Magna da Cúria Geral (Borgo Santo Spirito, 4), na segunda-feira, 4 de novembro, das 9h às 10h30, com o padre Jeyaraj, com o Superior Geral dos Jesuítas, padre Arturo Sosa, cardeais Barreto e Peter Turkson, prefeito do Dicastério do Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral. Às 15 horas, será realizada uma conferência de imprensa na qual será servido café em que o Padre Geral, o padre Jeyaraj e vários representantes de diferentes continentes e áreas de intervenção da Secretaria de Justiça Social e Ecologia estarão à disposição dos jornalistas.

Site da Secretaria de Justiça Social e Ecologia da Sociedade de Jesus: www.sjesjesuits.global

Hashtag (Twitter) do Congresso: #SJSE50años

Leia mais