02 Agosto 2018
Há duas semanas foi o III aniversário da morte de Dom Arturo Paoli, cuja vida mais que centenária também foi sofrida na Igreja, que ele sempre serviu desde o início dos anos 1950 na Ação Católica de Carlo Carretto e Mario Rossi - verdadeiros profetas do nosso tempo - até o fim. Saber que ele é hoje amado e estimado pelo Papa Francisco mostra que realmente é "caminhando que se abre o caminho", mesmo para as esperanças mais ousadas. Não foi sempre assim para ele. Basta lembrar que no final de 2005, das autoridades eclesiásticas veio o veto à sua participação em Trento em uma Conferencia da Pax Christi (29-31/12)! Destino comum aos profetas, desde que seja lembrado que na fé o verdadeiro profeta não é quem anuncia o futuro, mas quem denuncia o presente. É válido para todos? Sim, mas com exceções.
A reportagem é de Gianni Gennari, publicada por Avvenire, 28-07-2018 . A tradução é de Luisa Rabolini.
Ontem, por exemplo, na manchete no "Tempo" (primeira página e ampla reportagem interna) li na reportagem de Marcello Veneziani que "A Igreja tem três inimigos." Ao percorrer as linhas descobri que os dois primeiros são "a invasão islâmica" e o "materialismo ateu", mas depois li "O mais perigoso está na casa", e de fato é ... "a Igreja de Bergoglio!” Será que o intelectual algum dia poderá nos esclarecer de qual "outra" Igreja se trataria? A seguir, ele mistura a imigração apenas como um perigo, a pedofilia nas fileiras do clero e acusações lunares ao Papa Francisco. E a lista continua alimentada a gosto e fantasia, até que o bom colega se sai com essa: "É algo abominável ao que nunca deveríamos assistir ... e com o silêncio cúmplice das máximas autoridades eclesiásticas..."! O autor revela que para a Igreja reunida em torno do Papa hoje todo o Mal estaria em uma única realidade: "o nazismo"! Parece quase que estamos sonhando, mas esse assistir funciona como um papel tornassol: às vezes nas páginas se escreve sobre coisas que você não vive e para as quais, na realidade, nada se faz além de assistir. Muito pouco. E dá para ver os resultados.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Sofrer na Igreja e pela Igreja ou como "assistentes" falam (mal) sobre ela. Em memória de Arturo Paoli, 3 anos depois de sua morte - Instituto Humanitas Unisinos - IHU