• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O capitalismo corrói a saúde mental

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Agosto 2018

Ao examinar nosso passado evolutivo e nossa história como caçadores-coletores igualitários, cooperativos e solidários na comunidade primitiva, dissipamos a falsa ideia de que os seres humanos, por sua própria natureza, são competitivos, agressivos e individualistas. Nós, seres humanos, temos todas as aptidões psicológicas e sociais para viver de maneira diferente e a desigualdade não é inevitável.

A reportagem é de Manuel E. Yepe, publicada por America Latina en Movimiento – ALAI, 20-08-2018. A tradução é de Cepat.

É o que o manifestam os professores de epidemiologia Kate Pickett e Richard Wilkinson, nos Estados Unidos, em seu novo livro intitulado The Inner Level [O Nível Íntimo], apoiando-se em um sólido conjunto de argumentos para demonstrar que “a desigualdade devora o coração do mundo íntimo e as ansiedades sociais da grande maioria da população”.

Em The Inner Level, os autores demonstram a evidência de que o impacto da desigualdade no bem-estar mental é apenas uma parte da nova situação. Os professores Pickett e Wilkinson questionam dois mitos centrais que alguns utilizam para justificar a perpetuação e tolerância da desigualdade.

Quando abordamos a falsa ideia de que os níveis atuais de desigualdade refletem a existência de uma justificável meritocracia na qual ascendem os de maior capacidade natural e definham ao fundo os incapazes, compreendemos que, ao contrário, são as desigualdades nos resultados as que  limitam a igualdade de oportunidades; as diferenças nas conquistas e as próprias conquistas são impulsionadas pela desigualdade, não suas consequências.

Pickett e Wilkinson sustentam que a desigualdade é um obstáculo importante para a criação de economias sustentáveis que sirvam para otimizar a saúde e o bem-estar tanto das pessoas como do planeta, pois o consumismo tem a ver com a melhora de si mesmo e a concorrência pelo status se intensifica com a desigualdade.

Uma pesquisa recente da Mental Health Foundation descobriu que em dado momento do ano passado 74% dos adultos no Reino Unido estavam tão estressados que se sentiam esmagados e incapazes de superar a situação. Um terço tinha inclinações suicidas e 16% haviam se automutilado em algum momento de sua vida. Estes números eram muito mais altos entre os jovens.

Nos Estados Unidos, as taxas de mortalidade crescem sem cessar, sobretudo para homens e mulheres brancos de meia idade, em razão do “desespero”, que incluem as mortes por dependência de drogas e álcool, assim como os suicídios e muitos acidentes de carros. Uma epidemia de angústia parece estar afetando algumas das nações mais ricas do mundo.

Estudos realizados em 28 países europeus mostram que a desigualdade aumenta a ansiedade pelo status em todos os grupos de ingressos, desde os 10% mais pobres até o segmento mais rico.

Outro estudo sobre como as pessoas experimentam um baixo status social, tanto nos países ricos como nos pobres, descobriu que apesar das enormes diferenças em seus níveis materiais de vida, em todo o mundo as pessoas que vivem na pobreza relativa possuem um forte sentimento de vergonha e auto-ódio. Estar na parte inferior da escala social é sentido da mesma forma tanto vivendo em um país rico, como vivendo em um muito pobre.

Embora pareça que a grande maioria da população é atingida pela desigualdade, respondemos de diferentes maneiras às preocupações que é gerada pela forma como os outros nos veem e nos julgam. Uma dessas maneiras é nos sentir agoniados e oprimidos pela desconfiança, os sentimentos de inferioridade e a autoestima deprimida, e isso conduz a altos níveis de depressão e ansiedade em sociedades mais desiguais, afirmam os autores de The Inner Level.

Os sintomas psicóticos, como os delírios de grandeza, são mais comuns nos países mais desiguais, assim como a esquizofrenia.

O narcisismo aumenta na medida em que aumenta a desigualdade de renda, segundo medições de Narcissistic Personality Inventory (NPI), a partir de amostras sucessivas na população estadunidense.

Outra muito ampla resposta à necessidade de superar o que os psicólogos chamam de “ameaça avaliativa social” é através das drogas, o álcool e o jogo, mediante a alimentação como reconfortante, ou por meio do consumo de status e o consumismo conspícuo. Aqueles que vivem em lugares mais desiguais são mais propensos a gastar dinheiro em automóveis caros e a comprar bens de status; e são mais propensos a ter altos níveis de dívida pessoal porque buscam demonstrar que não são “gente de segunda classe” ao possuir “coisas de primeira classe”.

Leia mais

  • O capitalismo, não “a natureza humana”, foi o que acabou com nosso impulso para enfrentar a mudança climática. Artigo de Naomi Klein
  • Karl Marx, 200 anos. Do capitalismo industrial às lógicas do mundo em rede
  • Capitalismo no século XXI e a força cerebral no cerne da cadeia do valor. Entrevista especial com Yann Moulier Boutang
  • O marxismo continua atual para a crítica do capitalismo e a denúncia das desigualdades. Entrevista especial com José Eustáquio Diniz Alves
  • Impacto destrutivo do capitalismo já é maior do que todas as destruições anteriores da vida no planeta. Entrevista especial com Marildo Menegat
  • Psiquiatras, Capitalismo e Lava Jato
  • Máquinas, inteligência artificial e o futuro do capitalismo
  • O trabalho doméstico: sócio oculto do capitalismo. Entrevista com Mercedes D’Alessandro
  • A crescente desigualdade do capitalismo mundial
  • 'Desigualdade é resultado da atuação de governos e empresas', diz Oxfam
  • "Houve mobilidade social. Mas a desigualdade social não foi reduzida. Agravou-se". Entrevista especial com Waldir Quadros
  • A desigualdade social chega a níveis alarmantes
  • “Nacionalismo e xenofobia são a resposta mais fácil diante das desigualdades”. Entrevista com Thomas Piketty
  • ‘Thomas Piketty: Temos de taxar mais a renda e menos o consumo e os salários’
  • “O capitalismo deve tornar-se o escravo da democracia, e não o contrário”. Entrevista com Thomas Piketty
  • "O capitalismo globalizado está destruindo a capacidade de os indivíduos se tornarem independentes". Entrevista especial com Robert Castel
  • Caso de mãe que matou 4 filhos e se suicidou evidencia drama de milhões de miseráveis na China rural
  • Países ricos têm maior desigualdade em 30 anos
  • “A desigualdade se mundializou”. Entrevista com Pierre Rosanvallon
  • A desigualdade já se reflete no útero
  • O poder do sistema financeiro e a insustentabilidade das desigualdades sociais. Entrevista especial com Ladislau Dowbor
  • Adeus ao consumismo?
  • A meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades, diz historiador
  • Capitalismo e desigualdade
  • A era da ansiedade e do medo líquido. Artigo de Marco Belpoliti
  • O novo salto global da desigualdade
  • A ordem internacional perpetua a exclusão dos 99%. Até quando?
  • 1% da população global detém mesma riqueza dos 99% restantes, diz estudo
  • A hora dos 99%?

Notícias relacionadas

  • Transição e novos cenários de contrapoder

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • "A financeirização é a própria crise permanente que se torna forma de governo". Entrevista especial com Gigi Roggero

    LER MAIS
  • “Assusta-nos o fato de que os Estados Unidos estejam negociando duas bases com Macri”. Entrevista com Leonardo Boff

    Franciscano até 1992, Leonardo Boff concedeu uma entrevista a este jornal, na qual narrou sua própria experiência perante a Inq[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados