• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Com proteção enfraquecida, registros da presença de índios isolados aumentam na América do Sul

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Mai 2019

Relatório aponta crescimento de 120% no total de registros e alerta para alto risco enfrentado por esses indígenas.

A reportagem é publicada por Instituto Socioambiental - Isa, 06-05-2019.

119 registros de povos em isolamento voluntário na América do Sul estão em situação extremamente preocupante e correm o risco de desaparecer. As informações estão em informe que apresentado no último 25/4 no Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas.

Ao todo, são 185 registros de Povos Indígenas em Situação de Isolamento (PIA, na sigla em inglês), um aumento de 120% em relação aos números de 15 anos atrás, quando foram contabilizados 84 registros.

Obras de infraestrutura, exploração de recursos naturais, a expansão do agronegócio, narcotráfico, grilagem de terras, caça e pesca e turismo desordenado são ameaças comuns aos registros de todos os países analisados (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela).

A consequência é o assoreamento e contaminação dos rios, redução da caça, da pesca e de espécies utilizadas para práticas de cura, aumento dos vetores de transmissão de doenças contagiosas, além da destruição de espaços sagrados.

Além disso, os povos indígenas isolados são obrigados a viver em um estado permanente de fuga, o que aumenta o risco de encontros indesejados com narcotraficantes, madeireiros, mineradores e guerrilheiros.

O informe foi elaborado pelo indigenista brasileiro Antenor Vaz para a organização Land is Life - que apoia associações indígenas. O estudo, por sua vez, se baseia em 11 informes locais feitos por organizações indígenas e indigenistas dos sete países analisados.

Os informes locais relacionam 61 empresas de capital internacional (chinês, russo, francês, holandês, americano, japonês, canadense, BNDES, Banco Mundial e BID), instaladas próximas aos territórios dos PIA ou fomentando pressões sobre esses territórios. “Não seria essa a internacionalização da Amazônia?”, questiona Vaz.

“São muitos e graves os perigos a que estão expostos os PIA na América do Sul. As políticas de desenvolvimento predatórias e a ausência de marcos legais e estruturas protetivas para os PIA, vulnerabilizam esses povos e seus territórios. Essa ausência não é gratuita e encontra resposta na rapidez com que os Estados implementam políticas de colonização para a Amazônia e o Grande Chaco”, diz Vaz.

Segundo o autor, a situação em todos os países é crítica, mas há níveis distintos de proteção. A Venezuela, por exemplo, não reconhece a existência de PIA e não tem nenhuma legislação específica para esses povos. O Paraguai reconhece em algumas situações, mas não tem legislação específica. Bolívia e Colômbia têm legislação, mas nunca implementaram. Já no Peru, as organizações indígenas são muito ativas, o que faz com que o Estado se movimente e com que haja controle social maior.

Situação brasileira

O Brasil é o país com maior número de registro de povos indígenas isolados e o maior número de territórios definidos para esses povos, mas o marco jurídico é frágil, porque são ordenamentos administrativos internos da Fundação Nacional do Índio (Funai), sem força de lei. “Significa que qualquer presidente da Funai, qualquer ministro (ao qual o órgão indigenista oficial é vinculado) pode revogar, sem necessidade de consultar o Congresso. Fica ao sabor dos gestores públicos”, diz Vaz.

Apesar da fragilidade, ele ressalta que o Brasil conseguiu desenvolver metodologia e práticas de proteção bastante eficientes. O resultado é uma quantidade grande de registros de povos isolados. “O Brasil, a partir de 1987, protagonizou a mudança do paradigma do ‘contato’ para o paradigma do ‘não contato’. Antes, o Estado entendia que, para proteger, ele tinha que promover o contato. Isso mudou. Viu-se que a proteção dos isolados se dava por respeitar a decisão do isolamento e instituir um sistema protetivo que garanta o território desses povos”.

Soluções

Nas conclusões do Informe Regional, Vaz observa que, apesar de avanços que ocorreram entre 2005 e 2019, os Estados Nações continuam priorizando as políticas econômicas em detrimento de políticas de proteção e ambientais. “O avanço, indiscutivelmente, é conquista da pressão da sociedade civil organizada (organizações indígenas e indigenistas - ou aliadas, como é usado em alguns países) e da pressão internacional. Atualmente esse sistema está em colapso, colocando em risco todo avanço já conquistado”, diz.

O informe constata a necessidade de se estabelecer um mecanismo regional compartilhado entre os vários países para o registro e sistematização de informações sobre esses povos, principalmente nas regiões transfronteiriças.

Também faz parte do conjunto de sugestões a recomendação de que as instâncias governamentais responsáveis pela proteção dos PIA possam agir preventivamente, disciplinando o ingresso de terceiros em áreas com presença de índios isolados até que se conclua todo o processo oficial de ordenamento territorial.

Leia aqui o informe.

Leia mais

  • O genocídio dos povos indígenas. A luta contra a invisibilidade, a indiferença e o aniquilamento. Revista IHU On-Line, Nº. 478
  • Em busca da terra sem males: os territórios indígenas. Revista IHU On-Line, N°. 257
  • Fragilidade na proteção aos povos indígenas isolados é denunciada às Nações Unidas
  • Funai executa apenas 22% do orçamento destinado à demarcação e proteção de povos indígenas isolados
  • Posicionamento em defesa da vida dos povos indígenas isolados e contra a construção da estrada Puerto Esperanza – Iñapari, na Amazônia - fronteira do Peru com o Brasil.
  • Moxihatëtëa: A violência contra os povos indígenas isolados na Amazônia e a omissão do governo
  • Indígenas lutam por uma nova política para isolados
  • Povos indígenas isolados são ameaçados por 123 obras na Amazônia
  • Pan-Amazônia: organizações cobram políticas transnacionais para proteção de indígenas isolados
  • Frentes de Proteção a Povos Isolados são fechadas no AM e Focimp divulga nota em repúdio
  • Tribos rejeitam chamados para o contato forçado com povos isolados
  • Organização indígena e Igreja divergem sobre relação com povos isolados
  • Megaprojetos na Amazônia ameaçam os povos indígenas isolados
  • Vale do Javari: Pesquisa petrolífera ameaça povos isolados
  • Líderes e representantes indígenas alertam para ameaça a povos isolados
  • Povos isolados localizados perto de obras no Rio Madeira
  • Brasil parou de demarcar terras indígenas, diz ex-presidente da Funai
  • Por trás de uma demarcação, a poderosa imagem dos índios isolados
  • Povos do rio Tapajós são 'atropelados' por corredor logístico para levar soja à China, diz estudo
  • O inaceitável massacre de indígenas isolados no Vale do Javari
  • Mais índios isolados surgem no Brasil – fugindo de ataques no Peru
  • Especialistas e federação indígena repudiam plano de contato do governo com tribos isoladas
  • Índios não existem para a sociedade, diz advogado dos Povos Indígenas
  • Crises por dentro das crises no Brasil: reflexos para os povos indígenas
  • Governo Temer insiste em decretar o fim da demarcação das terras indígenas, portanto da existência dos povos indígenas
  • Governo brasileiro abandona indígenas isolados à mercê de madeireiras e agronegócios
  • Garimpeiros mataram índios “flecheiros” no Vale do Javari, confirma MPF do Amazonas
  • Massacre de índios isolados expõe o estrangulamento da Funai
  • "Os índios isolados foram massacrados, mas Funai diz que não há provas"
  • Constituintes de 1988 reafirmam caráter permanente dos direitos indígenas
  • Os índios isolados e os indignados
  • 19 de abril: o que resta da civilização indígena
  • Direitos territoriais dos povos indígenas sob ameaça
  • "Brasil falha na proteção aos índios"

Notícias relacionadas

  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • Quinto vazamento de petróleo do ano pinta de preto a Amazônia peruana

    Horas depois do Dia Internacional dos Povos Indígenas, as imagens de fontes de água da Amazônia tingidas de petróleo volta[...]

    LER MAIS
  • A batalha do maracá contra o cassetete e a gravata

    "Foi gratificante acompanhar não apenas uma semana de mobilização pelos direitos dos povos e comunidades indígenas e tradicion[...]

    LER MAIS
  • Declaração do Fórum Mundial de Teologia e Libertação

    "Denunciamos a onda conservadora que se abate sobre o Congresso Nacional e os Projetos de emenda à Constituição que atentam con[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados