• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Slow Food em guerra contra o desperdício

Foto: Agência Brasil

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

22 Setembro 2018

A comida mudará o mundo. O último desafio do Slow Food será lançado no dia 24 de setembro, na conclusão do Salão do Sabor. Para Carlo Petrini, é uma espécie de volta para o futuro.

A reportagem é de Paolo Viana, publicada por Avvenire, 21-09-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Nessa quinta-feira, 20, da tribuna do distrito de Lingotto, em Turim, inaugurando a 12ª edição do Terra Madre, ele observava comprazido: “Quando lançamos o Salão, há 22 anos, a sensibilidade para esses temas certamente não era a de que desfrutamos hoje...”.

O pai do “escargot” mais famoso do food system sonha em mudar o mundo desde que militava no Partido de Unidade Proletária (PDUP), mas hoje é um dos mais influentes maîtres à penser, e, quando ele intima a comer menos carne na pátria do “battuto di Fassona”, ninguém respira.

Nesses 40 anos, a revolução petriniana do alimento “bom, limpo e justo” conquistou a Turim pós-operária e trouxe de volta à vida a Turim saboia, de índole lenta e saborosa. O Salão tem 58 mil metros quadrados de exposição das iguarias mais procuradas do mundo, por onde passa o povo do Terra Madre, formado para resgatar os agricultores pobres das regiões mais remotas. Mas talvez seja justamente esse povo um pouco rural e tão gourmand que conseguirá impor aos mercados uma “ditadura do proletariado”, que até agora permaneceu confinada nas periferias da história.

Era também o sonho de Alice Waters, guest star do Salão: há 40 anos, em Berkeley, no berço do movimento estudantil, ela abriu um pequeno restaurante com o qual impostou a revolução culinária estadunidense sobre os princípios da sustentabilidade, da beleza e da autenticidade. No dia 4 de outubro, será lançado na Itália o seu livro Con tutti i miei sensi [Com todos os meus sentidos].

Food for change, portanto: o tema desta edição também é o da campanha de sensibilização que o movimento fundado por Petrini vai lançar no mundo para “educá-lo” a um consumo de qualidade, respeitoso do ser humano e do ecossistema e que terá como primeiro objetivo a luta contra o desperdício.

“Não é mais suficiente – explica Giuseppe Orefice, do comitê executivo italiano do Slow Food – mudar o modo de consumir para combater as mudanças climáticas. Devemos fazer isso pela biodiversidade, para garantir o acesso aos saberes, pela proteção da mulher.”

Trabalhando sobre o senso de pertença dos militantes e selecionando membros que põem em práticas essas ideias, o Slow Food incide cada vez mais sobre as escolhas de compra e sobre a organização da produção e do catering.

Nessa sexta-feira, 21, Franco Fassio, ecodesigner e pesquisador da Universidade de Pollenzo, autor de Circular economy for food [Economia circular para os alimentos], explicou que é preciso uma abordagem holística e destacou a emergência do packaging plástico – “que nunca é contabilizado” –, invocando uma “flexibilidade circular dos processos produtivos e de consumo de modo a chegar a uma distribuição mais equitativa”.

De acordo com o pesquisador, apenas uma transição para a economia circular, através de food policies glocais, interromperá um desperdício que, em nível mundial, vale 2,6 trilhões de dólares por ano e que constitui “o escândalo do século XXI”, segundo Vytenis Andriukaitis, comissário europeu para a Saúde e para a Segurança Alimentar, que se pronunciou na inauguração junto com o ministro italiano das Políticas Agrícolas, Gian Marco Centinaio.

O custo de 88 milhões de toneladas de alimentos descartados a cada ano, disse ele nessa quinta-feira, “não é apenas humano. O desperdício de comida também é dinheiro perdido: 143 bilhões de euros”.

Em outubro de 2017, a comissão emitiu diretrizes sobre segurança e higiene alimentar aplicáveis à doação de alimentos, e, no dia 30 de maio, os Estados-membro se comprometeram a reduzir o desperdício alimentar e a monitorar o progresso.

Embora não havendo ainda objetivos vinculantes, “os Estados-membro – disse – devem publicar programas de prevenção; a comissão está preparando uma metodologia de medição comum que será adotada até março de 2019; os primeiros relatórios dos Estados-membro estão previstos para 2022; a comissão levará em consideração a possibilidade de fixar objetivos de redução do desperdício alimentar em nível da União Europeia que deverão ser alcançados até 2030”.

Leia mais

  • Desperdício e perda de alimentos. Impactos sociais, econômicos e ambientais. Revista IHU On-Line, no. 452
  • Slow Food, economia local e comunitária: antídotos ao soberanismo. Entrevista com Carlo Petrini
  • ''A esquerda deve voltar a falar com os pobres.'' Entrevista com Carlo Petrini
  • Também na mesa cada um deve fazer a sua parte
  • O desperdício de alimentos em nível mundial representa perdas de quase dois bilhões de euros
  • Reduzir desperdício de alimentos
  • Voltemos a amar a Terra. Entrevista com Carlo Petrini
  • Gastronomia é política contra o sistema alimentar criminoso. Entrevista com Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food
  • Movimento Slow Food lança o projeto Laudato si'
  • 'É loucura dizer que pobre não tem hábito alimentar', diz embaixador da ONU contra a fome e 'pai' do Slow Food
  • Slow Food: "Não reconhecer a importância da relação entre alimento e clima é uma falha grave"
  • Papa Francisco, um aliado do Slow Food no Vaticano
  • "A comida aqui é insustentável", diz fundador do movimento Slow Food na Rio+20
  • O Slow Food e o alimento bom, limpo e justo. Entrevista especial com Fabiana Thomé da Cruz
  • A Soberania Alimentar abre caminho no mundo
  • Dilema entre crescimento e sustentabilidade na agricultura
  • O custo ambiental de comer carne
  • Fritjof Capra aponta Brasil como possível líder para um futuro sustentável
  • Indústria de alimentos ultraprocessados jamais colocará interesses de saúde pública na frente do seu lucro. Entrevista especial com Maria Laura Louzada
  • Agroecologia: incomodando a sociedade dos alimentos enlatados, por Ruy Sposati
  • Para especialista, conceito de alimentos ultraprocessados confronta a indústria, que insiste em negar seus malefícios à saúde
  • A redução da presença de resíduos em alimentos só será feita por pressão do consumidor. Entrevista especial com Amir Bertoni Gebara
  • Adulteração de alimentos e a lógica do agronegócio
  • A carne é fraca e os alimentos não são mercadorias
  • A gastronomia como uma via para resgatar a dignidade humana. Entrevista especial com David Hertz
  • A ideologia Slow: da ecogastronomia à  crítica da velocidade como vetor da globalização capitalista. Entrevista especial com Isabel Carvalho
  • Desigualdade: o poder obscuro dos supermercados
  • "É preciso mudar o futuro dos alimentos." Entrevista com Carlo Petrini

Notícias relacionadas

  • Articulação em rede para “um mundo melhor”. Entrevista especial com Carlo Franzato

    LER MAIS
  • Os limites do baixo carbono e as possibilidades do decrescimento econômico. Entrevista especial com Gisella Colares Gomes

    LER MAIS
  • FLM é incentivada a rever investimentos em empresas de combustíveis fósseis

    Bispa Elizabeth A. Eaton, presidente da ELCA, discursando na Assembleia Geral em Nova Orleans (Foto: Reprodução/ELCA) As aç[...]

    LER MAIS
  • Vamos mesmo precisar de dois novos planetas para manter o atual estilo de vida da humanidade?

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados