• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A "cultura do encobrimento" na câmera lenta - parte 3 - Cardeal Norberto Rivera Carrera sobre o escândalo em Boston, em 2002: "É uma perseguição contra a Igreja como aquelas de Nero, Hitler e Stalin

Basílica de São Pedro | Foto: La Stampa

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • O massacre no Rio. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

01 Setembro 2018

O Arcebispo emérito da Cidade do México, card. Rivera Carrera: Alguns abusos "por homens da Igreja não autoriza ninguém a implementar um programa geral de perseguição agressiva contra a Igreja dos EUA" (2002).

Leia também a parte 1 e a parte 2 da série "Cultura do encobrimento". 

A reportagem é de Luis Badilla e Francesco Gagliano, publicada por Il sismografo, 30-08-2018. A tradução é de Luisa Rabolini. 

A revista 30 Giorni, em junho 2002 publicava uma entrevista com o então arcebispo de Cidade do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, talvez o cardeal latino-americano mais discutido e contestado na região após o colombiano Alfonso López Trujillo (1985-2008). A entrevista era assinada por Gianni Cardinale, o mesmo autor daquela entrevista realizada com o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, que nós comentamos dias atrás, para entender melhor as modalidades com que os vértices da Igreja têm abordado a questão da pedofilia clerical. Nessa segunda conversa, o jornalista fez várias perguntas ao cardeal mexicano para que respondesse sobre a questão dos abusos; logo foram postas ao centro da reflexão os episódios de Boston, do cardeal Bernard Law e as declarações anteriormente emitidas pelo cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga sobre o mesmo episódio.

No México, em 2002, não havia relatos de abusos documentados.

O cardeal mexicano responde: "Certamente nossos jornais dedicaram muito espaço a essas histórias. Nós bispos mexicanos falamos claramente que, se alguém entre os fiéis estivesse ciente de qualquer caso poderia ir apresentá-lo às autoridades eclesiásticas e, se necessário, para as civis. A Igreja deve proteger e tutelar as vítimas desse crime horrendo. Até agora, no entanto, pelo que eu sei, não há nenhuma denúncia documentada neste sentido."

Falso. O cardeal conta ao jornalista uma mentira. Em 2002, no México, em sua arquidiocese, era bem conhecida a história repulsiva do fundador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, já suspeito na primeira visita apostólica promovida por Pio XII em 1942. Em 2002 já circulavam numerosas acusações e denúncias contra Maciel e, obviamente, o arcebispo da Cidade do México não ignorava o que se sabia sobre o fundador dos Legionários. Entre outras coisas, o próprio Maciel já em 1957 havia se queixado em uma carta pública de ser "acusado e difamado".

Mais tarde, dessa vez em referência aos eventos de Boston, o Cardeal Rivera Carrera acrescentou: "É claro que está em andamento um plano orquestrado para atacar o prestígio da Igreja, para desacreditá-la. Não poucos jornalistas me confirmaram a existência desta campanha organizada".

Imediatamente depois chegou a sentença do cardeal: está sendo feita uma tentativa de "anular o prestígio e a reputação moral da Igreja estadunidense".

O cardeal Norberto Rivera Carrera articula dessa forma o seu raciocínio sobre as denúncias e acusações de abusos sexuais de menores e vulneráveis na Igreja, crimes cometidos por membros do clero: "Certamente os homens da Igreja têm seus defeitos, têm seus pecados, como todo mundo. Se necessário, e após um processo regular, eles devem sofrer as eventuais censuras canônicas e as condenações civis que merecem. Mas isso não autoriza ninguém a implementar um programa geral de fúria persecutória contra a Igreja dos EUA. Percorrendo a história da Igreja pode-se perceber que muitas perseguições começaram justamente com a deslegitimação moral de seus membros e sua hierarquia, com a tentativa de desacreditá-la e desarticular o seu prestígio. Foi o que aconteceu desde os primeiros séculos da história cristã, com Nero, por exemplo. Foi o que aconteceu no século passado com as perseguições no México, na Espanha, na Alemanha nazista e nos países comunistas. É o que parece acontecer hoje nos Estados Unidos."(1)

Seria interessante saber o que pensa agora esse cardeal, depois de alguns anos, sobre a pedofilia clerical nos Estados Unidos, depois de Pensilvânia e depois das tomadas de posição do Papa Francisco nestes dias, da Carta ao Povo de Deus ao seu recente magistério na Irlanda.

E pensar que por anos, o card. Norberto Rivera Carrera, muito protegido e apreciado no Vaticano, foi todo poderoso e nunca faltou, como orador de prestígio e autoridade, a qualquer mega-convenção internacional organizada no Vaticano durante o papado de São João Paulo II. Ele costumava visitar com frequência Roma e o Vaticano e falava sobre tudo, mesmo sobre o que não sabia. Depois, durante anos, Rivera Carrera foi a "voz" da igreja latino-americana, em cujo nome falava solenemente. No entanto, era bem conhecido em todos os lugares que o arcebispo da Cidade do México tinha sido um ferrenho protetor de Marcial Maciel (10 de março de 1920-30 de janeiro de 2008) e fez de tudo para esconder os abomináveis crimes e hábitos do fundador dos Legionários de Cristo. Nessa obra, Rivera Carrera, trabalhou durante muito tempo em conluio com a dupla Sodano-Dziwisz, os principais "advogados" de Marcial Maciel no Vaticano.

(1) Convocado pelo jornalista Gianni Cardinale que lembra trechos da entrevista do cardeal hondurenho Rodriguez Maradiaga, o então arcebispo mexicano observava: "Sendo um cardeal, é sempre um candidato a papa, como o são, naturalmente, todos os membros do Sagrado Colégio... Felizmente no conclave, que vai acontecer mais tarde possível, participarão de fato apenas os cardeais, e não esses senhores, cujo parecer demasiado agressivo, nesse contexto, não creio que será tomado em consideração..." Nesse ponto, vale a pena colocar duas pequenas observações: na realidade, na Igreja Católica, todos os homens batizados são elegíveis a papa, não apenas os cardeais.

Então talvez tenha chegado a hora de parar com a dramatização midiática do card. Rodríguez Maradiaga como "candidato a papa de estirpe". Nunca foi assim e nos dois últimos conclaves, 2005 e 2013, coletou alguns votos no primeiro escrutínio e nada mais. Rodríguez Maradiaga "candidato a papa de estirpe" é uma pura invenção da imprensa, talvez porque ele foi durante muitos anos o mais conhecido cardeal latino-americano e midiático e, justamente por causa dessa sua onipresença midiática, alguns de seus coirmãos cardeais carinhosamente o chamam de "Discovery channel".

Leia mais

  • A "cultura do encobrimento" em câmara lenta - Parte 2. A sistemática demolição das denúncias de abusos por parte da Igreja e a teoria do "lobby judaico"
  • A "cultura do acobertamento" em câmera lenta - Parte 1: a discrição e confidencialidade
  • Cardeais dos EUA rejeitam as alegações de diplomata do Vaticano sobre encobrimento generalizado de abuso
  • Francisco se encontra com oito sobreviventes irlandeses e supostamente chama o encobrimento de abuso de 'caca'
  • Cardeal austríaco sobre a responsabilização por encobrimento: "A verdade te libertará"
  • A responsabilização por encobrimentos de abuso será uma prova de fogo para a viagem do papa à Irlanda
  • Irlanda: Sobreviventes de abuso pedem que Papa reconheça encobrimento por parte do Vaticano
  • Caso Karadima: encobrimentos, conivências, cumplicidades
  • EUA julgará os cardeais Rivera e Mahony
  • Filme 'Spotlight' expõe entranhas da religião e da imprensa
  • Boston, efeito de "Spotlight", 4 bilhões de indenizações. Colapso da arquidiocese
  • “Obediência Perfeita”: A vida de Marcial Maciel Degollado retratada nas telas
  • Igreja dos Estados Unidos. A publicação de documentos sobre abusos sexuais contra menores
  • EUA. Igreja da Pensilvânia encobriu mais de 1.000 abusos contra crianças nas últimas décadas
  • O Papa condena com ‘dor e vergonha’ as ‘atrocidades’ dos abusos sexuais. Carta do Papa Francisco ao Povo de Deus
  • Francisco admite que a Igreja não ter conseguido proteger as crianças na Irlanda causou 'grave escândalo'
  • Irlanda. Papa Francisco encontra oito sobreviventes de abuso
  • Sobre o Cardeal Sodano e o significado de 'responsabilização'
  • Na raiz da crise da Igreja, a doença de João Paulo II, a não-renúncia e a proliferação de grupos poderosos

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • Especialista em proteção sexual infantil do Papa, Pe. Hans Zollner fala sobre o combate ao “mal”

    O padre jesuíta Hans Zollner, presidente do Centro de Proteção à Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro da[...]

    LER MAIS
  • “Não é preocupação minha” se a Igreja se recupera ou não da crise dos abusos, diz Hans Zollner

    Segundo o padre Hans Zollner, em sua conta no Twitter, choveu muito em Fiji, nos últimos dias, observação que poderia ter sido [...]

    LER MAIS
  • Papáveis em potencial: os concorrentes do próximo conclave

    Um dos pontos de discussão em Roma nos últimos meses tem sido a crescente fragilidade do Papa Bento XVI. Inevitavelmente, a espe[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados