• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Eu não vou mais voar”: Greta faz prosélitos. Virada ecológica das linhas aéreas

Mais Lidos

  • Finalmente haverá justiça para Vicente Cañas? Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Fazer teologia hoje. A passagem da sociedade da honra para a sociedade da dignidade. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

30 Julho 2019

A Gretanomics - ou a arte de viver uma vida ambientalmente compatível - eleva o padrão (em todos os sentidos) e aponta para o grande alvo: o avião. A razão é clara: os motores a jato descarregam no céu 2,5% do CO2 produzido no planeta, mais – por exemplo – do que a Austrália e a Alemanha. Se as empresas mundiais fossem um estado soberano, elas estariam entre as dez nações mais poluidoras do mundo. Essas emissões podem ser reduzidas? "Sim", dizem os teóricos da "flight-shame" (literalmente, a "vergonha do voo").

A reportagem é de Ettore Livini, publicada por Repubblica, 22-06-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

E a única maneira é evitar de usar o avião. "Eu não faço isso desde 2015", Greta Thunberg confessou no twitter que em abril cumpriu 10 dias de turnê entre Estocolmo, Hamburgo, Roma, Basiléia, Paris, Londres e Bruxelas usando apenas o trem. A sua não é mais uma escolha isolada. De fato, milhares de pessoas - da Escandinávia à França, dos Estados Unidos ao Extremo Oriente - decidiram parar de voar por razões éticas.

Os números do fenômeno estão começando a ser importantes. O Flyggfritt, o movimento sueco de "não ao avião" já recrutou 14.500 pessoas que prometeram não pisar em um jato em 2019. Promessas fáceis escritas apenas nas mídias sociais? Não, fatos: Sj, as ferrovias de Estocolmo, registraram um aumento anormal de 12% nos primeiros três meses de 2019 de bilhetes vendidos. Uma reviravolta em favor do trilho - dizem os números - que tem um impacto "ecológico" importante: a viagem Milão-Roma de avião, para se ter uma ideia, produz 89 kg de dióxido de carbono por passageiro, contra os 63 do carro e os 18 do trem.

A política - com a ascensão dos verdes europeus na última eleição - já começou a se engajar no protesto. Quinze parlamentares franceses apresentaram um projeto de lei para proibir o uso do avião em rotas como Paris-Marselha (conectadas hoje por 35 voos diários) onde a diferença no tempo de viagem entre aeronaves e trens de alta velocidade é menor que duas horas e meia. O Greenpeace pede uma sobretaxa para os passageiros frequentes - 15% dos maiores viajantes hoje cobrem 70% do total de voos - e também na sociedade civil, algo está começando a se movimentar: o jornal dinamarquês Politiken proíbe que seus funcionários utilizem voos domésticos no país. Muitas universidades americanas estão revendo sua política de viagens corporativas, reduzindo ao mínimo o uso de aeronaves. E uma pequena startup de Berlim, a Weiberwirtschaft, oferece três dias extras para os funcionários que usam o trem em suas férias.

Pode ser que a onda do "não ao avião" se revele uma moda passageira. No entanto, as companhias aéreas decidiram levar as coisas a sério. Os precedentes pesam: a guerra contra o plástico abalou a química industrial, veganos e flexitarianos estão forçando os grandes produtores de carne a repensar seu futuro. "Se não tomarmos providências rápidas, os primeiros protestos correm o risco de se tornar uma avalanche", disse Alexandre de Juniac, diretor da Associação Internacional de Transporte Aéreo, às 150 operadoras reunidas nas últimas semanas em Seul. A linha de defesa das companhias aéreas é clara: "Hoje os aviões poluem a metade do que na década de 1990" - é o mantra coletivo - "e desde 2010 as emissões de um único jato caíram a uma taxa média de 2,8% ao ano". Único problema: o tráfego cresce mais rápido que os progressos "ecológicos". Entre 2010 e 2018, o número de passageiros anuais saltou de 2,6 para 4,3 bilhões (e dobrará novamente nos próximos vinte anos) e as toneladas de dióxido de carbono produzidas saltaram de 610 para 927 milhões de toneladas ao ano.

O que fazer? As empresas tentam lavar sua consciência comprando créditos "ecológicos" – ou seja, investindo em projetos de reflorestamento ou similares - proporcionais à poluição que produzem. E estabeleceram para si o ambicioso objetivo de reduzir pela metade as emissões até 2050. Muito pouco, dizem os críticos. A solução poderia ser o uso de biocombustíveis: mas a disponibilidade é escassa (hoje pesam menos de 1% do total do combustível usado pelas aeronaves) e os custos são muito maiores. Por enquanto, os motores a jato elétricos continuam sendo uma miragem.

Mas isso - com o boom inesperado do povo dos antiaviões - poderia se tornar uma realidade muito antes do esperado.

Leia mais

  • Greta. O desafio para o Parlamento francês: "Vocês me insultam? Sejam mais maduros"
  • Greta Thunberg embarca para os Estados Unidos: "A travessia do Atlântico pelo clima"
  • ''Vocês não agiram a tempo'': o discurso de Greta Thunberg ao Parlamento britânico
  • Greta Thunberg, a adolescente sueca que está sacudindo a luta ambiental
  • Com Greta Thunberg para o futuro do planeta
  • A bênção do Papa para Greta “Vá em frente com a tua batalha"
  • Greta e seus irmãos: agora basta de moderação
  • Greta Thunberg: ''Não peçam aos seus filhos respostas para a bagunça que vocês fizeram''
  • As tranças de Greta e a encíclica do Papa Francisco
  • FridaysForFuture, tudo que você precisa saber sobre a greve mundial pelo clima
  • "A sexta-feira pelo futuro" - Carta aos jovens
  • Crianças e jovens lideram greve global pelo clima
  • Multiplicam-se as adesões ao Global Strike for Future de 15 de março. Mobilização mundial pelo clima
  • “Esses adolescentes podem forçar nossos governos a mudar o clima”. Entrevista com Jared Diamond, Prêmio Pulitzer
  • Greta, um diário da família. “Lutamos pelo planeta”
  • Laudato si’ do Papa Francisco: "A ecologia deve ser radical"
  • Para salvar o clima, chame os “coletes jovens”
  • Greta Thunberg: “Não deveríamos ter de faltar à aula para lutar contra a mudança climática”
  • Greve estudantil pelo clima. Adolescentes falam a verdade sobre a inação climática
  • O mundo pertence a Greta e às suas irmãs
  • Greve pelo clima: "A Greta, o Nobel da Paz", ela: "Sinto-me honrada"
  • As crianças tomam conta do mundo
  • O 'Green New Deal': a luta contra a degradação ambiental e o aquecimento global
  • Mudança climática. Adolescente sueca lidera greve estudantil e desafia as elites europeias em Bruxelas com um discurso contundente
  • Aquecimento global e desinformação
  • Coextinção – Aquecimento global aumenta o risco de extinção com ‘efeito dominó’
  • Aquecimento Global – Nações devem triplicar esforços para atingir meta de 2 °C, conclui revisão anual de emissões globais
  • Limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais exige mudanças imediatas
  • IPCC defende ‘mudanças sem precedentes’ para limitar aquecimento global a 1,5 °C
  • Podemos limitar o aquecimento global a 1,5°C?

Notícias relacionadas

  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Analfabetismo ambiental e a preocupação com o futuro do planeta

    "Uma quantidade imensa de pesquisas, surgidas de diversos cantos, inclusive da academia colocam a questão ambiental entre as cinc[...]

    LER MAIS
  • Sobre transgênicos, hidrelétricas e o mau uso de informação. Greenpeace responde artigo de José Goldemberg

    "Ao sugerir que a baixa densidade populacional da Amazônia seria justificativa para a construção das hidrelétricas no local, a[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados