11 Junho 2025
Protestos se espalham: prisões também em Manhattan. Prefeita Karen Bass: "A área dos confrontos fica a apenas alguns quarteirões". Newsom: "Democracia em risco".
A informação é publicada por La Repubblica, 11-06-2025.
Os protestos contra as políticas de imigração do governo Trump também estão se espalhando para outras cidades americanas, além de Los Angeles e São Francisco. Manifestantes também foram às ruas em Atlanta, Seattle, Dallas, Louisville e Nova York, onde a polícia prendeu várias pessoas, segundo a CNN.
Trump está enviando mais 2 mil membros da Guarda Nacional para Los Angeles e 700 fuzileiros navais. O secretário de Defesa, Hegseth, defende a operação no Congresso: "Intervimos porque a polícia nos pediu". Enquanto isso, a prefeita de Los Angeles anunciou um toque de recolher em algumas áreas do centro da cidade e dezenas de pessoas foram presas durante a noite sob a acusação de violá-lo.
O governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, alertou que a intervenção militar federal em Los Angeles marca o início de uma iniciativa muito mais ampla do presidente dos EUA de subverter as normas políticas e culturais no cerne da democracia do país. Em um discurso no horário nobre na terça-feira, claramente direcionado a um público nacional, o potencial candidato presidencial democrata em 2028 disse que a chegada da Guarda Nacional e dos Fuzileiros Navais à cidade não foi simplesmente para reprimir protestos após uma série de operações de imigração por autoridades federais.
One of the most ethnically diverse cities in America, Los Angeles, and everyone is marching together in a peaceful protest against the fascist authoritarian Trump regime and his Nazi ICE Gestapo. Viva democracy! Viva Los Angeles! 🙌🙏💪👏👊🇺🇸👇 pic.twitter.com/Nq26KrExvj
— Bill Madden (@maddenifico) June 9, 2025
De acordo com Newsom, que está envolvido em um cabo de guerra jurídico com Trump há dias, ele afirma que a iniciativa de Washington faz parte da "guerra" calculada do presidente americano para subverter os fundamentos da sociedade e concentrar o poder na Casa Branca. "A Califórnia pode ser a primeira, mas claramente não vai terminar aí. Outros estados virão", alertou Newsom na televisão, sentado em frente às bandeiras dos EUA e da Califórnia. "A democracia está sob ataque diante de nossos olhos. Este momento que temíamos chegou", alertou.
🇺🇸🇲🇽 | Trump begins speaking in warlike terms after pro-immigration riots in Los Angeles:
— ʜᴇʀQʟᴇs ᴇɴɢʟɪsʜ (@Herqles_eng) June 10, 2025
“We will liberate Los Angeles.”pic.twitter.com/kTAtMmMO3d
Como líder de um estado dominado pelos democratas, também conhecido como o epicentro da chamada resistência a Trump, Newsom e o presidente republicano são adversários de longa data. Mas o discurso do governador na noite passada argumentou que o presidente não é apenas uma ameaça à democracia, mas está trabalhando ativamente para minar os próprios alicerces da nação.
BREAKING: An enormous peaceful protest has broken out in Los Angeles in defiance of Donald Trump’s ICE raids. This is how it’s done. pic.twitter.com/HQeRwMrlnd
— Democratic Wins Media (@DemocraticWins) June 8, 2025
"A Califórnia continuará a lutar em nome do nosso povo, inclusive nos tribunais", continuou o governador. "Se alguns de nós puderem ser retirados das ruas sem um mandado, com base apenas na cor da nossa pele, então nenhum de nós estará seguro". "Regimes autoritários", concluiu, "começam por visar as pessoas com menor capacidade de se defender, mas não param por aí".
Trump: "Los Angeles foi invadida por um inimigo estrangeiro, mas a Europa também precisa fazer algo" - la Repubblica https://t.co/p35bES8GPb
— IHU (@_ihu) June 11, 2025
O presidente americano afirmou que Los Angeles foi invadida por um "inimigo estrangeiro". Trump, durante um discurso na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, disse: "Não permitiremos que uma cidade americana seja invadida e conquistada por um inimigo estrangeiro", em referência aos protestos, desencadeados por ataques anti-imigrantes.
Em seguida, Trump se referiu à Europa: "Eles também têm esses problemas, e eu digo em alto e bom som: a Europa precisa fazer algo sobre a imigração antes que seja tarde demais".
Leia mais
- Protestos, greves e indivíduos: uma mudança real pode vir de Los Angeles? Artigo Juan Carlos Barba
- "Donald Trump dobra a aposta e envia 700 fuzileiros navais para responder aos protestos em Los Angeles
- Trump está usando a imigração no reduto democrata da Califórnia para promover sua agenda ultra-autoritária. Artigo de Andrés Gil
- Trump exige que as tropas entrem em Los Angeles, enquanto a Califórnia denuncia a mobilização "ilegal" da Guarda Nacional
- Trump, o que está acontecendo com os Estados Unidos. Continuarão sendo uma democracia?
- Os Estados Unidos estão caminhando em direção a um estado de tecnovigilância em massa
- Trump proíbe a entrada nos EUA de pessoas de 12 países e limita o acesso a outros sete a partir de segunda-feira
- Trump ignora juiz e deporta venezuelanos sob lei de 1798
- Trump invoca a lei inimiga dos estrangeiros para os imigrantes: “Temos que conviver com estes animais, mas não por muito tempo”
- Deportações, pânico e perseguição: a crise dos imigrantes sob Trump. Entrevista com Gabrielle Oliveira
- Estados Unidos. Trump ameaça eliminar por decreto o direito à cidadania aos filhos de imigrantes que nascem no país
- Honduras. EUA enviarão 800 soldados para conter caravana de imigrantes da América Central
- Trump critica outra caravana de imigrantes com destino aos Estados Unidos
- Estados Unidos darão 20 milhões de dólares ao México para acelerar deportação de imigrantes
- Estados Unidos fazem testes de DNA para reunir pais e filhos imigrantes
- A lucrativa indústria da detenção de imigrantes nos EUA
- Trump pede a deportação de imigrantes ilegais 'sem juízes ou processos judiciais'
- A perseguição de Trump a refugiados, imigrantes e à própria ONU
- Musk e Trump têm a sua própria verdade sobre o incêndio em Los Angeles. E falam sobre o futuro das mídias sociais